Volkswagen adere aos Princípios de Empoderamento das Mulheres
VW firma compromisso para promover a igualdade de gênero na companhia
A Volkswagen do Brasil anuncia sua adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Womens’s Empowerment Principles – WEPs, na sigla em inglês), iniciativa criada pela ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas. A VW se une a mais de 300 empresas signatárias no Brasil e firma seu compromisso em promover a igualdade de gênero na companhia. Assim, a empresa firma o compromisso na região América do Sul, uma vez que a Volkswagen Grupo Argentina também é signatária dos WEPs.
Os sete Princípios norteiam a empresa para incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres para a sustentabilidade dos negócios, inovação e produtividade. A companhia já implementa ações direcionadas seguindo esses princípios. Um dos passos importantes contidos nos WEPs e que a Volkswagen do Brasil, alinhada à matriz, se comprometeu em 2017 foi aumentar a participação de mulheres em cargos de gestão até 2025. “Temos desenvolvido ações para valorizar ainda mais o papel das mulheres em nossa empresa. E este acordo nos ajudará a adotar políticas que buscam o crescimento da participação feminina de maneira robusta nas posições de gestão com foco no desenvolvimento do maior número de mulheres para se tornarem líderes”, explica Marcellus Puig, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen América do Sul.
A Transformação Cultural vem sendo colocada na prática nos últimos anos na empresa, com o posicionamento de uma Nova Volkswagen muito mais digital, humana, próxima das pessoas, parceiros de negócios e que também trouxe relevância a outros temas importantes como a publicação de uma política sobre diversidade, benchmark no Grupo Volkswagen. “Uma equipe diversa e uma gestão mais inclusiva estimulam a inovação e a criatividade. E justamente estes dois fatores, essenciais para o período em que estamos vivendo, podem nos levar a um patamar além”, ressalta Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
Os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres firmados com a ONU Mulheres são:
1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
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