A confiança tornou-se um modelo de negócio, diz relatório da Cision

O relatório Global State of the Media 2019, desenvolvido pela empresa de relações públicas Cision – no Brasil representada por PRNewswire – associada da Aberje, traz os resultados de uma enquete feita com 1.999 jornalistas de 10 países sobre sua percepção acerca do panorama atual da mídia.
Melhorar a precisão e a veracidade das notícias é um dos principais objetivos. Para 51% dos entrevistados, a veracidade é a prioridade para os veículos, seguida pela receita.
“Noticiar a verdade é mais importante do que nunca. O propósito do jornalismo não mudou, mas evoluiu. O objetivo do jornalismo em 2019 é proporcionar uma cobertura tão informativa e confiável que as pessoas ao redor do mundo estejam dispostas a pagar por isso. A confiança tornou-se um modelo de negócio”, destaca o relatório.
Outras questões pontuadas pelo relatório:
– Jornalistas têm tomado mais decisões baseadas em dados referente ao conteúdo que publicam. “Jornalistas analisam dados para entender melhor quem é sua audiência e o que ela quer – ou mesmo precisa – ler… e dizem que irão focar ainda mais em entender sua audiência para criar histórias mais relevantes e engajadoras”, afirma o relatório.
– As mídias sociais têm se tornado mais desafiadoras e um parceiro complexo para os publishers.
– Jornalistas acreditam que a falta de confiança na mídia pode estar em declínio.
– Diante da falta de recursos – com menos profissionais nas redações e orçamento reduzido – os jornalistas têm aumento na carga de trabalho.
Referente às maiores ameaças ao jornalismo, o relatório afirma que “ironicamente a era das ‘fake news’ contribuíram para um público mais informado – ajudando a restaurar a confiança da sociedade no jornalismo”. Os três maiores desafios globais são as mídias sociais e os influenciadores, os recursos e equipe da redação, e as fake news (22%, 20% e 19%, respectivamente).
De acordo com o relatório, mais jornalistas acreditam que o posicionamento das redes sociais frente à mídia tradicional é um dos grandes desafios do jornalismo. E mais jornalistas creem que os algoritmos terão maior impacto em seu trabalho neste ano.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil


































