Pobreza vocabular ou falta de cuidado?
Pobre leitor dos grandes jornais. Além de ser brindado muitas vezes com matérias com conteúdo fraco (por falta de espaço ou de conhecimento de quem as escreve), é obrigado a conviver com textos em que é perceptível o descuido com a linguagem.
Alguns desses textos chegam a parecer redações de crianças que foram alfabetizadas recentemente – e que, por falta de repertório e de familiaridade com a escrita, repetem construções, expressões, palavras. Quem já viu textos (ou narrações orais) infantis com diversos parágrafos começados por “então” ou “daí” sabe do que estou falando.
Sem precisar palavras ou expressões rebuscadas, usando apenas um universo limitado que é familiar à maioria, é possível construir frases, parágrafos e textos completos sem essa repetição enfadonha presente no exemplo acima, retirado da Folha de 07/09. Um pouco mais de criatividade e de atenção evitaria o uso, em dois parágrafos seguidos, de “chegou”, “colocação” e “atrás somente”.
O exemplo postado aqui é apenas um entre tantos presentes diariamente nos jornais. Chama a atenção pela concentração de repetições em um trecho curto, mas a pobreza vocabular e a falta de cuidado que revela são frequentes. Ponto negativo para a imagem e a credibilidade desses veículos.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados