Volvo tem novo diretor de Relações Institucionais

O diretor jurídico do Grupo Volvo América Latina, Alfredo Santana, passa a acumular também a função de diretor de Relações Institucionais da marca, nas áreas de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores e serviços financeiros. Suas responsabilidades adicionais englobam relacionamento com associações, entidades, governo e todos os demais públicos da esfera institucional. O executivo vai ocupar também uma das cadeiras de vice-presidente da Anfavea como principal liderança Volvo junto à entidade. A Volvo é associada à Aberje.
Há mais de 11 anos na Volvo, Alfredo Santana tem experiência no comando de áreas jurídicas e de relações institucionais. Suas experiências anteriores incluem passagens em organizações como Sony Brasil, Moto Honda da Amazônia e Umicore Brasil. Formado em Direito pela Universidade Guarulhos, o executivo tem especializações em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão Estratégica de Negócios pelo Ibmec, além de ser graduando em Filosofia.
“A Volvo é uma marca de ampla atuação corporativa. Participamos de diversos fóruns do setor automotivo (carga e transporte, mobilidade de passageiros etc.), de entidades de classe (Anfavea, Sinfavea, SAE, AEA etc.). Meu objetivo é intensificar ainda mais essa interlocução, em apoio aos nossos objetivos estratégicos de negócio e em linha com nossos valores de marca: qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente”, assegura Alfredo Santana.
O executivo substituirá Alexandre Parker, que encerrará seu ciclo profissional na Volvo em fevereiro de 2026. Com 38 anos na organização, Parker atuou em processos como engenharia de ônibus, engenharia de caminhões, suporte a encarroçadores, serviços e coordenação de projetos. Além disso, liderou áreas como legislação & homologação e responsabilidade corporativa, finalizando como diretor de Assuntos Corporativos.
ARTIGOS E COLUNAS
Carina Almeida O que nos diferencia da IAPatricia Marins Por que o “rage bait” é uma cilada corporativaThaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2025: comunicação em meio à tensão e oportunidades
- Aberje define “O Valor da Reputação” como Tema do Ano para 2026
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2025 avalia desafios do setor em meio a polarização e pressões no orçamento
Notícias do Mercado
- Grupo Textual amplia atuação e conquista novas contas corporativas e institucionais
- Oficina lança e-book gratuito sobre tendências para gestão de reputação em 2026
- FSB Holding anuncia Patrícia Fumagalli como Chief of Digital and AI Officer

































