A Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é o principal centro de referência nacional na produção e disseminação de conhecimento e práticas de comunicação empresarial

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos que tem como principal objetivo fortalecer a Comunicação nas empresas e instituições e dignificar o papel do comunicador. Fundada em 1967, ela une a tradição e a busca constante por inovação e aperfeiçoamento nas diversas áreas da Comunicação.

Assim, define - se como a casa dos comunicadores que buscam conhecimento e referência para desenvolvimento de suas áreas e equipes, para planejamento de ações e projetos, e para investimento em suas carreiras. Seja em presença física ou digital.

A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com projetos de relacionamento e intercâmbio com países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Índia, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

Desenvolvendo pesquisas e estudos estratégicos para a Comunicação e produzindo e editando cases do setor, a Aberje é o Think Tank da Comunicação Empresarial Brasileira.

Missão Produzir conhecimento e compartilhar as melhores práticas para fortalecer a Comunicação das empresas e instituições, e reforçar o papel estratégico e cidadão do comunicador.
Visão Ser um Think Tank de referência global em Comunicação e Relacionamento.
Advocacy

Trabalhamos para que a comunicação seja uma das mais valorizadas competências de qualquer categoria profissional.

Valorizamos as empresas, os profissionais e as práticas que são referência para a área.

Proporcionamos espaços de diálogo, de troca de informações e experiências entre os pares - em âmbito nacional e internacional.


Prêmio Aberje: A mais tradicional premiação do setor, que reconhece as melhores práticas da Comunicação Empresarial Brasileira.

PUA - Prêmio Universitário Aberje: Desafio de cases para o público universitário.

International Aberje Awards: Prêmio que reconhece trabalhos acadêmicos estrangeiros centrados em pesquisas sobre a América Latina.

Educação e Carreira

Oferecemos formação e atualização constante para os comunicadores.


Eventos e Cursos

MBA em Gestão da Comunicação Empresarial

Cursos Internacionais

Cursos In Company

Painel Profissional

Conteúdo

Produzimos e compartilhamos conhecimento da área, promovendo debate das principais questões da Comunicação Empresarial.


CMR – Centro de Memória e Referência: O primeiro acervo voltado para a Comunicação Empresarial da América Latina.

Aberje Editorial: Editora com publicações voltadas para as teorias e práticas do setor.

DATABERJE: Instituto Aberje de Pesquisa que realiza pesquisas voltadas para a área da Comunicação Organizacional.

Revista Comunicação Empresarial: Publicação trimestral que aborda os principais temas que influenciam as empresas e suas estratégias de comunicação.

Plataforma de Comunicação: Portal digital com conteúdo essencial para o comunicador.

diretoria
documentos

Diretor Presidente

Paulo Nassar Diretor-presidente da Aberje e Professor Titular da ECA-USP

Diretor Geral

Hamilton dos Santos Diretor Geral da Aberje

PRESIDENTE DO CONSELHO
DELIBERATIVO

Gislaine Rossetti LATAM Airlines Brasil, Diretora de Relações Institucionais e Regulatório

VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO
DELIBERATIVO

Paulo Braz Pereira Junior Bayer, Diretor de Comunicação

Conselho Deliberativo

  • x

    • Adriano Stringuini

    • SABESP, Superintendente de Comunicação

    • Antonietta Varlese

    • AccorHotels, Vice Presidente de Comunicação e Sustentabilidade
    Antonietta Varlese, tem mais de 20 anos de experiência e trabalha na comunicação da AccorHotels desde 2008 como vice-presidente de comunicação e responsabilidade social corporativa. Atualmente, gerencia a estratégia para 9 países e 300 hotéis em toda a região e recentemente foi premiada com uma das 10 Pessoas de Comunicação no Brasil pela Aberje. Antes de ingressar na AccorHotels, ela trabalhava na British American Tobacco (BAT) como head global de estratégia e planejamento, na sede da empresa, em Londres. Antonietta também trabalhou na Itália com a BAT como head de comunicação e integração, durante um período de fusão da empresa. Antonietta tem bacharel em Jornalismo, MBA em Marketing e extensões pelas Universidade de Siracusa e Universidade de Artes de Londres.

    • Antonio Calcagnotto

    • Unilever, Head de Assuntos Corporativos

    • Carlos Netto

    • Banco do Brasil, Diretor de Estratégia e Organização

    • Claudio Luiz de Viveiros

    • Wilson Sons, Gerente de Relações Institucionais
    Claudio Luiz de Viveiros é Diretor Executivo da CBC - Câmara Brasileira de Contêineres Transporte Ferroviário e Multimodal – , Membro da Câmara de Logística Integrada da AEB - Associação de Comercio Exterior do Brasil , presidente do Conselho da Rio Voluntario , Diretor de Comunicação e Parcerias do CBVE - Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial , Coordenador da Comissão de Responsabilidade Social do IBP Instituto Brasileiro de Petróleo e Biocombustíveis, Membro do Grupo de Trabalho de Empresas e Direitos Humanos do Instituto Ethos e Membro da Frente de Trabalho pela Educação do Pacto Global.

    • Cristiana Brito

    • BASF, Diretora de Relações Institucionais
    Cristiana Brito, com mais de 25 anos de experiência nos segmentos de marketing e comunicação, além de um profundo conhecimento sobre iniciativas relacionadas à responsabilidade social, Cristiana tem entre suas principais atribuições no cargo a gestão de reputação da BASF junto aos stakeholders internos e externos de acordo com a estratégia corporativa global e regional.Em sua trajetória profissional, Cristiana teve experiências internacionais na SAP e, antes disso, Klabin e HP. Graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Cristiana Brito é pós-graduada em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    • David Grinberg

    • McDonald’s, Diretor de Comunicação Corporativa

    • Eraldo Carneiro

    • Petrobras, Gerente de Identidade Corporativa e Marcas
    Eraldo Carneiro é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Recursos Humanos pela Universidade Católica de Salvador e MBA em Marketing pela USP, responde agora por mais uma importante atividade, além de sua carreira como Gerente de Comunicação Internacional da Petrobras e professor dos cursos de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM.

    • Fernão Silveira

    • Fiat Chrysler Automobiles, Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade Latam
    O jornalista Fernão Silveira é diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina, reportando diretamente ao presidente Antonio Filosa. Com 20 anos de atuação na área de Comunicação, respondia pela Diretoria de Comunicação da Ford para a América do Sul antes de se juntar ao time da FCA, em setembro de 2018. Antes de atuar no setor automotivo, Fernão Silveira foi gestor de Comunicação Corporativa nas consultorias de RH CASE Consulting e Thomas Case & Associados, na Catho Online e na Dow Química, empresa na qual desenvolveu e gerenciou projetos regionais e globais, estando baseado por quatro anos e meio na sede global da companhia, em Michigan (EUA). Lá atuou como gerente global de Comunicação da Dow Olympic & Sports Solutions, sendo responsável pelas estratégias globais de Comunicação da empresa durante três edições dos Jogos Olímpicos (2012, 2014 e 2016), além de dirigir a comunicação global da plataforma de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e das iniciativas de educação STEM (voltada às Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

    • Francisco de Assis Nunes Bulhões

    • Grupo CCR S/A, Diretor de Comunicação e Sustentabilidade
    Francisco de Assis Nunes Bulhões Diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo CCR S/A. É responsável pelas diretrizes, políticas e investimentos em publicidade e programas de comunicação corporativa para o fortalecimento da imagem da companhia e das suas respectivas unidades de negócios, além dos investimentos em projetos culturais, sociais, ambientais e esportivos, com aplicação de recursos próprios e por meio das leis de incentivo fiscal. Formado em arquitetura e urbanismo, possui MBAs de marketing de serviços, pela FIA/USP - 2002, e de Geração de Valor para Acionistas e Executivos, da FGV/USP - 2000. Também cursou Gestão de Negócios, pela FGV/SP – GVPEC – 1994.

    • Juliana Nunes

    • CPFL Energia, Diretor de Comunicação Empresarial
    Como Diretora de Comunicação Empresarial e Marca Institucional da CPFL, Juliana é responsável pelas áreas de comunicação interna e externa, imprensa, gestão de crise, marketing e eventos. Graduada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá, Juliana possui experiência de mais de 20 anos em diversas áreas, tais como, Comunicação Corporativa, Relações Governamentais, Recursos Humanos, Sustentabilidade, Compliance, dentre outras. Atualmente, é formada pelo curso de Conselheiros de Administração no IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), do qual também é associada, e é membro do Conselho Consultivo da Plataforma Liderança Sustentável. Antes da CPFL Energia, a executiva exerceu diversos cargos de liderança em empresas de bens de consumo, como Unilever e Brasil Kirin, ocupando, nesta última, a posição de Vice-Presidente de Assuntos Corporativos, RH, Sustentabilidade e Compliance. Foi responsável pela estruturação das estratégias de comunicação e assuntos corporativos, construção de marca institucional, gerenciamento de crise, transformação cultural, dentre outras áreas e projetos. Primeira mulher como Presidente da Associação Brasileira de Anunciantes – ABA, foi membro do conselho na ABIA – Associação Brasileira da Indústria Alimentícia – e do conselho da rede de “Mulheres Brasileiras Líderes para a Sustentabilidade”.

    • Leandro Mode

    • Itaú Unibanco, Superintendente de Comunicação

    • Luciana Coen

    • SAP, Diretora de Comunicação Corporativa
    Luciana Coen, atua na SAP Brasil desde 2011 e anteriormente ocupava a posição de gerente de comunicação externa. Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica, antes de iniciar sua carreira corporativa, atuou como repórter e editora executiva de importantes publicações de Tecnologia da Informação, entre elas as revistas Computerworld e CIO Magazine Brasil e InformationWeek Brasil. Além disso, também passou pela redação do jornal O Estado de São Paulo, onde foi editora assistente. Luciana possui especialização em Corporate Affairs, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e se graduou em 2013 pelo Curso Internacional de Comunicação Empresarial pela Aberje/Syracuse University (Nova Iorque).

    • Malu Weber

    • J&J Medical, Diretora Regional de Comunicação

    • Marcela Porto

    • Suzano Papel e Celulose, Gerente Executiva de Comunicação
    Marcela de Macedo Porto Mello, Gerente Executiva de Gestão da Comunicação da Suzano Papel e Celulose e Superintendente do Instituto Ecofuturo, formada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em Gestão de Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas, é executiva do Grupo Suzano há mais de 7 anos, sendo também responsável pelos Assuntos Corporativos da Suzano Holding. Anteriormente, atuou por 4 anos na Patri Políticas Públicas, tendo acumulado mais de uma década de experiência na gestão de relacionamentos institucionais e na gestão de parcerias entre os setores público, privado e terceiro setor.

    • Marcello D’Angelo

    • Estre Ambiental S.A., Vice Presidente de Comunicação e Marketing
    Antes de integrar a Estre, D’Angelo foi o fundador e diretor geral da BandNews FM, rede nacional de rádio notícia. Com larga experiência na gestão de veículos de comunicação, ocupou a função de publisher da Gazeta Mercantil e do jornal Metro, além de ter sido correspondente internacional da Rádio Eldorado de São Paulo. D’Angelo foi também o principal executivo de comunicação e assuntos corporativos da Telefônica Brasil, Walmart, Embraer, Usiminas e Grupo Camargo Corrêa. D’Angelo é graduado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui curso de especialização em gestão estratégica de negócios pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

    • Marcelo Bicalho Behar

    • JNatura, Diretor de Assuntos Corporativos
    Marcelo Bicalho Behar, Diretor de Assuntos Corporativos da Natura, é graduado em Ciências Sociais e em Direito, ambos pela Universidade de São Paulo. Trabalhou em 2000 como jornalista do Caderno Mundo do jornal Folha de São Paulo. Foi assessor especial e chefe-de-gabinete do Ministro da Justiça de 2003 a 2007, responsável pela coordenação da Campanha Nacional do Desarmamento. De 2007 a 2009 foi Secretário-Executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Em 2009 exerceu a advocacia e, no mesmo, ano assumiu a Diretoria Corporativa de Relações Institucionais da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), posição que ocupou até novembro de 2013, quando ingressou na Natura.

    • Mario Augusto Laffitte

    • Samsung, Vice Presidente de Marketing e Assuntos Corporativos
    Mario Augusto Laffitte, Vice-presidente de Marketing e Assuntos Institucionais da Samsung para a América Latina, está na Samsung desde dezembro de 2013. Lidera atualmente as atividades da líder global em tecnologia nas áreas de Marketing, Comunicação Corporativa, Responsabilidade Social nas sete subsidiárias da companhia na América Central e do Sul (localizadas no México, Panamá, Colômbia, Peru, Brasil, Argentina e Chile). Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Paraná e com pós-graduação em Gestão pela FGV, o executivo atua nas áreas de Marketing, Comunicação e Vendas há mais de 15 anos. Em sua trajetória profissional, assumiu cargos de gestão em importantes empresas, entre elas destaque para o setor automobilístico.

    • Nelson Silveira

    • GM Brasil, Diretor de Comunicação
    Nelson Silveira foi nomeado Diretor de Comunicação Social da General Motors do Brasil em 1 de Julho de 2015, assumindo a responsabilidade sobre as atividades de Comunicação Externa, Interna e Relações Públicas da empresa. Antes de assumir esta posição, Silveira era Gerente de Comunicação da GM do Brasil, liderando de Agosto de 2009 a Junho de 2015 as atividades de Comunicação Externa da empresa no país. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas em 1987, Silveira concluiu o Mestrado em Antropologia Social pela mesma instituição em 1991. Em 2013, participou do curso “GM Emerging Leaders” da Harvard Business School.

    • Odete Duarte

    • Rhodia - Grupo Solvay
    Odete Duarte é formada em Relações Públicas pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP, pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM e, em 2004, concluiu especialização em Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas. Cursou o Programa Internacional de Comunicação Empresarial pela Aberje/Syracuse University. Trabalhou em empresas de como Grupo Ultra, Grupo Algar, Mercedes-Benz e Pharmacia (hoje Pfizer). Em 2004, assumiu a diretoria de Comunicação Corporativa para América Latina da Rhodia e mais recentemente a direção do Instituto Rhodia, entidade sem fins lucrativos que visa a implantação de projetos sociais na área de Educação.

    • Pedro Coutinho

    • Coca-Cola, Vice-presidente de Relações Corporativas

    • Priscilla Cortezze

    • Volkswagen, Diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
    Priscilla Cortezze é diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa do Brasil e Região América do Sul da Volkswagen do Brasil e membro do Comitê Executivo da empresa desde agosto de 2018. Em sua trajetória profissional, foi também diretora de Relações Públicas e Assuntos Governamentais do Banco Citi de 2011 a 2018, sendo responsável por Relações com a Imprensa, Comunicação Interna, Investimentos Sociais da Fundação Citi, Marketing Integrado e Assuntos Governamentais. Antes disso, foi diretora de Relações Públicas da Microsoft do Brasil durante 6 anos, onde atuou com foco em Relações com a Mídia, Responsabilidade Social Corporativa, Cidadania e Comunicação de Liderança. Iniciou sua carreira como jornalista ocupando o cargo de editora-chefe especializada na Indústria Automobilística e também atuou como Diretora de contas da FSB Comunicações. Priscilla Cortezze é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com Pós Graduação em Comunicação e Marketing pela ESPM, Especialização em Marketing com foco em B2B pela FGV e em Assuntos Governamentais pelo Insper.

    • Rosana Aguiar

    • Embraer, Diretora de Gestão da Cultura e Comunicação Interna
    Rosana Aguiar é graduada em Comunicação Social com pós-graduação em gestão empresarial na Fundação Getulio Vargas, também cursou o Programa Internacional de Comunicação Empresarial pela Aberje/Syracuse University. Tem vasta experiência na área, tendo liderado os departamentos de Gestão da Marca, Marketing Promocional e Bem-estar na Embraer, onde atualmente é responsável pela gestão global das áreas de Cultura Organizacional e Comunicação Interna, além de compor o Conselho Deliberativo do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa.

    • Adriano Stringuini

    • SABESP, Superintendente de Comunicação

    • Antonietta Varlese

    • AccorHotels, Vice Presidente de Comunicação e Sustentabilidade

    • Antonio Calcagnotto

    • Unilever, Head de Assuntos Corporativos

    • Carlos Netto

    • Banco do Brasil, Diretor de Estratégia e Organização

    • Claudio Luiz de Viveiros

    • Wilson Sons, Gerente de Relações Institucionais

    • Cristiana Brito

    • BASF, Diretora de Relações Institucionais

    • David Grinberg

    • McDonald’s, Diretor de Comunicação Corporativa

    • Eraldo Carneiro

    • Petrobras, Gerente de Identidade Corporativa e Marcas

    • Fernão Silveira

    • Fiat Chrysler Automobiles, Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade Latam

    • Francisco de Assis Nunes Bulhões

    • Grupo CCR S/A, Diretor de Comunicação e Sustentabilidade

    • Juliana Nunes

    • CPFL Energia, Diretor de Comunicação Empresarial

    • Leandro Mode

    • Itaú Unibanco, Superintendente de Comunicação

    • Luciana Coen

    • SAP, Diretora de Comunicação Corporativa

    • Malu Weber

    • J&J Medical, Diretora Regional de Comunicação

    • Marcela Porto

    • Suzano Papel e Celulose, Gerente Executiva de Comunicação

    • Marcello D’Angelo

    • Estre Ambiental S.A., Vice Presidente de Comunicação e Marketing

    • Marcelo Bicalho Behar

    • Natura, Diretor de Assuntos Corporativos

    • Mario Augusto Laffitte

    • Samsung, Vice Presidente de Marketing e Assuntos Corporativos

    • Nelson Silveira

    • GM Brasil, Diretor de Comunicação

    • Odete Duarte

    • Rhodia - Grupo Solvay

    • Pedro Coutinho

    • Coca-Cola, Vice-presidente de Relações Corporativas

    • Priscilla Cortezze

    • Volkswagen, Diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

    • Rosana Aguiar

    • Embraer, Diretora de Gestão da Cultura e Comunicação Interna

Conselho Fiscal & Consultivo

  • Conselho Fiscal

  • JeanFrançois Hue

    Spyrals, diretor
  • Luiz Márcio Ribeiro Caldas Júnior

    Caldas Junior Comunicação Empresarial, diretor
  • Rosangela dos Santos Coelho

    Samarco, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade
  • Conselho Consultivo

  • Alberto Augusto Perazzo

    - FIDES, membro do conselho permanente
  • Carlos Eduardo Bindi

    - Grupo Etapa, diretor e educador
  • Carlos Vogt

    - Secretaria de Desenv. Econômico, Ciência e Tec., assessor especial do governador
  • Celia Picon

    - Votorantim Industrial, Diretora
  • Davide Ravasi

    - Università Bocconi, Milão, Itália, PhD professor
  • Eugênio Bucci

    - IEA – USP, Instituto de Estudos Avançados, pesquisador e ECA – USP, Escola de Comunicações e Artes, professor doutor
  • Firmin António

    - Accor América Latina, presidente de honra
  • Gary Grates

    - Principal of W20 Group
  • Gilberto Galan

    - Galan & Associados, diretor
  • João Rodarte

    - Grupo CDN - Companhia de Notícias, fundador e presidente
  • Jorge Cajazeira

    - Diretor de Relações Institucionais e Certificações na Suzano Papel e Celulose S.A.
  • José Eduardo Gonçalves

    - Conceito Comunicação, presidente
  • Kalil Cury Filho

    - Presidente da Partner Desenvolvimento
  • Luiz Eduardo Osorio

    - Vale, Diretor executivo de Relações Institucionais
  • Luiz Gonzaga Bertelli

    - LG Bertelli Consultoria, fundador
  • Luiz Henrique Proença Soares

    - Instituto Via Pública, diretor adjunto de Planejamento Geral e coordenador de Projetos Institucionais
  • Madelyn Blair

    - Kent StateUniversity, professora
  • Marco Simões

    - Ccaps Localization, Partner
  • Marcos Jank

    - ICONE – Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais, fundador
  • Margarida M. Krohling Kunsch

    - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, professora titular
  • Maria Ignez Mantovani Franco

    - Diretora Expomus – Exposições, Museus, Projetos Culturais
  • Maria Russell

    - S.I.Newhouse School of Public Communications, Syracuse University, diretora de programa executivo em Comunicação Corporativa
  • Mario Ernesto Humberg

    - CL-A Comunicações, Presidente
  • Nelson Krahenbuhl Salgado

    - EMBRAER, Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade
  • Nemércio Nogueira Santos

    - Nemércio Nogueira Consultoria, Consultor de Empresas e Diretor do Instituto Vladimir Herzog
  • Oscar Hipólito

    - Diretor Geral Acadêmico | Chief Academic Officer ,Laureate International Universities
  • Pedro Luiz Passos

    - Natura Cosméticos, copresidente do Conselho de Administração e vice-presidente da Fundação Nacional da Qualidade
  • Renato Gasparetto Jr. -

    Diretor Corporativo de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social da Gerdau
  • Renato Janine Ribeiro

    - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor titular
  • Ricardo Viveiros

    - Ricardo Viveiros & Associados, Presidente
  • Roberto DaMatta

    - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, professor titular e Universidade de Notre Dame, EUA, professor emérito, Antropólogo
  • Rubens Naves

    - Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, conselheiro consultivo
  • Ruy Altenfelder

    - CIEE, Conselho de Administração, presidente
  • Stefano Rolando

    - Libera Università di Lingue e Comunicazione - IULM, Milão, Itália e presidente do Club of Venice, PhD professor
  • Dr. Terry Flynn

    - Assistant Professor, Communications Management, McMaster Universityr