21 de julho de 2020

VLI se compromete em ter mais mulheres na liderança

Lilian Rabelo_supervisora de máquinas de via. Crédito: Divulgação VLI.

A VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, acaba de firmar compromisso “Equidade é Prioridade”, uma iniciativa promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio do Pacto Global, que tem como objetivo promover a equidade de gênero dentro das empresas. O compromisso, lançado em 8 de março último, data em que é celebrado anualmente o Dia Internacional das Mulheres, estabelece uma meta mínima de 30% de mulheres em posições de alta liderança – a partir de gerentes ou cargos equivalentes – até 2025 e, opcionalmente 50%, até 2030. A VLI possui hoje cerca de 15,7% de mulheres, nos cargos de gerência à diretoria. Com o compromisso, a empresa pretende quase dobrar esse número até 2025.

“A equidade de gênero é um assunto que precisa ganhar consistência e relevância no mundo dos negócios. Acreditamos que uma equipe mais diversa, com mais mulheres, é um fator de prosperidade para a sociedade e para as empresas. A assinatura do compromisso Equidade é Prioridade converge com nosso objetivo de contar cada vez mais com o público feminino. Mais mulheres na liderança é também um símbolo de mais inclusão, oportunidades para elas e mais resultados para o negócio”, explica o presidente da VLI, Ernesto Pousada. Em 2019, a VLI já havia aderido às WEPs (Women Empowerment Principles), os Princípios do Empoderamento da Mulher, promovido pela ONU Mulheres.

De acordo com a ONU, além do comprometimento com a meta, as empresas devem promover ações voltadas para a implementação da equidade de gênero em seu quadro de executivos. A VLI, por sua vez, vem promovendo iniciativas de diversidade e inclusão direcionadas não apenas à equidade de gênero, mas também para pessoas com deficiência, de diferentes raças e etnias e LGBTI+.

Dentro dessas práticas, que se estruturam sobre quatro pilares – Atrair, Desenvolver/Reter, Conscientizar e Compartilhar Valor –, destacam-se, especificamente para o público feminino, ações como a inserção mínima de 50% de mulheres nos programas de porta de entrada (estágio, trainee e jovem aprendiz); um programa de mentoria para formação de lideranças femininas; a oferta de licença maternidade de 6 meses e benefícios exclusivos para mães, como auxílio creche e babá; a realização de treinamento e eventos para lideranças e para o público interno sobre o tema; a criação de grupos de afinidade para empoderamento das minorias e a inclusão da empresa em movimentos pró-equidade, como o Movimento Mulher 360º.

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