Veracel reforça compromisso com desenvolvimento socioambiental no sul da Bahia

Com foco no fortalecimento de comunidades tradicionais e na promoção da sustentabilidade, a Veracel Celulose anunciou duas novas iniciativas no município de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. A empresa apoiou a realização de um curso de capacitação voltado a famílias indígenas para produção de mudas nativas e entregou a nova sede da Associação de Pescadores de Santo Antônio, em parceria com a prefeitura local.
As ações integram a estratégia de responsabilidade social da companhia, que busca fomentar geração de renda, segurança alimentar, valorização cultural e conservação ambiental nas regiões onde opera.
A formação indígena para produção de mudas foi promovida em parceria com o Instituto Cacique Aruã Pataxó e a empresa Polímata Soluções Agrícolas e Ambientais. Realizado em maio, o curso foi o primeiro de quatro módulos que compõem o plano de implantação de um viveiro agroflorestal comunitário, voltado à economia sustentável e ao fortalecimento da segurança alimentar.
O treinamento incluiu atividades práticas de coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes, preparando os participantes para operar o viveiro que está em construção e comercializar os insumos em mercados locais e institucionais. A expectativa é que o espaço forneça mudas para a implantação de até 100 unidades produtivas de agrofloresta na região.
“A construção do viveiro será um marco para a região, já que vai permitir a produção de mudas nativas e frutíferas com melhor qualidade, pureza e germinação. Por isso, idealizamos uma capacitação técnica que prepara as famílias para manter essa estrutura de forma autônoma e com potencial econômico”, explica Carolina Weber Kffuri, especialista em Responsabilidade Social da Veracel.
Infraestrutura para pescadores locais
A Veracel também entregou a nova sede da Associação de Pescadores de Santo Antônio. A estrutura foi reformada com apoio financeiro e logístico da companhia, que também forneceu mobiliário, equipamentos e ventiladores. A iniciativa integra as contrapartidas socioambientais do Terminal de Movimentação de Biomassa (TMB), licenciado no município, e complementa a entrega de uma fábrica de gelo à comunidade pesqueira.
Com o novo espaço, a associação passa a contar com melhores condições para realização de reuniões, atividades formativas, organização comunitária e suporte à logística da pesca artesanal.
“A inauguração da sede é um marco histórico para toda a comunidade. Não representa apenas um espaço físico para os pescadores ou para a associação, mas um ganho coletivo para o território. O que realmente fortalece essa estrutura são as pessoas que a constroem no dia a dia. A Veracel e a Prefeitura são parceiras, estamos aqui para apoiar, mas quem movimenta essa iniciativa, quem faz acontecer, é a própria comunidade. Este é apenas o primeiro passo de uma jornada que tem muito potencial de crescimento – e isso depende diretamente do engajamento de cada um”, afirmou Luiz Tápia, diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Veracel, durante a inauguração do espaço.
Ainda em 2025, a empresa prevê novas ações voltadas à segurança no mar, com cursos técnicos de laminação e envelopamento de embarcações, além de formações em mecânica, elétrica naval e treinamentos promovidos pela Marinha. O primeiro curso, voltado a pescadores da Área 1, será realizado entre os dias 1 e 4 de julho, em Porto Seguro.
Também está previsto para este ano o lançamento do Prêmio Veracel Mulheres da Pesca, que reconhecerá cinco pescadoras e marisqueiras com trajetórias de destaque em suas comunidades, com foco em atuação social e ambiental.
Destaques
- Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
- Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
- Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
- Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
- Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade
ARTIGOS E COLUNAS
Leonardo Müller ESG: auge e queda de uma siglaHamilton dos Santos Nova desordem mundialPablo Assolini ESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!Carlos Parente Cuidado com a “comunicação reborn”!Miriam Moura SXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia