Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

A Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE) é formada por comunicadores e profissionais de sustentabilidade que atuam nas organizações signatárias do Pacto Global. Os principais objetivos são o engajamento e sensibilização dos setores de comunicação das organizações, a disseminação dos Dez Princípios e dos ODS para os integrantes do Pacto Global e para os seus stakeholders e a criação de conteúdos compartilhados, bem como a definição coletiva de estratégias de comunicação para apoio das diretrizes de atuação da Rede Brasil. Natália de Campos Tamura é representante da Aberje na secretaria executiva da plataforma e editora do blog Agenda 2030: Comunicação e Engajamento. A manutenção desta frente de representação institucional da Aberje tem o apoio da SAP.

Apoio

O que é a Campanha dos ODS?
24 de janeiro de 2019
  • English

Os ODS ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um conjunto de metas e tarefas a serem realizadas até 2030, criadas em 2015 por líderes mundiais na sede da ONU. A preocupação era organizar um plano de ação que envolvesse pessoas, o planeta e a prosperidade.

Um dos órgãos responsáveis pelo impulsionamento do tema nas empresas é o Pacto Global, que conta com o apoio de mais de 5200 organizações signatárias, articuladas por 150 redes ao redor do mundo. A rede brasileira do Pacto Global tem como uma das suas missões capacitar empresas para colocar o tema dos ODS em pauta com todos os seus públicos, sejam funcionários, parceiros, fornecedores, comunidade local e imprensa, por exemplo.

Em 2018, uma das missões da CEC, a Comissão de Engajamento e Comunicação do Pacto Global, foi produzir um material didático, que sensibilizasse e informasse parte da grandeza e complexidade do cumprimento dos ODS no mundo. Por isso, foram desenvolvidos cards digitais sobre cada um dos 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável, compartilhados nas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn das empresas signatárias semanalmente, a fim de que elas replicassem para seus contatos, ampliando a informação sobre o tema. A Campanha dos ODS, como a chamamos, iniciou sua divulgação em novembro de 2018 e conta com o apoio de 90 empresas fazendo sua divulgação a cada semana. De novembro para cá, já foram mais de 23 000 curtidas e quase 600 000 impactos causados pela campanha, uma vez que uma mesma pessoa pode ser sido impactada mais de uma vez somando-se as repercussões semanais. Entre as redes sociais, o alcance do LinkedIn foi o mais expressivo, chegando a 4500 visualizações, seguido do Twitter com quase 3000 visualizações em 2 meses.

Segundo um estudo divulgado pela empresa Five Winds International, alteramos nossos níveis de consciência pouco a pouco, transitando linearmente pelas fases da informação, reconhecimento, confiança e finalmente às mudanças de atitude. Conforme alteramos nosso estágio de consciência, mais complexas tornam-se nossas expectativas. Ao colocarmos a campanha dos ODS no ar, temos como intuito propagar a discussão inicialmente sobre as temáticas de cada um dos ODS. Ao longo de 2019, a ideia será avançar a discussão, a fim de que conquistarmos discussões mais aprofundadas e sistêmicas sobre cada objetivo traçado da Agenda 2030.

Confira abaixo algumas peças divulgadas!

Para tomar contato com outros materiais já produzidos dos ODS, basta acessar: http://pactoglobal.org.br/ods/

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.