
Os ODS ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um conjunto de metas e tarefas a serem realizadas até 2030, criadas em 2015 por líderes mundiais na sede da ONU. A preocupação era organizar um plano de ação que envolvesse pessoas, o planeta e a prosperidade.
Um dos órgãos responsáveis pelo impulsionamento do tema nas empresas é o Pacto Global, que conta com o apoio de mais de 5200 organizações signatárias, articuladas por 150 redes ao redor do mundo. A rede brasileira do Pacto Global tem como uma das suas missões capacitar empresas para colocar o tema dos ODS em pauta com todos os seus públicos, sejam funcionários, parceiros, fornecedores, comunidade local e imprensa, por exemplo.
Em 2018, uma das missões da CEC, a Comissão de Engajamento e Comunicação do Pacto Global, foi produzir um material didático, que sensibilizasse e informasse parte da grandeza e complexidade do cumprimento dos ODS no mundo. Por isso, foram desenvolvidos cards digitais sobre cada um dos 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável, compartilhados nas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn das empresas signatárias semanalmente, a fim de que elas replicassem para seus contatos, ampliando a informação sobre o tema. A Campanha dos ODS, como a chamamos, iniciou sua divulgação em novembro de 2018 e conta com o apoio de 90 empresas fazendo sua divulgação a cada semana. De novembro para cá, já foram mais de 23 000 curtidas e quase 600 000 impactos causados pela campanha, uma vez que uma mesma pessoa pode ser sido impactada mais de uma vez somando-se as repercussões semanais. Entre as redes sociais, o alcance do LinkedIn foi o mais expressivo, chegando a 4500 visualizações, seguido do Twitter com quase 3000 visualizações em 2 meses.
Segundo um estudo divulgado pela empresa Five Winds International, alteramos nossos níveis de consciência pouco a pouco, transitando linearmente pelas fases da informação, reconhecimento, confiança e finalmente às mudanças de atitude. Conforme alteramos nosso estágio de consciência, mais complexas tornam-se nossas expectativas. Ao colocarmos a campanha dos ODS no ar, temos como intuito propagar a discussão inicialmente sobre as temáticas de cada um dos ODS. Ao longo de 2019, a ideia será avançar a discussão, a fim de que conquistarmos discussões mais aprofundadas e sistêmicas sobre cada objetivo traçado da Agenda 2030.
Confira abaixo algumas peças divulgadas!
Para tomar contato com outros materiais já produzidos dos ODS, basta acessar: http://pactoglobal.org.br/ods/
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos




































