Volkswagen do Brasil destaca avanços de 2020 no Anuário de Sustentabilidade
São Bernardo do Campo | 6 de abril de 2021 – A Volkswagen do Brasil lança seu Anuário de Sustentabilidade 2020, acessado pelo site da Marca Volkswagen; em seguida, Sustentabilidade) ou neste link. Em sua 9ª edição, o Anuário reúne os principais indicadores e avanços da empresa no ano passado.
“Em um ano desafiado pela pandemia, conseguimos colocar a Volkswagen em destaque no Brasil e na Região América do Sul. Evoluímos com a nossa Ofensiva de SUVs, terminando o ano como líderes do segmento, lançamos novos modelos de negócios e intensificamos as ferramentas digitais de vendas e pós-vendas para atender um consumidor cada vez mais conectado“, afirmou o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si. “Mesmo a distância, continuamos próximos. Tudo isso é fruto de uma Transformação Cultural profunda que estamos vivendo, com foco na valorização humana e na digitalização da VW“.
Ofensiva de SUVs
O Anuário traz os avanços da Ofensiva de SUVs da VW no Brasil e Região América do Sul em 2020, com destaque para o lançamento do VW Nivus, o 1º modelo desenvolvido na região a ser produzido e comercializado também na Europa. Com design arrojado, alto nível de conectividade, tecnologia e segurança, o Nivus foi idealizado e lançado de forma 100% digital e foi o carro mais premiado de 2020.
Produzido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o VW Nivus é também o 1º smart car do País, com o sistema de infotainment de última geração VW Play, desenvolvido na região e exportado. O VW Play representa uma nova era em conectividade, streaming e serviços, com destaque para a VW Play Apps, uma loja exclusiva de aplicativos.
Outro destaque de 2020 foi o VW T-Cross, produzido na fábrica da VW em São José dos Pinhais (PR), que encerrou o ano como líder de vendas entre os SUVs no Brasil e Argentina.
A Ofensiva de SUVs da VW na Região América do Sul estará completa com lançamento do VW Taos no segundo trimestre de 2021. O SUV, que será produzido na fábrica da VW em General Pacheco, na Argentina, foi revelado em live no ano passado e se destaca pelo design e tecnologia, com tudo o que há de mais moderno nos modelos premium da VW: acabamento exclusivo, diversos itens de segurança, espaço interno, performance e conectividade.
Outros lançamentos importantes de 2020 destacados no Anuário são a Amarok V6 com 258 cv, produzida na Argentina, e o Novo Polo GTS e Virtus GTS, fabricados na Anchieta. O documento traz também nossa Ofensiva de Eletrificação, com a meta de lançar mais cinco modelos híbridos ou elétricos até 2023 na América Latina.
Acelerando a nossa Transformação Digital
O Anuário destaca a Transformação Digital da Volkswagen, acelerada durante a pandemia para atender clientes cada vez mais conectados. A Concessionária Digital (DDX Digital Dealer eXperience) já está presente em toda a rede Volkswagen e permite que o cliente conheça o portfólio da marca por óculos de realidade virtual e configure o VW dos sonhos na TV touchscreen. E o DDX Sales (Venda Móvel) permite ao cliente comprar seu VW pelo tablet do vendedor, onde e quando quiser; sem ir à concessionária.
Em 2020, a VW também lançou o VW Sign&Drive, serviço on-line de assinatura de veículos, e a VW e-store, a nova loja on-line da Marca, em parceria com toda a rede de concessionárias do País.
A Anuário também aborda a Jornada Digital 360º da Volkswagen em todo o ciclo do veículo: desde o desenvolvimento, com protótipo digital; processos produtivos com tecnologias da Indústria 4.0, como a Fábrica Digital, até ferramentas digitais de vendas e pós-vendas.
Uma marca mais digital e humana
Em 2020, a Volkswagen estreou uma nova atitude de marca voltada para o futuro, com novo logo VW, cores vibrantes e pessoas em primeiro lugar. Assim é o New Brand Design (nova identidade visual) da Volkswagen, que revitalizou os canais de comunicação, estreou na linha de produtos com o Nivus e, progressivamente, chega à rede de concessionárias.
O Anuário de Sustentabilidade 2020 segue a nova identidade visual da Marca, trazendo um layout mais clean e agradável para o website.
Saúde é a nossa prioridade
O Anuário destaca também as ações da Volkswagen do Brasil para proteger seus empregados durante a pandemia de Covid-19, priorizando a saúde e segurança de todos. A VW foi a primeira montadora a parar a produção em 2020, repetindo o feito em 2021 (24/3 a 4/4). Para o retorno seguro, a VW adotou rígidos protocolos de saúde e segurança.
A empresa também atuou em diversas frentes para apoiar a sociedade com ações voluntárias como manutenção de ventiladores pulmonares, doação de máscaras, empréstimo de veículos da frota a autoridades de saúde municipais e estaduais, entre outras iniciativas dentro e fora da empresa. Em 2020, a VW também avançou em sua Transformação Cultural priorizando temas como a Diversidade.
Acessibilidade digital
O Anuário conta com ferramentas de acessibilidade digital como áudio descrição, tradução em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) feita por um avatar, aumento da fonte, alteração do contraste e destaque de links
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasPaulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação Financeira