29 de agosto de 2018

Votorantim lança app para ajudar a decidir voto

Como parte da comemoração de seu centenário, a Votorantim – empresa associada da Aberje – lança um aplicativo para ajudar os eleitores nas próximas eleições, o Guia do Voto. O envolvimento com o projeto se dá especialmente por meio do Instituto Votorantim, braço filantrópico da companhia. O objetivo da empresa, nesse centenário, é reforçar o comprometimento com o futuro do Brasil— principalmente por meio de atuação em assuntos relacionados à educação e cidadania.

O Guia do Voto promete ajudar o eleitor a encontrar o partido que mais combina com suas convicções e visões de mundo. Atualmente, ele conta com duas diferentes etapas. A primeira serve para testar os conhecimentos do cidadão sobre o processo e a legislação eleitoral. O segundo, por sua vez, para ajudar quem vai votar a encontrar o melhor “match” entre os partidos — no futuro, candidatos também serão uma opção, além dos partidos. “Escolher em quem votar será a decisão mais importante de muitos brasileiros neste ano”, afirmou Raquel Leite, da área de gestão de programas do Instituto Votorantim, em uma apresentação sobre o aplicativo em um almoço comemorativo do centenário da empresa.

Na apresentação, o CEO da Votorantim, João Miranda, ainda ressaltou a importância da democracia brasileira ao relembrar o caminho que a empresa percorreu ao longo dos últimos 100 anos. O executivo lembra que o guia é completamente apartidário e ideologicamente neutro.Durante o processo de uso do Guia do Voto, que foi criado em parceria com o cientista político Humberto Dantas, o usuário pode dizer quais são as prioridades para o país em sua opinião, entre áreas como combate à miséria, educação, segurança pública ou mobilidade.

Outra seção permite que o eleitor vote como se fosse um legislador. Para isso, é preciso votar a favor, contra ou se abster em assuntos como o novo formato do ensino médio, a redução da maioridade penal e o teto de gastos, entre outras coisas. Cada voto dado é comparado com como os políticos de cada partido votaram. Após responder sobre dez assuntos, o cidadão recebe um ranking mostrando com quais partidos tem mais afinidade.

Um dos pontos sensíveis desse tipo de aplicação é o que acontece com os dados. A Votorantim ressalta que não haverá uso nem divulgação das informações fornecidas pelos usuários. O aplicativo está disponível para smartphones Android e para iPhone. Também é possível acessar o guia pelo navegador em um computador ou smartphone.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *