Aberje e ABCPública lançam ebook gratuito “Glossário de Comunicação Pública”
21 de dezembro de 2020
  • English

Alunos do curso avançado da Escola Aberje de Comunicação atuaram na elaboração do livro, que está disponível gratuitamente no site das instituições

A Aberje e a ABCPública – Associação Brasileira de Comunicação Pública lançaram no último dia 15, o ebook “Glossário de Comunicação Pública”, que engloba mais de 70 verbetes explicativos sobre o assunto. A publicação foi produzida pelos alunos da primeira turma do Programa Avançado em Comunicação Pública da Escola Aberje de Comunicação e organizado pelo curador do programa Jorge Duarte, pelo professor titular da ECA-USP e diretor-presidente da Aberje, Paulo Nassar, e Lincoln Macário Maia, presidente da ABCPública na ocasião.

As instituições estão atuando juntas no objetivo de valorizar e construir práticas de comunicação que atendam às necessidades de informação e interação da sociedade com o Estado e vice-versa. Um dos resultados da parceria é este programa de longa duração (60 horas) com 10 aulas sobre comunicação na área pública.

A próxima edição do programa está com a programação já agendada para 2021. Ao longo do ano, uma equipe de pesquisadores e profissionais com diferentes trajetórias e formações, com larga experiência na interação entre Estado, mercado e sociedade, vão discutir casos e apresentar visões e práticas a partir do novo ecossistema informativo em busca de uma comunicação estratégica, protagonista, atualizada e eficiente, voltada para um cidadão cada vez mais ativo e exigente. O curso terá aulas, seminários, debates e produção de conteúdo para acesso público sobre experiências e conhecimento de professores e alunos. 

Para a aluna Heloísa Lima, o curso valeu tanto quanto uma especialização. “Reforçou a minha convicção de que a Comunicação Pública anda de braços dados com a cidadania. E que é fundamental que os servidores públicos desenvolvam novo olhar e nova postura, levando em conta o interesse público tanto quanto os institucionais. Além de me proporcionar muita reflexão, o curso enfatizou o papel estratégico da Comunicação que mais do que nunca precisa ser integrada (360), levando em consideração os diversos públicos de interesse. Participar do Glossário da Comunicação Pública, escrevendo verbetes, foi a cereja do bolo”, disse.

“Como profissional, posso dizer que tenho outra visão da comunicação pública após fazer o curso e contribuir para o Glossário. Encontrei professores extremamente competentes e colegas que compartilharam experiências profissionais do mais alto nível. Foi uma experiência que ampliou meus horizontes de uma forma que jamais imaginaria. No cenário atual de volatilidade e incerteza constante, o curso trouxe elementos enriquecedores para fortalecer a importância da comunicação pública”, comentou a aluna Mariana de Amorim Borges.

O livro pode ser baixado gratuitamente neste link.

 

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.