PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
31 de outubro de 2018

2º Fórum de Marketing Relacionado à Causa apresenta pesquisa inédita sobre o setor no Brasil

Thalita Dominato, THALITA DOMINATO
(ANNA) CHRISTINA BASTOS MARIN
 
  • COMPARTILHAR:

O Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS ESPM), o instituto de pesquisas Ipsos, a Cause, consultoria que apoia marcas e organizações a identificar e fazer a gestão de suas causas, e o Instituto Ayrton Senna realizam, em 7 de novembro de 2018, o 2º Fórum de Marketing Relacionado à Causa. O evento apresentará as melhores práticas do mercado, a visão do consumidor sobre o tema e a preparação dos futuros profissionais de marketing de causas. A Cause e a ESPM são associados da Aberje.

O Marketing Relacionado à Causa (MRC) é um movimento que engaja o mundo dos negócios — empresas, ONGs e consumidores — em ações que geram benefícios para toda a sociedade. “O MRC é uma poderosa ferramenta de mobilização em prol de uma causa”, diz Ismael Rocha, diretor de extensão acadêmica da ESPM-SP e do CEDS ESPM. ”Quem ganha é a sociedade, que colhe o impacto positivo dessas ações”.

Durante o evento, o instituto Ipsos apresentará o resultado de uma pesquisa quantitativa que monitorou a opinião pública a respeito de temas como a importância da responsabilidade social e do engajamento empresarial a causas, confiança no trabalho das ONGs e razões de estímulo para que o consumidor opte pela compra de produtos ligados ao patrocínio de causas. Em 2017, o estudo apontou, por exemplo, que 13% dos participantes compraram algum produto que destinava parte do seu valor de venda para uma causa. Em 2018, o número subiu para 19%. Comparando a preferência dos respondentes sobre produtos que destinam parte do seu valor de venda para uma causa, o resultado foi 9% em 2017 e 14% em 2018. Para Rupak Patitunda, gerente de pesquisa sênior do Ipsos, os dados refletem dois movimentos importantes que estamos vivendo. “O primeiro é a maior conscientização do consumidor quanto como ele pode ajudar a sociedade por meio do seu poder de escolha; e o segundo é o momento particular do país, no qual as agendas políticas afetam a confiança nas instituições, exigindo das organizações envolvidas mais cautela na comunicação de posições que podem ser transformadas em posições políticas bem como mais transparência”, afirma. “Esperamos com a pesquisa e o evento é que cada vez mais as empresas e a academia discutam e percebam o potencial do MRC e se engajem com esse modelo de negócio, pois os números mostram que o consumidor vê de forma muito positiva a possibilidade de consumir e fazer o bem”, diz Thiago Fernandes, diretor de negócios do Instituto Ayrton Senna.

Esta edição do 2º. Fórum de Marketing Relacionado à Causa também contará com a participação do americano John Grant, autor do premiado The Green Marketing Manifesto, livro sobre o desenvolvimento de ações de marketing sustentável e efetivo. Grant é co-fundador da St Luke, agência de propaganda com viés de responsabilidade social, estrategista de marketing e consultor de empresas na Europa, Ásia e Américas nas áreas de branding, marketing, mudança comportamental e inovação.

Os demais painéis — que tratam de temas que vão dos desafios dos apoiadores de causas ligadas a temas como saúde, educação e igualdade de gênero, como aliar propósito e ação e formação de profissionais dedicados ao marketing de causas — contarão com executivos de empresas como Visa, Ben&Jerry’s, Arcos Dorados, Iguatemi e Natura e de entidades como Instituto Avon, Graac, Instituto Ayrton Senna e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. “A parceria entre Ipsos, Instituto Ayrton Senna, ESPM e Cause aproxima diversos atores que levantam bandeiras legítimas em nossa sociedade”, diz Francine Lemos, CEO da Cause.

O evento é aberto ao público e as vagas são limitadas. Os interessados devem confirmar presença em http://servicospoa2.espm.br/controle_palestras/confirmacao.aspx?ide=23485

 

PROGRAMAÇÃO  –  2º Fórum de Marketing Relacionado à Causa

7 de novembro de 2018 – Auditório Philip Kotler

9h – Boas-Vindas

9h30 – Abertura

10h – Apresentação da Pesquisa de Marketing Relacionado à Causas 2018 – Os principais insights da Ipsos

11h – Palestra internacional com John Grant – Por que fazer o bem faz bem às organizações?

12h – Intervalo para almoço

14h – PAINEL 1 

Tema: Causas e seus defensores: os desafios e oportunidades para educação, saúde, sustentabilidade e igualdade de gênero

Participantes:

Fabiana Fragiacomo – gerente executiva de comunicação do Instituto Ayrton Senna

Tammy Allersdorfer – superintendente de desenvolvimento institucional do GRAACC
Renata Rodovalho – coordenadora de projetos do Instituto Avon

Leonardo Lima – diretor de desenvolvimento sustentável da Arcos Dorados

15h – PAINEL 2

Tema: MRC no centro da estratégia: como marcas conciliam propósito e ação para atuar com causas de impacto

Participantes:

Francine Lemos – CEO da CAUSE

Sergio Giorgetti – vice-presidente de marketing da Visa

Rodrigo Santini – gerente de missão social da Ben & Jerry’s

Ana Carolina Soutello – gerente global de marca da Natura

16h – Intervalo

16h30 – PAINEL 3

Tema: As oportunidades da formação: como preparar os profissionais de marketing para atuar no mundo das causas

Participantes:

Ismael Rocha  – diretor de extensão acadêmica da ESPM

Vivian Broge – diretora de RH do Iguatemi

Fernanda Kalena – comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Daniel Prianti – Alumni ESPM e fundador da Synthase Ventures

17h30 – ENCERRAMENTO

 

 

SERVIÇO

2º Fórum de Marketing Relacionado à Causa

Data: 7 de novembro
Horário: das 9:00 às 17:30h
Local:
ESPM-SP, Campus Prof. Francisco Gracioso – auditório Philip Kotler
Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.