A Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é o principal centro de referência nacional na produção e disseminação de conhecimento e práticas de comunicação empresarial

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos que tem como principal objetivo fortalecer a Comunicação nas empresas e instituições e dignificar o papel do comunicador. Fundada em 1967, ela une a tradição e a busca constante por inovação e aperfeiçoamento nas diversas áreas da Comunicação.

Assim, define - se como a casa dos comunicadores que buscam conhecimento e referência para desenvolvimento de suas áreas e equipes, para planejamento de ações e projetos, e para investimento em suas carreiras. Seja em presença física ou digital.

A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com projetos de relacionamento e intercâmbio com países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Índia, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

Desenvolvendo pesquisas e estudos estratégicos para a Comunicação e produzindo e editando cases do setor, a Aberje é o Think Tank da Comunicação Empresarial Brasileira.

Missão Produzir conhecimento e compartilhar as melhores práticas para fortalecer a Comunicação das empresas e instituições, e reforçar o papel estratégico e cidadão do comunicador.
Visão Ser um Think Tank de referência global em Comunicação e Relacionamento.
Advocacy

Trabalhamos para que a comunicação seja uma das mais valorizadas competências de qualquer categoria profissional.

Valorizamos as empresas, os profissionais e as práticas que são referência para a área.

Proporcionamos espaços de diálogo, de troca de informações e experiências entre os pares - em âmbito nacional e internacional.


Prêmio Aberje: A mais tradicional premiação do setor, que reconhece as melhores práticas da Comunicação Empresarial Brasileira.

PUA - Prêmio Universitário Aberje: Desafio de cases para o público universitário.

International Aberje Awards: Prêmio que reconhece trabalhos acadêmicos estrangeiros centrados em pesquisas sobre a América Latina.

Educação e Carreira

Oferecemos formação e atualização constante para os comunicadores.


Eventos e Cursos

MBA em Gestão da Comunicação Empresarial

Cursos Internacionais

Cursos In Company

Painel Profissional

Conteúdo

Produzimos e compartilhamos conhecimento da área, promovendo debate das principais questões da Comunicação Empresarial.


CMR – Centro de Memória e Referência: O primeiro acervo voltado para a Comunicação Empresarial da América Latina.

Aberje Editorial: Editora com publicações voltadas para as teorias e práticas do setor.

DATABERJE: Instituto Aberje de Pesquisa que realiza pesquisas voltadas para a área da Comunicação Organizacional.

Revista Comunicação Empresarial: Publicação trimestral que aborda os principais temas que influenciam as empresas e suas estratégias de comunicação.

Plataforma de Comunicação: Portal digital com conteúdo essencial para o comunicador.

diretoria
documentos

Diretor Presidente

Paulo Nassar Professor Livre-docente da ECA-USP

Diretor Geral

Hamilton dos Santos Diretor Geral da Aberje

PRESIDENTE DO CONSELHO
DELIBERATIVO

Gislaine Rossetti LATAM, Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade

VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO
DELIBERATIVO

Paulo Braz Pereira Junior Bayer, Diretor de Comunicação

Conselho Deliberativo

  • x

    • André Luiz Senador

    • Volkswagen do Brasil, Diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
    André Senador, Diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil, é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero com mestrado na área de comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua desde 2008 na Volkswagen do Brasil como Diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa e membro do comitê executivo da empresa. Desde outubro de 2013, também é Diretor do Capítulo Aberje ABCD. Em sua trajetória gerenciou o departamento de Comunicação Social na BASF do Brasil, onde trabalhou entre 1987 e 1997, e foi Diretor de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil entre 1997 e 2008.

    • Antonietta Varlese

    • AccorHotels, Vice Presidente de Comunicação e Sustentabilidade
    Antonietta Varlese, tem mais de 20 anos de experiência e trabalha na comunicação da AccorHotels desde 2008 como vice-presidente de comunicação e responsabilidade social corporativa. Atualmente, gerencia a estratégia para 9 países e 300 hotéis em toda a região e recentemente foi premiada com uma das 10 Pessoas de Comunicação no Brasil pela Aberje. Antes de ingressar na AccorHotels, ela trabalhava na British American Tobacco (BAT) como head global de estratégia e planejamento, na sede da empresa, em Londres. Antonietta também trabalhou na Itália com a BAT como head de comunicação e integração, durante um período de fusão da empresa. Antonietta tem bacharel em Jornalismo, MBA em Marketing e extensões pelas Universidade de Siracusa e Universidade de Artes de Londres.

    • Cassia Cinque

    • Vale, Gerente Geral de Comunicação
    Cassia Cinque é formada em Relações Públicas pela PUC-MG, com pós-graduação em Cidade e Território, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e em Gestão de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou sua carreira na Fundação Dom Cabral, passando pelos Diários e Emissoras Associados. Está na Vale desde 2005.

    • Claudio Luiz de Viveiros

    • Wilson Sons, Gerente de Relações Institucionais
    Claudio Luiz de Viveiros é Diretor Executivo da CBC - Câmara Brasileira de Contêineres Transporte Ferroviário e Multimodal – , Membro da Câmara de Logística Integrada da AEB - Associação de Comercio Exterior do Brasil , presidente do Conselho da Rio Voluntario , Diretor de Comunicação e Parcerias do CBVE - Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial , Coordenador da Comissão de Responsabilidade Social do IBP Instituto Brasileiro de Petróleo e Biocombustíveis, Membro do Grupo de Trabalho de Empresas e Direitos Humanos do Instituto Ethos e Membro da Frente de Trabalho pela Educação do Pacto Global.

    • Cristiana Brito

    • BASF, Diretora de Relações Institucionais
    Cristiana Brito, com mais de 25 anos de experiência nos segmentos de marketing e comunicação, além de um profundo conhecimento sobre iniciativas relacionadas à responsabilidade social, Cristiana tem entre suas principais atribuições no cargo a gestão de reputação da BASF junto aos stakeholders internos e externos de acordo com a estratégia corporativa global e regional.Em sua trajetória profissional, Cristiana teve experiências internacionais na SAP e, antes disso, Klabin e HP. Graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Cristiana Brito é pós-graduada em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    • Eraldo Carneiro

    • Petrobras, Gerente de Identidade Corporativa e Marcas
    Eraldo Carneiro é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Recursos Humanos pela Universidade Católica de Salvador e MBA em Marketing pela USP, responde agora por mais uma importante atividade, além de sua carreira como Gerente de Comunicação Internacional da Petrobras e professor dos cursos de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM.

    • Fernando Egydio Martins

    • Brookfield, Diretor de Comunicação
    Fernando Egydio Martins iniciou sua carreira no Banco Itaú, onde trabalhou por dez anos, dos quais dois em Londres e um em Nova York. Foi diretor do Banco Real Investimentos responsável pelas áreas de Corporate Finance e Financiamentos e tb a diretoria de distribuição dos Fundos de Investimentos a clientes do varejo. Implantou a diretoria de Postos de Atendimento Bancário no banco comercial, compreendendo uma rede de 700 PABs em todo o Brasil. Com a aquisição do Banco Real pelo ABN AMRO, em 1998, foi designado Diretor Executivo de Marca, Marketing e Comunicação Corporativa. Com a aquisição do Banco Real/ABN AMRO pelo Banco Santander, em março de 2008, foi nomeado Vice-Presidente Executivo de Marca, Marketing e Comunicação Corporativa do Banco Santander Brasil, onde ficou até março de 2012. Formado em administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Cursou o programa “ODYSSEY: School for the Second Half of Life” na Harvard Business School,2002.

    • Francisco de Assis Nunes Bulhões

    • Grupo CCR S/A, Diretor de Comunicação e Sustentabilidade
    Francisco de Assis Nunes Bulhões Diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo CCR S/A. É responsável pelas diretrizes, políticas e investimentos em publicidade e programas de comunicação corporativa para o fortalecimento da imagem da companhia e das suas respectivas unidades de negócios, além dos investimentos em projetos culturais, sociais, ambientais e esportivos, com aplicação de recursos próprios e por meio das leis de incentivo fiscal. Formado em arquitetura e urbanismo, possui MBAs de marketing de serviços, pela FIA/USP - 2002, e de Geração de Valor para Acionistas e Executivos, da FGV/USP - 2000. Também cursou Gestão de Negócios, pela FGV/SP – GVPEC – 1994.

    • Hélio Muniz

    • Avon Cosméticos, Diretor de Comunicação
    Hélio Muniz, ex-diretor de Comunicação na Arcos Dorados – McDonald’s Brasil, assumiu a diretoria de Comunicação da Avon, em janeiro de 2016. Anteriormente, Muniz atuava na Gol, onde também era diretor de Comunicação. Jornalista de formação, Muniz iniciou sua carreira na mídia impressa, como O Globo e Jornal do Brasil. Foi na Tapioca Comunicação o começo de sua carreira na comunicação corporativa, seguida pela Gol, McDonald’s e, atualmente, pela Avon.

    • Luciana Coen

    • SAP, Diretora de Comunicação Corporativa
    Luciana Coen, atua na SAP Brasil desde 2011 e anteriormente ocupava a posição de gerente de comunicação externa. Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica, antes de iniciar sua carreira corporativa, atuou como repórter e editora executiva de importantes publicações de Tecnologia da Informação, entre elas as revistas Computerworld e CIO Magazine Brasil e InformationWeek Brasil. Além disso, também passou pela redação do jornal O Estado de São Paulo, onde foi editora assistente. Luciana possui especialização em Corporate Affairs, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e se graduou em 2013 pelo Curso Internacional de Comunicação Empresarial pela Aberje/Syracuse University (Nova Iorque).

    • Marcela Porto

    • Suzano Papel e Celulose, Gerente Executiva de Comunicação
    Marcela de Macedo Porto Mello, Gerente Executiva de Gestão da Comunicação da Suzano Papel e Celulose e Superintendente do Instituto Ecofuturo, formada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em Gestão de Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas, é executiva do Grupo Suzano há mais de 7 anos, sendo também responsável pelos Assuntos Corporativos da Suzano Holding. Anteriormente, atuou por 4 anos na Patri Políticas Públicas, tendo acumulado mais de uma década de experiência na gestão de relacionamentos institucionais e na gestão de parcerias entre os setores público, privado e terceiro setor.

    • Marcelo Bicalho Behar

    • JNatura, Diretor de Assuntos Corporativos
    Marcelo Bicalho Behar, Diretor de Assuntos Corporativos da Natura, é graduado em Ciências Sociais e em Direito, ambos pela Universidade de São Paulo. Trabalhou em 2000 como jornalista do Caderno Mundo do jornal Folha de São Paulo. Foi assessor especial e chefe-de-gabinete do Ministro da Justiça de 2003 a 2007, responsável pela coordenação da Campanha Nacional do Desarmamento. De 2007 a 2009 foi Secretário-Executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Em 2009 exerceu a advocacia e, no mesmo, ano assumiu a Diretoria Corporativa de Relações Institucionais da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), posição que ocupou até novembro de 2013, quando ingressou na Natura.

    • Mario Augusto Laffitte

    • Samsung, Vice Presidente de Marketing e Assuntos Corporativos
    Mario Augusto Laffitte, Vice-presidente de Marketing e Assuntos Institucionais da Samsung para a América Latina, está na Samsung desde dezembro de 2013. Lidera atualmente as atividades da líder global em tecnologia nas áreas de Marketing, Comunicação Corporativa, Responsabilidade Social nas sete subsidiárias da companhia na América Central e do Sul (localizadas no México, Panamá, Colômbia, Peru, Brasil, Argentina e Chile). Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Paraná e com pós-graduação em Gestão pela FGV, o executivo atua nas áreas de Marketing, Comunicação e Vendas há mais de 15 anos. Em sua trajetória profissional, assumiu cargos de gestão em importantes empresas, entre elas destaque para o setor automobilístico.

    • Nelson Silveira

    • GM Brasil, Diretor de Comunicação
    Nelson Silveira foi nomeado Diretor de Comunicação Social da General Motors do Brasil em 1 de Julho de 2015, assumindo a responsabilidade sobre as atividades de Comunicação Externa, Interna e Relações Públicas da empresa. Antes de assumir esta posição, Silveira era Gerente de Comunicação da GM do Brasil, liderando de Agosto de 2009 a Junho de 2015 as atividades de Comunicação Externa da empresa no país. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas em 1987, Silveira concluiu o Mestrado em Antropologia Social pela mesma instituição em 1991. Em 2013, participou do curso “GM Emerging Leaders” da Harvard Business School.

    • Odete Duarte

    • Rhodia, Diretora de Comunicação Corporativa
    Odete Duarte é formada em Relações Públicas pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP, pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM e, em 2004, concluiu especialização em Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas. Cursou o Programa Internacional de Comunicação Empresarial pela Aberje/Syracuse University. Trabalhou em empresas de como Grupo Ultra, Grupo Algar, Mercedes-Benz e Pharmacia (hoje Pfizer). Em 2004, assumiu a diretoria de Comunicação Corporativa para América Latina da Rhodia e mais recentemente a direção do Instituto Rhodia, entidade sem fins lucrativos que visa a implantação de projetos sociais na área de Educação.

    • Rosana Aguiar

    • Embraer, Diretora de Gestão da Cultura e Comunicação Interna
    Rosana Aguiar é graduada em Comunicação Social com pós-graduação em gestão empresarial na Fundação Getulio Vargas, também cursou o Programa Internacional de Comunicação Empresarial pela Aberje/Syracuse University. Tem vasta experiência na área, tendo liderado os departamentos de Gestão da Marca, Marketing Promocional e Bem-estar na Embraer, onde atualmente é responsável pela gestão global das áreas de Cultura Organizacional e Comunicação Interna, além de compor o Conselho Deliberativo do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa.

    • André Luiz Senador

    • Volkswagen do Brasil, Diretor de Assuntos
      Corporativos e Relações com a Imprensa

    • Antonietta Varlese

    • AccorHotels, Vice Presidente de Comunicação e Sustentabilidade

    • Cassia Cinque

    • Vale, Gerente Geral de Comunicação

    • Claudio Luiz de Viveiros

    • Wilson Sons, Gerente de Relações Institucionais

    • Cristiana Brito

    • BASF, Diretora de Relações Institucionais

    • Eraldo Carneiro

    • Petrobras, Gerente de Identidade Corporativa e Marcas

    • Fernando Egydio Martins

    • Brookfield, Diretor de Comunicação

    • Francisco de Assis Nunes Bulhões

    • Grupo CCR S/A, Diretor de Comunicação e Sustentabilidade

    • Hélio Muniz

    • Avon Cosméticos, Diretor de Comunicação

    • Luciana Coen

    • SAP, Diretora de Comunicação Corporativa

    • Marcela Porto

    • Suzano Papel e Celulose, Gerente Executiva de Comunicação

    • Marcelo Bicalho Behar

    • Natura, Diretor de Assuntos Corporativos

    • Mario Augusto Laffitte

    • Samsung, Vice Presidente de Marketing e Assuntos Corporativos

    • Nelson Silveira

    • GM Brasil, Diretor de Comunicação

    • Odete Duarte

    • Rhodia, Diretora de Comunicação Corporativa

    • Rosana Aguiar

    • Embraer, Diretora de Gestão da Cultura e Comunicação Interna

Conselho Fiscal & Consultivo

  • Conselho Fiscal

  • JeanFrançois Hue

    Spyrals, diretor
  • Luiz Márcio Ribeiro Caldas Júnior

    Caldas Junior Comunicação Empresarial, diretor
  • Rosangela dos Santos Coelho

    Samarco, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade
  • Conselho Consultivo

  • Alberto Augusto Perazzo

    - FIDES, membro do conselho permanente
  • Carlos Eduardo Bindi

    - Grupo Etapa, diretor e educador
  • Carlos Vogt

    - Secretaria de Desenv. Econômico, Ciência e Tec., assessor especial do governador
  • Celia Picon

    - Votorantim Industrial, Diretora
  • Davide Ravasi

    - Università Bocconi, Milão, Itália, PhD professor
  • Eugênio Bucci

    - IEA – USP, Instituto de Estudos Avançados, pesquisador e ECA – USP, Escola de Comunicações e Artes, professor doutor
  • Firmin António

    - Accor América Latina, presidente de honra
  • Gary Grates

    - Principal of W20 Group
  • Gilberto Galan

    - Galan & Associados, diretor
  • João Rodarte

    - Grupo CDN - Companhia de Notícias, fundador e presidente
  • Jorge Cajazeira

    - Diretor de Relações Institucionais e Certificações na Suzano Papel e Celulose S.A.
  • José Eduardo Gonçalves

    - Conceito Comunicação, presidente
  • Kalil Cury Filho

    - Presidente da Partner Desenvolvimento
  • Luiz Eduardo Osorio

    - CPFL Energia, Vice-Presidente Jurídico e de Relações Institucionais da CPFL Energia
  • Luiz Gonzaga Bertelli

    - Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE, presidente
  • Luiz Henrique Proença Soares

    - Instituto Via Pública, diretor adjunto de Planejamento Geral e coordenador de Projetos Institucionais
  • Madelyn Blair

    - Kent StateUniversity, professora
  • Marco Simões

    - Ccaps Localization, Partner
  • Marcos Jank

    - ICONE – Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais, fundador
  • Margarida M. Krohling Kunsch

    - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, professora titular
  • Maria Ignez Mantovani Franco

    - Diretora Expomus – Exposições, Museus, Projetos Culturais
  • Maria Russell

    - S.I.Newhouse School of Public Communications, Syracuse University, diretora de programa executivo em Comunicação Corporativa
  • Mario Ernesto Humberg

    - CL-A Comunicações, Presidente
  • Nelson Krahenbuhl Salgado

    - EMBRAER, Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade
  • Nemércio Nogueira Santos

    - Nemércio Nogueira Consultoria, Consultor de Empresas e Diretor do Instituto Vladimir Herzog
  • Oscar Hipólito

    - Diretor Geral Acadêmico | Chief Academic Officer ,Laureate International Universities
  • Pedro Luiz Passos

    - Natura Cosméticos, copresidente do Conselho de Administração e vice-presidente da Fundação Nacional da Qualidade
  • Renato Gasparetto Jr. -

    Diretor Corporativo de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social da Gerdau
  • Renato Janine Ribeiro

    - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor titular
  • Ricardo Viveiros

    - Ricardo Viveiros & Associados, Presidente
  • Roberto DaMatta

    - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, professor titular e Universidade de Notre Dame, EUA, professor emérito, Antropólogo
  • Rubens Naves

    - Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, conselheiro consultivo
  • Ruy Altenfelder

    - CIEE, Conselho de Administração, presidente
  • Stefano Rolando

    - Libera Università di Lingue e Comunicazione - IULM, Milão, Itália e presidente do Club of Venice, PhD professor
  • Dr. Terry Flynn

    - Assistant Professor, Communications Management, McMaster Universityr