Aberje apresenta maior pesquisa feita no Brasil sobre memória empresarial em live no dia 7

Em parceria com a Memória da Eletricidade, evento “A História e a Memória Empresarial nas Organizações no Brasil” reúne especialistas e diretores da Aberje
Os desafios do mercado sempre obrigaram as organizações a se recriarem. No entanto, nenhuma transformação é possível sem olhar para a história de uma instituição e tudo o que ela representa para sua cultura. O ano de 2020 evidenciou essa necessidade e a importância da memória institucional.
Em parceria com a Memória da Eletricidade, a Aberje realizou a 2ª edição do estudo “A Memória Empresarial nas Organizações no Brasil” (a primeira edição foi realizada em 2005), com o objetivo entender o status atual dos programas de memória empresarial quanto a sua adoção, estrutura e processos dos programas em empresas atuantes no país. Participaram do estudo 117 organizações, entre associadas e não associadas à Aberje, localizadas nas diversas regiões do país, de todos os portes e que representam quase todos os segmentos da economia.
Os resultados do estudo serão apresentados no dia 7 de dezembro, com convidados especiais para o evento ‘A História e a Memória Empresarial nas Organizações no Brasil’. Na ocasião, os convidados vão debater temas como os perfis das empresas que desenvolvem programas, a preservação da identidade corporativa, envolvimento da alta gestão e o acesso aos acervos. A live é gratuita, transmitida pelo canal do Youtube da Aberje, e será realizada a partir das 16 horas.
Os diretores da Aberje Paulo Nassar e Hamilton dos Santos recebem o sociólogo Augusto Rodrigues, presidente da Memória da Eletricidade, a museóloga Maria Ignez Mantovani Franco, diretora da Expomus, a historiadora Ana Paula Goulart, professora da ECO-UFRJ e consultora da Memória da Eletricidade e Juliana Lopes, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da Amaggi. Na ocasião, Carlos Ramello, consultor responsável pelo Núcleo de Pesquisa da Aberje fará a apresentação dos principais tópicos da pesquisa.
A História e a Memória Empresarial nas Organizações no Brasil
Data: 7 de dezembro
Horário: das 16h às 17h30
Inscrições: acesse aqui
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos


































