Visualidades é o tema da segunda edição da revista Comunicação & Memória
02 de julho de 2021
  • English

A Memória da Eletricidade lança hoje o segundo número da revista “Comunicação & Memória”, em versões impressa e digital. A edição, que tem como tema “Visualidades”, se propõe a discutir um fenômeno contemporâneo: a transição de uma cultura do letramento para uma cultura digital, em que a imagem vem ganhando primazia em relação à palavra. O tema, fundamental para que possamos compreender o mundo digital de hoje, é abordado em artigos de pensadores como Muniz Sodré, professor da Escola de Comunicação da UFRJ, Paulo Knauss, professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense e sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, André Rouillé, professor da Université Paris-8, Ella Shohat, professora de Estudos Culturais na Universidade de Nova York, e Robert Stam, professor de Estudos Cinematográficos na Universidade de Nova York.

Augusto Rodrigues, presidente da Memória da Eletricidade e editor-chefe de “Comunicação & Memória”, comemora a boa recepção que teve o primeiro número da revista. ”Chegamos ao segundo número da revista Comunicação & Memória, ainda tomados pela satisfação com a excelente acolhida à nossa edição de lançamento.” escreveu no editorial do segundo número. ”Estamos certos de que essa calorosa e generosa recepção se deve justamente à proposta de diálogo e de colaboração, entre diferentes áreas e saberes, que estamos conseguindo fazer. Aos leitores e parceiros, que estão nos acompanhando, nosso agradecimento.”

Augusto destaca a importância do tema “Visualidades”: ”Falar de visualidade, o tema desta edição, é falar de aparência, este terreno movediço, que tanto pode nos remeter à superficialidade e à ilusão, quanto à capacidade de comprovar o factual.”

Retratos fotográficos, memes, bibliotecas e a melancolia da pandemia
Na seção “Olhares”, o historiador inglês Peter Burke contribui com o artigo “Remoer, deslembrar”, em que indaga o que leva diferentes povos a cultivar um excesso de memórias ou de esquecimentos. Na seção “Dossiê”, a historiadora do Arquivo Nacional Claudia Beatriz Heynemann assina uma artigo sobre o retrato fotográfico e sua importância como testemunho histórico e cultural, a despeito serem registros de caráter privado. Viktor Chagas, professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense escreve sobre a importância dos memes, um fenômeno midiático da era digital, mas que vem se tornando patrimônio museológico.

Os entrevistados desta edição são Boris Kossoy, Pierre Ruprecht e Joel Birman. O fotógrafo, arquiteto, pensador e cientista social Kossoy relembra sua trajetória e fala do caráter digital e efêmero da fotografia hoje. Ruprecht é diretor-executivo da organização SP Leituras e há dez anos lidera a gestão dos projetos mais inovadores do país na área, a Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). Na conversa com Augusto Rodrigues e Ana Paula Goulart, diretora-executiva da revista ao lado de Amanda Carvalho, Ruprecht fala sobre o conceito de biblioteca viva. O psiquiatra e psicoterapeuta Joel Birman aborda as conexões entre o período de mal-estar gerado pela disseminação da cultura neoliberal e o atual colapso mundial causado pela pandemia. Para o pensador, o século XXI começa com a melancolia provocada pelo desamparo e pelo medo da morte.

“Comunicação & Memória” é uma revista sobre preservação de acervos, memória e comunicação cultural. Criada com o objetivo de compartilhar informações relevantes e conteúdos especializados sobre esses campos do conhecimento é uma publicação trimestral da Memória da Eletricidade.

A equipe de “Comunicação & Memória” conta ainda com a editora de conteúdo Cristiane Nascimento, a produtora editorial Claudia Trigueiro, a pesquisadora responsável Bruna Martoni e a pesquisadora de imagens Vanessa Baranda. Lorenzo Aldé é responsável pela preparação dos textos e Mary Paz Guillén cuida da direção de arte.

Clique aqui e conheça o site da revista.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *