PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
18 de março de 2025

Especialistas discutem futuro da área de comunicação em debate para o Anuário da Comunicação Corporativa de 2025

Membros da Aberje, Abracom e ABCPública debateram desafios e tendências da área
Redação Portal Aberje
Com mediação de Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil Comunicação; Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; Jorge Duarte, presidente da ABCPública e analista de Comunicação da Embrapa; e Fábio Santos, presidente da Abracom e CEO da CDN Comunicação; participam de debate na sede da Aberje em São Paulo (crédito: fabiomsallaes/Mega Brasil)
 
  • COMPARTILHAR:

O debate “O futuro da Comunicação Corporativa”, organizado pela Mega Brasil na sede da Aberje, em São Paulo, reuniu especialistas do setor na última segunda-feira (17) para debater o papel da comunicação nas organizações e os desafios para o futuro. Participaram do debate Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; Jorge Duarte, presidente da ABCPública e analista de Comunicação da Embrapa; e Fábio Santos, presidente da Abracom e CEO da CDN Comunicação. A mediação foi feita por Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil Comunicação. O evento destacou a necessidade de fortalecer o setor da comunicação no Brasil, tanto no setor público quanto no privado, para enfrentar os desafios impostos pelo avanço tecnológico e pelas mudanças no mercado.

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, fala durante debate “O futuro da Comunicação Corporativa” (crédito: fabiomsalles/Mega Brasil)

Na abertura, Ribeiro ressaltou a importância das três entidades representadas no painel – Aberje, Abracom e ABCPública – como pilares da comunicação no Brasil. O mediador também agradeceu a presença do público e a participação dos convidados.

+COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

Jorge Duarte, da ABCPública, enfatizou a relevância da comunicação pública para o desenvolvimento do país. Segundo ele, embora o futuro seja imprevisível, é possível agir no presente por meio do estudo de tendências. Ele apresentou dados de uma pesquisa conduzida pela ABCPública, que analisou a percepção da sociedade sobre a comunicação no setor público.

Paulo Nassar reforçou a necessidade de ampliar o diálogo dentro do setor, destacando a responsabilidade de consolidar a comunicação nas organizações brasileiras. Ele relembrou a primeira reunião da Aberje, realizada há 57 anos, em que se discutia a gramatura do papel usado nos jornais corporativos, contrastando com a complexidade dos desafios atuais, marcados por transformações geopolíticas e tecnológicas. Segundo Nassar, é fundamental debater fatores estruturais, mercadológicos e educacionais para fortalecer a área.

Fábio Santos chamou a atenção para a semelhança entre os desafios enfrentados pela comunicação nos setores público e privado. Ele alertou que a ausência de estratégia nas ações de comunicação pode resultar em crises e comentou uma impressão pessoal sobre um possível rebaixamento da percepção sobre a importância da comunicação dentro das organizações. Ele chamou a atenção para a transformação no cenário da Comunicação, com novos modos de produzir e consumir notícias (o que afeta a forma de se fazer assessoria de imprensa) e os rápidos avanços tecnológicos, especialmente a inteligência artificial.

O diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, trouxe dados de pesquisas recentes da Aberje, destacando que, de acordo com a última pesquisa “Tendências da Comunicação”, de 2024, os responsáveis pela Comunicação fazem parte do board de 57% das empresas respondentes. 

O debate será transformado em uma matéria para o Anuário da Comunicação Corporativa 2025, que será lançado no início de maio em sua versão online e, posteriormente, em sua versão impressa.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.