VW faz parceria com Finep para projetos de Inovação e Sustentabilidade
A Volkswagen do Brasil assinou contrato com a Finep para captação de recursos a serem investidos em um Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade visando a continuidade do desenvolvimento de pesquisas e projetos em descarbonização, Indústria 4.0 para sustentabilidade, transformação digital e eletrônica embarcada em seus veículos. No valor de R$ 259 milhões, a linha de crédito adquirida pela Volkswagen do Brasil junto à Finep é Top 10 entre as maiores operações feitas para empresas na história de 56 anos da Finep e a maior operação da agência pública nos últimos dois anos (base 2022 e 2023).
A Finep é uma agência pública brasileira de financiamento de pesquisas e projetos voltados à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. A Finep é vinculada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).
“A parceria inédita entre a Volkswagen do Brasil e a Finep é muito importante para acelerarmos o nosso Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade, também alinhado à estratégia global da Volkswagen Way to Zero para neutralização de carbono até 2050. Com pesquisas e projetos inovadores nas áreas de descarbonização, Indústria 4.0 para sustentabilidade, transformação digital e eletrônica embarcada em veículos, a Volkswagen do Brasil incentiva a transformação do setor automotivo rumo a um modelo ainda mais sustentável, com maior eficiência energética, tecnologia, digitalização e segurança. Temos o compromisso de evoluir continuamente em processos e produtos, trazendo avanços para a Volkswagen, seu portfólio de veículos e beneficiando a sociedade e o planeta”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
“O financiamento à Volkswagen do Brasil está alinhado com as políticas de neoindustrialização e de transição ecológica do Governo Federal, aumentando a competitividade do setor automotivo e reduzindo as emissões de carbono por meio da inovação. O apoio da Finep se destinará à estratégia de descarbonização da Volkswagen do Brasil e ao desenvolvimento de alta tecnologia em digitalização e conectividade aplicada ao setor automotivo, trazendo benefícios para a sociedade, o meio ambiente e toda a cadeia automotiva, incluindo os setores de mobilidade e logística”, diz Celso Pansera, presidente da Finep.
VW investe em descarbonização, tecnologia e transformação digital
O Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil visa desenvolver pesquisas, projetos e evoluir ainda mais em três frentes nas quais a empresa já atua: ‘Descarbonização’, ‘Indústria 4.0 para Sustentabilidade’ e ‘Transformação Digital de Processos & Eletrônica Embarcada’.
O pilar ‘Descarbonização’ inclui as atividades, processos e tecnologias para reduzir a pegada de carbono dos veículos em todo o ciclo de vida, entre os quais o desenvolvimento do Way to Zero Center para gerenciamento de CO2 e de pesquisas que possam gerar ações vinculadas aos veículos para atingir sua neutralidade em carbono. Localizado na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), o Way to Zero Center fomenta a inovação e a geração de conhecimento científico e tecnológico na área da mobilidade de baixo carbono, inclusive biocombustíveis. A iniciativa abre oportunidades para a indústria como um todo, pois ao investir em pesquisa e desenvolvimento, promove o networking com troca de informações que fortalecem o setor de energia renovável no Brasil.
As pesquisas ampliam a base tecnológica para desenvolver alternativas inovadoras e com vocação nas especificidades da Região América do Sul que permitam alcançar, localmente, a meta global da Volkswagen para neutralização de carbono até 2050 (estratégia Way to Zero). Entre os estudos estão, por exemplo, pesquisas relacionadas a células de combustível a etanol para produção de energia elétrica (bioeletrificação) visando conhecer a viabilidade de inserir essa fonte renovável de energia na estratégia de mobilidade elétrica dos modelos Volkswagen em regiões onde a tecnologia faz sentido.
O compromisso com a ‘Descarbonização’ também impacta positivamente a sociedade. Ao investir em pesquisas para veículos mais eficientes e em tecnologias embarcadas mais sustentáveis, a Volkswagen do Brasil fomenta o desenvolvimento local de novas competências, bem como de novas oportunidades e modelos de negócio necessários para a construção de um ecossistema de mobilidade livre do carbono para todos.
A frente de ‘Indústria 4.0 para Sustentabilidade’ contempla o desenvolvimento de novas tecnologias para aumentar a eficiência e reduzir ainda mais a pegada de carbono no processo produtivo da fábrica Anchieta.
No pilar de ‘Transformação Digital de Processos & Eletrônica Embarcada’ estão previstos o desenvolvimento de novas tecnologias inovadoras e acessórios eletrônicos, o investimento em soluções de transformação digital para processos operacionais, entre outros projetos. O foco em digitalização e conectividade acelera ainda mais a transformação da empresa e dos produtos.
Ao avançar na ‘Transformação Digital de Processos & Eletrônica Embarcada’, a Volkswagen do Brasil está impulsionando o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que aumentarão ainda mais a eficiência, sustentabilidade, segurança, conectividade, inteligência e conforto de seus veículos.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicação