XP adquire participação estratégica na Suno
Parceria irá ampliar o acesso a conteúdos sobre o mercado financeiro a milhões de pessoas e potencializar o desenvolvimento da Suno Asset
A XP Inc. (Nasdaq: XP) anuncia a celebração de acordo para aquisição de uma participação minoritária estratégica no Grupo Suno, envolvendo a Suno Research, Suno Asset, entre outras frentes de conteúdo, dados e análise sobre o mercado financeiro. A parceria irá ampliar o acesso a conteúdos sobre o mercado financeiro a milhões de pessoas e potencializar o desenvolvimento da Suno por meio do ecossistema da XP Inc., acelerando, principalmente, o crescimento da Suno Asset.
Fundada em 2016, a companhia elabora conteúdos gratuitos, por meio de análises, notícias, livros, cursos, entre outros, e pagos, como relatórios, carteiras recomendadas e consultoria, distribuídos por meio de um ecossistema digital único e alguns dos maiores influenciadores de finanças do Brasil. Além disso, a Suno lançou em 2021 uma gestora de recursos independente própria, a Suno Asset, que vem apresentando ritmo de crescimento exponencial.
Para a XP Inc., a parceria fortalece a oferta de conteúdos e produtos financeiros de qualidade e isentos, potencializando o alcance por meio de suas marcas, que, além da própria XP, inclui as plataformas da Rico, Clear, IM+ e a escola de investimentos Xpeed. Já para a Suno, a transação será estratégica para acelerar o crescimento, a partir da sociedade com a maior empresa de investimentos do país, com mais de 3,3 milhões de clientes.
“A parceria com uma das mais expoentes casas de conteúdo, análise e gestão do mercado abre caminho para potencializar a experiência de investidores de todas as plataformas. É a união da maior empresa brasileira de investimentos com a maior autoridade independente sobre finanças no mundo digital do Brasil, com o objetivo de empoderar e facilitar a tomada de decisão do investidor em todas as frentes”, diz Karel Luketic, sócio e diretor executivo da XP Inc.
A Suno possui cerca de 280 colaboradores, que trabalham em múltiplas frentes para garantir a produção de conteúdos de finanças e produtos financeiros de primeira, além de uma experiência única, com mais de 150 mil clientes em suas plataformas e uma audiência de mais de 12 milhões de pessoas em seus portais e 6 milhões de seguidores em suas diferentes redes sociais.
“Pouca gente sabe disso, mas a ideia da Suno nasceu praticamente dentro da Infomoney, quando eu produzia conteúdos voltados para o investidor de longo prazo lá. Agora, com esta parceria estratégica, quem mais ganha é o investidor brasileiro. Unir a comprovada inteligência de mercado da Suno com a capilaridade e distribuição da XP Inc., que permitirá ao investidor ter uma experiência sem paralelo.”, diz Tiago Reis, fundador da Suno.
A governança estabelecida entre as duas empresas garante à Suno total independência na sua atuação em todas as frentes. O fechamento da operação está sujeita a determinadas condições precedentes usuais nesse tipo de transação.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasPaulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação Financeira