Votorantim Cimentos lança Relatório Integrado 2018
A Votorantim Cimentos, empresa associada da Aberje, acaba de concluir o Relatório Integrado 2018 com os resultados das operações globais, em linha com o compromisso com a transparência e com o diálogo aberto. As histórias refletem o propósito “A vida é feita para durar”, que se desdobra em projetos de sustentabilidade, novas soluções para o cliente, resultado financeiro, na busca por ideias inovadoras e, o mais importante, nas pessoas que fazem tudo isso.
A empresa relata avanço no uso de combustíveis alternativos: foi expandido o coprocessamento de matérias-primas e combustíveis alternativos (AFR) em 29 fornos de cimento nas operações globais, totalizando investimento de R$85 milhões. Em 2018, obtiveram um índice de substituição térmica de 18,5%. Ao todo, foram consumidas 676,8 mil toneladas de biomassas, pneus e resíduos, o que significou uma redução de 554,8 mil toneladas de emissões de CO2. Avançaram também no uso de novas biomassas, especialmente açaí e babaçu, e iniciaram um programa inédito na indústria de cimento no Brasil, transformando parte do lixo coletado em Piracicaba e Sorocaba (cidades no interior de São Paulo) em Combustível Derivado Resíduo (CDR).
O documento registra a criação de um novo negócio com a filosofia de startup. O Juntos Somos Mais, programa de fidelidade da Votorantim Cimentos, transformou-se em um novo negócio em sociedade com a Gerdau e a Tigre, criando um ecossistema que vai contribuir com a modernização e profissionalização do varejo no Brasil. Foi ainda iniciado o Programa de Diversidade. Como marco desse trabalho, foi lançado o Manifesto pela Diversidade, que tem o papel de assegurar que a diversidade faça parte do que a empresa é e do que quer ser, respeitando os diferentes saberes e características. Em 2018, o programa focou na sensibilização e discussões abertas sobre as frentes que passam a ser pilares de diversidade: Pessoas com Deficiência; Gênero (com foco no empoderamento feminino); Raças; LGBT e Cultura. Um dos marcos foi a realização da seleção do programa de trainees às cegas, que contou com o tema “Talentos Diversos e Futuros Possíveis”.
O relatório está disponível no link www.votorantimcimentos.com.br/relatorio-integrado.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?