PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
02 de dezembro de 2019

Planin divulga pesquisa global sobre índice de confiança de CEOs

Thalita Dominato
THALITA DOMINATO
 
  • COMPARTILHAR:

A Planin, agência associada da Aberje, em conjunto com The Worldcom Public Relations Group, divulga o relatório anual sobre a confiança dos líderes empresariais globais. De acordo com o relatório anual The Worldcom Confidence Index 2019, a confiança despencou em 2019. 

Mais de 58.000 executivos do mundo, entre CEOs e líderes de marketing, indicaram que a confiança geral caiu mais de 20%, com índices mais significativos nos Estados Unidos (51%) e na China (21%). O Japão resistiu à tendência, passando do último para o primeiro país no Índice de Confiança, com um aumento de 74%. “Altos níveis globais de incerteza, como conversas sobre guerras comerciais entre os Estados Unidos e China, impactam as percepções de líderes empresariais. Por isso, a pesquisa mostra que acordos e tarifas globais de comércio estão prejudicando a confiança global de líderes empresariais em praticamente todos os países do mundo”, diz Roger Hurni, Presidente Global do Worldcom Public Relations Group – que é uma rede internacional de agências, representada no Brasil pela Planin. “Desde nosso último relatório de 2018, líderes enfrentaram conflitos internacionais como o Brexit, protestos em Hong Kong, a proliferação do aquecimento global, a fome e o ressurgimento de doenças como o sarampo. Essa combinação de fatores pode ajudar a explicar a queda drástica nos níveis de confiança.”

Neste ano, foi contratada uma empresa de pesquisa de mercado que usa inteligência artificial para rastrear e interpretar conteúdos de mídias sociais. O relatório deste ano analisou dados de milhares de líderes empresariais, mostrando como suas opiniões e intenções mudaram ao longo do tempo. “Usamos tecnologias inovadoras para produzir a pesquisa, que contou com inteligência artificial para monitorar o que pensam os líderes das maiores nações do mundo”, afirma a brasileira Angélica Consiglio, CEO da Planin e responsável internacionalmente pela gestão de conhecimento do Worldcom Public Relations Group.         

Além da confiança global, o relatório analisa a importância de públicos específicos e os níveis de confiança que os executivos precisam ter para alcançar esses públicos. Em 2018, os CEOs estavam mais preocupados em alcançar clientes, gerando vendas. Em 2019, porém, os entrevistados estão 160% mais preocupados com os influenciadores do que estavam há um ano. “O crescimento desse público pode demonstrar que os líderes começam a peceber o valor do apoio de influenciadores para ajudá-los a navegar em tempos incertos”, diz Hurni.

Outra importante questão que preocupa presidentes e diretores de marketing é a retenção de funcionários. Os líderes têm pouca confiança em suas habilidades para reter talentos e identificam falhas na capacitação contínua de seus profissionais. Esse é apenas um dos cinco problemas relacionados a colaboradores que aparecem nos seis principais tópicos discutidos globalmente, que incluem a migração econômica como motivo de preocupação global. “Assim como no ano passado, o que mantém os CEOs acordados à noite é a retenção dos melhores talentos. Neste ano, indicam que precisam mais do que nunca garantir que possuem funcionários com as habilidades certas para um novo ambiente de trabalho dinâmico e em constante evolução”, afirma o Presidente Global. “O que também fica claro no relatório é que os benefícios do emprego precisam fazer parte de uma estratégia de atração e retenção.”

O relatório Worldcom Confidence Index destaca preocupações em 23 tópicos. Entre os principais destaques estão:

1º – Os níveis de confiança têm queda de 21%

2º – Influenciadores tornam-se principal público de atenção dos líderes

3º – Os tópicos relacionados a funcionários dominam as prioridades dos líderes

4º – Os líderes têm preocupações com imagem e a reputação das marcas, além de sua capacidade de protegê-la diante de situações de crise

5º – Os acordos e tarifas comerciais globais prejudicam a confiança dos líderes globais

6º – A confiança diminui a capacidade de satisfazer os clientes

7º – Eventos como aquecimento global impactam os níveis de confiança dos líderes

8º – Governo e órgãos legisladores são motivo de preocupação

9º – Há uma mudança de atitude em como os líderes políticos se comunicam nas mídias sociais

10º – O cibercrime não é mais um motivo de preocupação global, mas um grande problema para os líderes sul-americanos

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.