Volkswagen conquista o certificado Great Place To Work pelo 2º ano
A Volkswagen do Brasil conquistou a certificação Great Place To Work pelo segundo ano consecutivo, se mantendo como um excelente lugar para trabalhar. A certificação é resultado de uma pesquisa internacional de cultura e engajamento que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho. Em 2022, a Volkswagen do Brasil havia conquistado pela primeira vez o Great Place To Work.
A avaliação conta com 63 perguntas divididas em cinco tópicos: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Os colaboradores respondem ao questionário voluntariamente. A escala de satisfação subiu de 75% (em 2022) para 78% (em 2023) e o engajamento (participação na pesquisa) cresceu 13 pontos percentuais. O orgulho de contar a outras pessoas que trabalha na Volkswagen permanece como o pilar mais forte (93%).
“A conquista da certificação Great Place To Work pelo segundo ano consecutivo é motivo de grande orgulho para todos nós, da Volkswagen do Brasil. Mais de 200 mil colaboradores já passaram pela empresa e fizeram seus 70 anos de história. Nós continuamos trabalhando para construir uma Volkswagen cada vez mais humana, diversa e próxima das pessoas e o resultado da pesquisa, nos mantendo como excelente lugar para trabalhar, comprova que estamos no caminho certo”, afirma o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.
“Aumentar cada vez mais o nível de excelência da Volkswagen do Brasil como empregadora está entre os nossos objetivos estratégicos. Os resultados da pesquisa de cultura e engajamento Great Place To Work permite acelerarmos ainda mais em nossas ações de transformação cultural, garantindo um ambiente de trabalho saudável, diverso e inclusivo. Na Nossa VW, cuidamos das pessoas, que são o maior patrimônio da empresa”, afirma Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.
VW é Top Employer e Top 10 da pesquisa “Marca Empregadora 2023”
A Volkswagen do Brasil também conquistou em 2023 a certificação Top Employer pelo 5º ano consecutivo, se mantendo entre as melhores empresas para trabalhar. Essa certificação global reconhece empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho.
No Brasil, a Volkswagen conquistou 100% de aprovação em cinco áreas da pesquisa Top Employer 2023: Estratégia de Negócio, Estratégia para Pessoas, Ambiente de Trabalho, Employer Branding e Ética & Integridade.
A Volkswagen do Brasil está no ranking Top 10 da pesquisa “Marca Empregadora 2023”, entre as empresas mais atrativas para trabalhar no País. O estudo é feito pela consultoria Randstad, uma das líderes globais em soluções de recrutamento e seleção.
Realizada há 23 anos, a pesquisa “Marca Empregadora” apresenta os principais aspectos procurados pelos profissionais na hora de escolher um empregador. No Brasil, a edição 2023 ouviu mais de 4 mil pessoas de todas as regiões do País, que apontaram como prioridade a perspectiva de progressão na carreira. Outros fatores considerados importantes pelos entrevistados são um salário atrativo e um ambiente de trabalho agradável, em uma empresa que apoia a Diversidade & Inclusão, assim como programas de saúde mental e bem-estar.
Diversidade & Inclusão na VW
A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre todas as pessoas. Entre as ações, estão cinco grupos de diálogo formados por nossas pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar ações nos pilares gênero, LGBTQIAP+, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência).
Em 2023, a Volkswagen do Brasil se tornou signatária do Movimento Mulher 360, da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Desde 2020, a Volkswagen também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.
Em 2022, a Volkswagen fez seu 1º Censo da Diversidade, com participação voluntária e confidencial, mapeando o perfil dos colaboradores para promover ações direcionadas e tornar o ambiente de trabalho ainda mais inclusivo. A empresa também estabeleceu sua estratégia de governança com a criação de um Comitê de Diversidade & Inclusão que conta com a participação de todos os membros do comitê executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão.
A Volkswagen do Brasil também oferece vagas afirmativas para públicos de diversidade em processos seletivos de estágio e trainees. Neste ano, a Semana da Diversidade da VW teve sua 4ª edição com atividades abertas a todos os colaboradores.
Metas ESG e mulheres na liderança
A Volkswagen foi a 1ª fabricante de veículos do Brasil a fechar um acordo, em 2022, para captação de uma dívida bancária por meio da modalidade de Notas de Crédito à Exportação (NCE) com compromissos ESG (Ambiental, Social e Governança) chamada Sustainable-Linked Loan (título de dívida sustentável).
A operação, realizada com o Bradesco, foi fechada no valor de R$ 500 milhões, com prazo de três anos, e está atrelada a compromissos claros da montadora de reduzir emissões de CO2 de origem fóssil em suas operações e de aumentar a participação de mulheres na liderança.
Essa meta visa elevar, até 2024, de 14% para 26% a participação de mulheres em cargos executivos, sendo que em posições de gerência a presença feminina deve subir de 9% para 25%. Em 2023, temos o objetivo de atingir 22,4% de pessoas do gênero feminino em posição de liderança.
Em paralelo, a Volkswagen do Brasil tem a meta corporativa de alcançar 30% de mulheres na liderança até 2025.
Saúde e bem-estar
A Volkswagen do Brasil investe continuamente em programas de saúde física, mental e bem-estar aos seus colaboradores e dependentes; entre os quais, parcerias com o Gympass e o Zenklub. A VW também conta com áreas de convivência nas fábricas (fotos abaixo), academia ao ar livre (foto abaixo), entre outras ações.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa