Volkswagen e ONG Litro de Luz iluminam comunidade no ABC
20 de dezembro de 2021
  • English

Moradores do Pós-balsa, em São Bernardo do Campo, contam agora com postes de energia sustentável para contribuir na iluminação do local. A parceria teve início na campanha de lançamento do VW Taos, que enfatizou a tecnologia de iluminação IQ. Light.

A Volkswagen do Brasil, em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen e ONG Litro de Luz, está iluminando a região do Pós-balsa, em São Bernardo do Campo/SP, com 45 postes elétricos sustentáveis abastecidos a partir de energia solar. Além disso, como uma das comunidades contempladas pelo projeto está à beira da represa Billings, a empresa também doará 15 lampiões para auxiliar os trabalhadores que vivem da pesca. Confira o vídeo aqui.

“O projeto vem sendo desenvolvido desde agosto, quando foi apresentado junto com a campanha de lançamento do Taos, e tem como objetivo principal levar luz para comunidades carentes por meio de uma solução de iluminação solar simples, acessível e sustentável. De lá para cá, estabelecemos uma relação de troca de informações entre a comunidade local, equipes de trabalho e Prefeitura de São Bernardo do Campo para definição do local. É um projeto completo, que engloba trabalho voluntário, ensino, empoderamento e sustentabilidade”, declara Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Para a escolha do local, a Volkswagen e a Litro de Luz estabeleceram um trabalho de pesquisa em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo/SP, para identificarem potenciais regiões para a realização do projeto. A comunidade do Pós-balsa, na região da represa Billings, se mostrou a mais adequada para implementação da ação em razão de possuir diversas ruas sem acessso regular à energia elétrica. Além da instalação dos postes de iluminação, que contribuirá com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e desenvolvimento econômico da comunidade, foram produzidos lampiões sustentáveis para auxílio nas atividades ainda de madrugada dos pescadores da região quando iniciam seus trabalhos.

Desde o início, os moradores da região do Pós-balsa foram envolvidos nas discussões para mapeamento dos locais de maior circulação e necessidade de iluminação. Entre esses moradores, cinco participaram de um grupo de trabalho formado pela Litro de Luz e tornaram-se embaixadores do projeto, participando de oficinas e entendendo a importância da energia renovável. Houve engajamento da comunidade em todo processo, inclusive na instalação dos postes de iluminação.

VW Taos deu início à parceria com a ONG Litro de Luz

Foi pensando na tecnologia IQ. Light que a Volkswagen selou a parceria com a ONG Litro de Luz para o l ançamento de sua campanha em agosto. A ação é uma cocriação da AlmapBBDO, responsável pelo desenvolvimento do filme do Taos, que traz um posicionamento mais humano, contemporâneo e inovador para apresentar novo modelo da marca, referência em iluminação entre os SUVs médios no Brasil.

Além da grade com um filete de LED, o modelo é equipado com a tecnologia IQ. Light, disponível apenas em modelos premium da Volkswagen no mundo. O recurso vai muito além da capacidade de iluminar o caminho. O IQ. Light traz o sistema de luz frontal adaptativa e, como o próprio nome diz, a luz emitida pelos faróis de LED se adapta a partir da interpretação de diversas informações, como velocidade, ângulo de direção e iluminação externa, entregando assim a melhor iluminação possível ao motorista, sem prejudicar a visibilidade dos outros condutores e também de pedestres e ciclistas.

“Somos muito gratos pelo apoio da Volkswagen ao projeto. Mesmo perto de grandes centros urbanos, muitas comunidades em São Bernardo não têm infraestrutura adequada, então precisamos de empresas que as enxerguem, como a Volkswagen, para que possamos juntos mudar essa realidade”, declara Laís Higashi, presidente do Litro de Luz Brasil.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.