Ypê lança Relatório de Impacto e celebra resultados positivos de iniciativas ASG
Dados expressivos que reforçam o propósito de construir um mundo melhor marcam o Relatório de Impacto 2023 da Ypê, empresa 100% brasileira e líder em importantes segmentos de higiene e limpeza do país. A publicação, apresentada nesta segunda-feira (01) durante o evento “Caminhos ASG: Conexões Sustentáveis”, em São Paulo (SP), é disponibilizada de maneira voluntária pelo terceiro ano consecutivo traz os principais resultados das ações realizadas em suas operações e em parceria com renomadas instituições, fortalecendo o compromisso da companhia com a transparência, a promoção do bem-estar das pessoas e a preservação dos recursos naturais.
No encontro promovido pela Ypê, além da apresentação das principais iniciativas de impacto positivo desenvolvidas pela empresa, também foi realizada uma roda de conversa com a participação de Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, Gabriela Rozman, gerente sênior de Direitos Humanos e Trabalho no Pacto Global da ONU e Daniela Garcia, CEO do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. A conversa foi mediada por Pedro Rubião, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Ypê.
“As ações de impacto desenvolvidas pela Ypê ao longo de 2023 são, em boa parte, fundamentadas no nosso estímulo à inovação, ao desejo de atender às expectativas dos consumidores e a trabalhar incansavelmente pela construção de um mundo melhor. Iniciativas que atestam o papel da Ypê como impulsionadora dos temas ASG no ecossistema industrial brasileiro, inspirando outras empresas a trilharem o mesmo caminho”, explica Gustavo de Souza, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Ypê.
Na percepção de Daniela Garcia, do Capitalismo Consciente, o momento atual é de transformação. “Estamos no momento de adequação de uma nova rota. Diante desse cenário, precisamos estimular a liderança a olhar para o impacto social, pois acredito que antes de qualquer ação, primeiro vem a consciência, o despertar para a busca do lucro com propósito”, disse.
Nessa direção, a Ypê vem desde a sua fundação, trabalhando com o propósito de contribuir para a construção de um mundo melhor. Com sólidas iniciativas em suas operações e em parceria, a empresa tem como temas prioritários: água, energia e clima, uso de materiais sustentáveis, ética, responsabilidade socioambiental e consumo consciente.
Já Caio Magri, do Instituto Ethos, reforçou durante sua participação o importante papel das empresas no combate às desigualdades no Brasil, além de trazer um panorama geral sobre a atuação do instituto na construção de um ambiente mais ético e integro no ecossistema empresarial brasileiro. “Vivemos em um país que está entre os 10 mais desiguais do mundo. Um dos nossos desafios é ter uma sociedade mais tolerante, aberta, inclusiva e democrática. Do ponto de vista real de mudança, o Pró-Ética, assim como o Pacto Brasil, lançado pela CGU, por exemplo, trazem resultados importantes, como a integridade e a transparência. Ser signatário destas iniciativas é uma das formas de contribuir para a melhora na Governança das empresas e para o enfrentamento da corrupção”.
A Ypê recebeu pela segunda vez consecutiva, o reconhecimento como empresa Pró-Ética 2022-2023. A empresa é a única do setor de limpeza a conquistar a certificação. A conquista atesta o compromisso público da empresa em favor da ética nos negócios e do combate à corrupção.
A representante do Pacto Global da ONU, Gabriela Rozman, enfatizou que o Pacto busca engajar empresas para olharem para si, e em como dentro de sua operação conseguem gerar impacto na sociedade e meio ambiente. “Quando se tem o olhar para a desigualdade social, especialmente no Brasil, com inúmeros recortes possíveis, nós conseguimos ter as intervenções empresariais como caminhos possíveis e mais interessantes para mudarmos o mundo”.
Ela mencionou a tragédia do Rio Grande do Sul, onde a população vulnerável foi a que sofreu mais perdas. De acordo com a pesquisa Datafolha, 47% das famílias com renda de até dois salários mínimos relataram prejuízos econômicos. Pedro Rubião falou sobre a importante da ação realizada recentemente com patrocínio da empresa e 2.500 kits de produtos de limpeza da marca. A iniciativa foi considerada “A Maior Faxina da História’, que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas, entre militares e voluntários de todo o país, para limpar mais de 100 casas atingidas pelas enchentes. Além disso, a Ypê fez 3,5 milhões em doações, 269 toneladas de produtos, 238 mil litros de água, 2 mil colchões, e tem prestado apoio logístico a diversas ações realizadas pela CUFA.
Destaques do Relatório
No setor de energia limpa, em parceria com a Casa dos Ventos, a empresa investiu cerca de R$ 250 milhões na autoprodução de energia eólica, iniciativa que reforça a sua contribuição para a transição energética brasileira. Em 2023, em ações de Reflorestamento Ambiental, a Ypê também aprovou o investimento para o plantio de 25 mil mudas voltadas à restauração de 16 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) perto de Amparo (SP), ação que integra o projeto Plantar Vida, que tem o objetivo de fortalecer a segurança e a resiliência hídrica da bacia do Rio Camanducaia, somado à mitigação de riscos climáticos, à ampliação da biodiversidade local e à melhoria da quantidade e da qualidade da água. Outras iniciativas voltadas à redução das emissões de GEEs e do consumo de insumos, à reutilização de caixas de papelão e ao monitoramento da qualidade da água dos rios também são destacadas no documento.
No pilar social, com foco em educação, a parceria com o Instituto Brasil Solidário impactou 42 mil estudantes em 110 escolas, formando 523 educadores no projeto Jogos de Educação Financeira, nas comunidades onde a Ypê está inserida, como Amparo e Salto, em São Paulo, Simões Filho (BA) e Itapissuma (PE). Entre outras ações de impacto desenvolvidas pela empresa estão o aporte de R$ 2,5 milhões a instituições dedicadas ao tratamento de jovens com câncer e à formação cidadã de crianças, somado à oferta de atrações culturais e a doações de mais de 50 toneladas de produtos de higiene e limpeza a 44 instituições.
“Desde a sua fundação, a Ypê conta com um sólido histórico de sustentabilidade como bússola, honrando os princípios que foram a base do nosso fundador, para seguirmos levando produtos de alto desempenho, práticos, sustentáveis e acessíveis para mais de 95% dos lares brasileiros. Nessa direção, destaco a nossa adesão ao Pacto Global da ONU, que possibilita a institucionalização do alinhamento das nossas ações com os Dez Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção que pautam as atividades da iniciativa”, diz Pedro Rubião.
Para acessar o relatório completo: Link
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados