Via apoia retificação do nome para colaboradores trans
28 de junho de 2022
  • English

No mês do orgulho, empresa destaca uma série de iniciativas desenvolvidas pela companhia interna e externamente em prol da comunidade LGBTQIAP+. Ações também envolvem política de diversidade, comitê de funcionários e conscientização interna

Andréa Aunibert, colaboradora da Via, comemora novo documento – Foto: Divulgação

Com o programa “Orgulho do Meu RG”, a Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, está mudando a realidade de colaboradores trans que desejam retificar os documentos com troca pelo nome social. A iniciativa é realizada em parceria com a Ong Bicha da Justiça, especializada em direito LGBTQIAP+.

Até o momento, ao menos 50 colaboradores da Via já foram beneficiados pelo projeto. Na parceria, os advogados da Bicha da Justiça cuidam de toda tramitação legal para troca de nome nos documentos da pessoa trans.

Além de burocrático, este procedimento demanda recursos e muitas pessoas acabam não tendo condições de realizá-lo. Por isso, o Orgulho do Meu RG também será oferecido para pessoas trans que se encontram em vulnerabilidade social e foram acolhidas por organizações parceiras da Via.

Sonho realizado

Desde quando começou a trabalhar na Via, Andréa Aunibert, há 7 anos, já tinha seu nome grafado no crachá da empresa, mas seus documentos ainda estavam com a nomenclatura de registro. Depois de esperar 4 anos para se ver reconhecida como quem realmente é, ela finalmente conseguiu a retificação ao aderir o programa Meu RG, oferecido pela Via. “Está sendo inacreditável poder apresentar o meu RG agora. Para a minha felicidade, não esperava que algo que estive adiando há alguns anos, por falta de dinheiro ou de tempo, pudesse acontecer repentinamente” conta.

Para a colaboradora, a retificação do nome marca uma nova jornada. “A partir de agora eu posso finalmente tirar o Andréa dos parênteses. Ela não é mais coadjuvante de um nome que já morreu, é a personagem principal. Passou de um nome social apenas para ser o meu nome”, orgulha-se.

Para Amanda Ferreira, gerente de Diversidade e Inclusão, o projeto Orgulho do Meu RG traduz o compromisso da Via em ter ações afirmativas para a comunidade LGBTQIAP+, tanto dentro quanto fora da empresa. “Temos compromisso com a garantia dos direitos para comunidade LGBTQIAP+. A nossa jornada de inclusão nos mostrou o quanto ainda temos de oportunidade para de fato construir locais onde todos possam ser quem são. Os direitos iguais e o reconhecimento da identidade de cada pessoa são fatores pelos quais estamos motivados a seguir”, afirma.

A Via faz parte do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que tem como objetivo reconhecer e promover os direitos dessas pessoas. Neste mês, a Via também foi escolhida como uma das melhores empresas para pessoas LGBTQIAP+ trabalharem, de acordo com o levantamento realizado pela Human Rights Campaign (HRC), Instituto Mais Diversidade e Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que avaliou 100 empresas do país que aplicam e divulgam políticas internas e práticas de inclusão.

Mês do Orgulho tem diversas atividades na Via

A empresa também lançou, em junho, um banco de talentos exclusivo para pessoas LGBTQIAP+, que além de facilitar a contratação, também contém trilhas de conhecimento para qualificação profissional.

Durante todo o mês a empresa tem realizado atividades internas para conscientização dos colaborares. A inclusão da comunidade é trabalhada durante todo o ano na companhia e, além da conscientização constante dos colaboradores, há também capacitação dos times para recrutamento e acolhimento livre de preconceitos.

Outras ações adotadas foram o incremento de parcerias com ONGs e consultorias exclusivas para contratação dessas pessoas e adoção de uma rede apoio interna para colaboradores LGBTQIAP+, que conta com psicólogas, assistente sociais e o Via Prisma, que é um grupo de afinidades formados por colaboradores da comunidade e aliados.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.