PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
31 de julho de 2025

A 100 dias da COP30, Aberje apresenta programação em Belém

Casa Aberje será espaço de debate sobre comunicação empresarial durante a conferência
Victor Pereira
 
  • COMPARTILHAR:

A 100 dias da COP30, que será realizada em novembro de 2025 em Belém (PA), a Aberje já estrutura sua atuação na Conferência. A associação reforça seu compromisso com uma comunicação estratégica engajada na agenda climática, com uma programação especial para convidados, a ser realizada no dia 11 de novembro. Além disso, ao longo do ano, vem promovendo iniciativas de formação, produção de conhecimento, articulação de redes e divulgação de boas práticas. 

O destaque da programação é a Casa Aberje na COP, sediada na Casa Rosada, edifício histórico localizado no centro de Belém e sede da Alubar, que será a anfitirã e principal apoiadora da ação. A iniciativa também conta com o apoio da Page Society e da Global Alliance for Public Relations and Communication Management.

O espaço reunirá comunicadores e executivos de empresas que estarão na COP30 para debater perspectivas sobre comunicação e engajamento empresarial, com participação de convidados internacionais. A proposta é criar um ambiente de troca qualificada, com foco nos desafios de posicionamento das marcas diante das urgências climáticas. O evento ainda está aberto para novos apoiadores, que podem entrar em contato diretamente com Victor Pereira, gerente de Relações Institucionais da Aberje; ou com Lidiane Minhoto, gerente de Marketing da associação.

A Aberje também está envolvida em iniciativas de outras empresas e entidades, ocupando espaços estratégicos para levar a mensagem da Carta Aberje para comunicadores por ocasião da COP30.

“É importante não perder de vista que a COP30 é um evento internacional e estratégico. Nosso objetivo é garantir que a comunicação empresarial brasileira esteja conectada aos grandes debates globais sobre clima, sustentabilidade e reputação”, explica Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje.

A mobilização da Aberje ocorre em um contexto de crescente atenção das empresas à sustentabilidade. Segundo a pesquisa “Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30”, realizada pela associação, 93% das organizações ouvidas consideram a sustentabilidade uma prioridade corporativa, sendo 15% delas a classificando como prioridade máxima. Ainda assim, 52% nunca participaram presencialmente de uma conferência da ONU sobre mudança do clima. Em relação à COP30, 44% das empresas ainda avaliam sua participação, enquanto outras 44% já confirmaram presença de alguma forma, seja na programação oficial, em eventos paralelos ou como ouvintes.

Entre os profissionais que costumam representar as organizações nessas conferências, destacam-se os das áreas de Sustentabilidade (85%), CEOs (55%) e Comunicação (43%), o que reforça o papel central da comunicação empresarial nos debates climáticos.

Além da Casa Aberje, outra frente de atuação está sendo conduzida em parceria com a Casa Balaio, um hub de inovação e criatividade localizado no centro de Belém. A Aberje, por meio de seu Capítulo Amazônia, é parceira institucional do espaço, que ao longo de 2025 está sediando eventos, workshops, gravações de podcasts e experiências imersivas com foco nos desafios da agenda climática, além de encontros do próprio Capítulo. 

Idealizada pelas agências Alter Conteúdo e Jambo Soluções em Comunicação, associadas à Aberje, a Casa Balaio reúne criatividade, tecnologia e cultura amazônica para inspirar soluções concretas e promover conexões entre marcas, comunidades, especialistas e lideranças. Durante a COP30, funcionará como ponto de apoio para organizações e cidadãos, além de produzir e amplificar conteúdos que coloquem a Amazônia no centro dos debates sobre futuro sustentável.

Page Society

A Page Society é a principal associação global para diretores de comunicação, CEOs de agências de relações públicas e acadêmicos da área corporativa. A Aberje faz parte da entidade, e Hamilton atua como Country Chair no Brasil, buscando fortalecer essa parceria e elevar os padrões da comunicação empresarial no país.

Global Alliance for PR and Communication Management

A Global Alliance for Public Relations and Communication Management é a confederação das principais associações, organizações e instituições de relações públicas e gestão da comunicação do mundo, representando profissionais, acadêmicos e estudantes em mais de 120 países ao redor do mundo. O diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, é o atual líder do Conselho Regional para América Latina da Global Alliance e faz parte do board da entidade.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Victor Pereira

Victor Henrique Pereira é responsável pela área de Relações Institucionais na Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Formado em Relações Públicas, é mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP), e MBA em Gestão da Comunicação (Aberje-ESEG). É membro do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN-ECA-USP).

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.