O poder da atração
Para conquistar tem que conhecer. É preciso se envolver, gastar um tempo para descobrir o que agrada. Você não conquista quem não conhece e conhecer demanda tempo e interesse. Quando conquistar vai ter que cativar, engajar.
Achou que era fácil? Napoleão Bonaparte já dizia que para conquistar qualquer um basta conhecer seus interesses e medos. E isso lá é coisa fácil?
O consumidor mudou e agora o poder está com ele. Quem trabalha com ele ou para ele tem que mudar também. Você terá que pensar diferente, rever velhos conceitos arraigados e quebrar todos os paradigmas que conhece e aplica. Mais do que aprender, precisa desaprender. E mais uma vez a palavra mágica: engajar!
Mas e aí, como engajar?
Quero lhe falar sobre o e-Consumidor, o consumidor da era digital. Diferente dos 4 Ps – que, se você é de marketing, já deve conhecer — vale aqui os 4Cs: conteúdo, contexto, continuidade e conectividade. Com isso é possível tornar a comunicação entre a sua empresa e seu público-alvo mais efetiva e direcionada.
Atraia com conteúdo relevante e que interessa; não avance o sinal e respeite o contexto da sociedade em que ele está inserido; seja presente da maneira mais fluida possível e fique atento e de olho no poder da conectividade dele com os outros (monitore).
Se nada disso der certo, ou se parte disso der errado, você não desvendou o enigma no seu target. Trazendo esse consumidor para mitologia grega, funciona como o enigma da Esfinge: Decifra-me ou Devoro-te!
Destaques
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados