Ypê lança Relatório de Impacto e reforça protagonismo da agenda ESG

No final de junho, a Ypê lançou seu Relatório de Impacto. Mesmo sendo uma empresa de capital fechado, a companhia publica voluntariamente seus indicadores desde 2021, reforçando seu compromisso com a transparência, a consistência e a responsabilidade corporativa.
“Sabemos que a atividade humana gera impacto, mas acreditamos que é possível fazer diferente, com respeito, inovação e compromisso de longo prazo. O nosso Relatório de Impacto 2024 mostra que sustentabilidade, para a Ypê, não é discurso: é prática diária, construída com consistência, humildade e parceria”, comentou Waldir Beira Junior, CEO da Ypê.
Entre os destaques da edição 2024 estão projetos de inovação sustentável que promoveram a retirada de cerca de 2 mil toneladas de plástico por ano do meio ambiente, por meio da redução da gramatura das embalagens do detergente lava-louças, o produto de maior volume da companhia. Outro exemplo de impacto é o The Voice Ypê, programa de escuta ativa de colaboradores que gerou, em 2024, a reutilização de 569,14 toneladas de papelão, reduzindo em mais de 80% o consumo anual do material e ampliando o ciclo de vida das embalagens. A iniciativa reforça o papel da Ypê na promoção da economia circular e no engajamento da força de trabalho em soluções sustentáveis, a partir da escuta genuína dos seus colaboradores.
A empresa também avançou na substituição de combustíveis fósseis por biomassa em dois de seus complexos fabris, o que evitou a emissão de mais de 50 mil toneladas de CO₂, além de ampliar o uso de modais logísticos de baixo carbono, como ferrovia e cabotagem.
Na frente social, a Ypê destacou o apoio a instituições como o Serviço Espírita de Proteção à Infância (SEPI), que já atendeu 620 crianças com foco em educação infantil, e a Associação TUCCA, que em 2024 realizou mais de 20 mil atendimentos ambulatoriais, quase 10 mil sessões de quimioterapia e mais de 2 mil internações hospitalares para crianças e adolescentes com câncer. O Programa de Voluntariado da Ypê também ganhou força, com destaque para a mobilização em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, que resultou na doação de 277 toneladas de produtos de higiene e limpeza, 238 mil litros de água, 2 mil colchões e 4.900 cobertores.
O Relatório de Impacto está disponível neste link.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































