Veracel promove sua 4ª. Semana da Diversidade e Inclusão

A Veracel Celulose realiza, de 26 a 30 de junho, sua 4ª Semana da Diversidade e Inclusão. Promovida desde 2020, a Semana é uma das ações promovidas pela Comissão de Diversidade e Inclusão da companhia, e tem como missão disseminar conhecimento sobre esses temas na empresa, além de engajar as pessoas em relação a essas questões e incentivar atitudes que colaborem para um ambiente de trabalho onde todos se sintam incluídos e tenham equidade de oportunidades.
“A Semana da Diversidade e Inclusão da Veracel tem sido uma iniciativa de sucesso entre nosso público interno. Durante o evento, promovemos um espaço de aprendizado que amplia a cultura da empresa no tema, fortalecendo a importância e a responsabilidade que cada uma das nossas pessoas tem em relação a esse processo”, destaca Diacuí Andrade, líder da Comissão de Diversidade e Inclusão da Veracel Celulose.
Nesta edição do evento, a empresa buscou avançar ainda mais nas pautas já tratadas nos anos anteriores. Agora, o objetivo é motivar uma reflexão acerca do legado de cada indivíduo para transformar o ambiente de trabalho e a sociedade em lugares mais respeitosos, empáticos e com oportunidades justas.
A semana contará com a participação de diversos palestrantes, que irão abordar temas como acolhimento e respeito às mulheres; integração entre diferentes gerações; convivência e respeito com a comunidade LGBTQIA+; conhecimento sobre vieses inconscientes e maneiras de evitá-los; combate ao capacitismo; autodeclaração racial, entre outras questões.
O evento contará com uma programação virtual e também presencial, incluindo momentos de interação entre os participantes, com reflexões sobre os temas abordados.
Avanços em Diversidade e Inclusão
Em 2020, a Veracel realizou um diagnóstico corporativo, um planejamento estruturado e a definição de metas para fortalecer sua estrutura de diversidade e inclusão. A empresa tem consolidado importantes e avanços, com ações que valorizam a formação e a atração de pessoas diversas para a companhia, além da retenção desses talentos.
Em 2023, por exemplo, foram realizados workshops e capacitações junto às equipes de Recrutamento e Seleção, com o time de Comunicação e com as lideranças de diversas áreas da empresa para tratar de temas como recrutamento inclusivo, iniciativas de acessibilidade e comunicação inclusiva.
Outra iniciativa da companhia tem sido o investimento na formação de mão de obra local, com a abertura de capacitações voltadas preferencialmente para o gênero feminino e pessoas com deficiência. O objetivo é desenvolver profissionais na região, tanto para futuras oportunidades na companhia como para o mercado.
Para além das contratações, a companhia promove ainda encontros para tratar de empoderamento e oportunidades de carreira com jovens aprendizes.
A Veracel também desenvolveu uma trilha de conteúdos de Diversidade, com cursos em vídeo e artigos, para que todas as pessoas desenvolvam ainda mais suas carreiras.
Outra iniciativa foi a formação de cerca de 90 pessoas da companhia em Comunicação em Libras, em 2022. Além disso, a empresa instituiu a participação de intérpretes em Libras em todos os seus eventos e lives internas.
Até 2025, a companhia vai realizar cada vez mais adequações nos seus postos de trabalho para tornar o ambiente interno ainda mais inclusivo, confortável e seguro para as pessoas com deficiência.
Renata Nahon, Especialista de Diversidade e Inclusão da Veracel explica que, por meio da revisão de políticas e procedimentos, assim como da implementação de projetos de contratação, desenvolvimento e acessibilidade, a empresa tem alcançado resultados positivos: “A Veracel tem a Diversidade & Inclusão como estratégia da organização. Nossa liderança está extremamente engajada em apoiar ações de desenvolvimento de território e de fomento a um local de trabalho plural, respeitoso e emocionalmente seguro para todas as pessoas”.
A companhia é signatária de pactos com consultorias e conta com parceiros especializados em diversidade, que validam o seu compromisso de trabalhar em prol da inclusão e da equidade, como a REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social, que luta pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; o Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+; a Coalizão Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero; e a Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, Rede Mulher Florestal e Women Empowerment Principles (WEPs).
Destaques
- Novo livro de Vânia Bueno explora relação entre comunicação e governança corporativa
- Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional discute o desafio da reputação em tempos de hiperconectividade
- Chefe de Educação do Unicef Brasil debate comunicação em Masterclass no dia 21
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
ARTIGOS E COLUNAS
Janaína Leme O que é mensuração e o que é o básico para começar a mensurar?Carina Almeida SXSW: Um viva às pessoas no debate sobre inovação!Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dadosVania Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?