Volkswagen integra fóruns em prol da equidade de gerações e PcDs
A Volkswagen do Brasil é a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, que discute e encaminha soluções referentes às questões geracionais no mundo corporativo. No mesmo evento, a Volkswagen do Brasil também se tornou signatária da REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social), que defende a criação de um ambiente de negócios mais inclusivo para transformar positivamente a vida das pessoas com deficiência. As adesões aos fóruns foram assinadas em cerimônia na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP).
O evento contou com as presenças do CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom; do vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, Douglas Pereira; de representantes dos dois movimentos e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, além de pessoas colaboradoras que integram os cinco grupos de diálogo da Volkswagen do Brasil que promovem ações de Diversidade & Inclusão relacionadas a gerações, pessoas com deficiência, equidade de gênero, raça & etnias e LGBTI+.
“É motivo de muito orgulho para a Volkswagen do Brasil ser a primeira empresa do setor automotivo a aderir ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, além de nos tornarmos signatários da REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social). Com esses dois novos compromissos públicos, consagramos o posicionamento da Volkswagen em relação às cinco pautas prioritárias de nossa estratégia de Diversidade & Inclusão, uma vez que também aderimos, em 2023, ao Movimento Mulher 360, à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Na Volkswagen, mantemos uma agenda ativa e em evolução constante em prol de uma cultura empresarial cada vez mais humana, diversa, inclusiva e próxima das pessoas, impactando também os nossos parceiros de negócios e a sociedade”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
“Nossas pessoas são a base da nossa estratégia ACELERA VW e Diversidade & Inclusão é um tema prioritário em nossa agenda. As adesões aos fóruns que envolvem todos os temas trabalhados por nossos grupos de diálogos (gerações, pessoas com deficiência, equidade de gênero, raça & etnias e LGBTI+) demonstram nosso compromisso em acelerar a nossa transformação, com um modelo de governança robusto que tem as pessoas no centro de todas as ações”, diz Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul e sponsor dos grupos de diálogo pela Diversidade & Inclusão da VW.
Compromissos assumidos com as pessoas
Ao trabalhar a questão geracional no mercado, o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho define seis compromissos, também assumidos pela Volkswagen do Brasil ao aderir à entidade. Clique aqui e saiba mais no site do fórum.
“A Volkswagen do Brasil é a primeira indústria automotiva a aderir ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. Com essa iniciativa pioneira no setor, a Volkswagen inspira e dá um passo importante ao se engajar com o respeito e a melhor distribuição de oportunidades a profissionais de diversas gerações. Essa adesão a compromissos públicos é parte importante do desenvolvimento de sua agenda de Diversidade & Inclusão”, afirma Ricardo Sales, secretário executivo do Fórum Gerações e Futuro do Trabalho.
Ao aderir à REIS, a Volkswagen também se compromete a atuar de acordo com os cinco compromissos do Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência definido pelo fórum. Clique aqui para conhecer os compromissos. Saiba detalhes no site da REIS clicando aqui.
“A REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social) atua há onze anos como grupo empresarial que defende a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com amplo reconhecimento nacional e internacional. A entrada da Volkswagen do Brasil para esse grupo fortalece ainda mais o movimento no País, além de agregar valor para a empresa”, diz Ivone Santana, diretora executiva da REIS pela empregabilidade das pessoas com deficiência.
Diversidade & Inclusão é pilar estratégico da VW
A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão com diversas ações. Desde 2022, a empresa desenvolve um trabalho robusto de governança corporativa que contempla um Comitê de Diversidade formado por todo o Comitê Executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão.
A empresa mantém grupos de diálogo compostos por pessoas colaboradoras para desenvolver ações em cinco eixos: gerações, pessoas com deficiência, gênero, raça & etnias e LGBTI+. As iniciativas incluem comunicações, treinamentos, políticas internas e ações sociais coordenadas pela área de Diversidade & Inclusão.
A Volkswagen do Brasil também realizou seu 1º Censo da Diversidade, em 2022, com participação voluntária e confidencial, mapeando o perfil dos colaboradores para promover ações direcionadas e tornar o ambiente de trabalho ainda mais inclusivo.
Entre as ações também está a Semana da Diversidade & Inclusão, que já concluiu sua 4ª edição reunindo pessoas colaboradoras da Volkswagen do Brasil e Argentina em atividades de conscientização como webinars, ativações e conteúdos especiais.
Os processos seletivos da Volkswagen do Brasil para novos estagiários e trainees também contam com vagas afirmativas para públicos diversos, entre outras iniciativas e metas que reafirmam o compromisso da empresa com a Diversidade & Inclusão.
No pilar gênero, a Volkswagen tem a meta corporativa de ampliar significativamente as mulheres na liderança até 2025. Nesse sentido, a VW também foi a primeira fabricante de veículos do País a fechar um acordo para captação de uma dívida bancária, em 2022, por meio da modalidade de Notas de Crédito à Exportação (NCE), com compromissos ESG (Ambiental, Social e Governança), chamada Sustainable-Linked Loan (título de dívida sustentável).
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa