23 de setembro de 2022

Veracel promove encontro com parceiros florestais

Primeiro encontro pós-pandemia estreita diálogo com produtores rurais

A Veracel Celulose promoveu ontem, dia 21, o Encontro dos Parceiros Florestais. O primeiro encontro presencial realizado pós-pandemia teve o objetivo de ampliar o diálogo entre a empresa e os produtores. “Este encontro é para que possamos ter um ambiente aberto e de confiança que contribua para a tomada de decisões”, disse Caio Zanardo, diretor-presidente da Veracel.

Zanardo iniciou sua fala fazendo uma reflexão sobre o cenário político atual, da situação climática mundial e do pós-pandemia. “Trouxe esse cenário para que possamos pensar juntos. Conhecer a realidade do dia a dia é importante”, disse. O diretor-presidente falou ainda sobre o propósito da Veracel, destacando que a empresa integra um ecossistema e “não quer crescer sozinha”. “Queremos inspirar, valorizando a potencialidade da região em relação às pessoas”, ressaltou, ao falar da abertura das inscrições do Programa Jovem Aprendiz Veracel 2022, que vai oferecer 40 vagas nos cursos de Assistente Administrativo e Auxiliar de Fibra Celulósica para jovens da região, com o propósito de desenvolver a mão de obra local.

Durante o encontro, os parceiros florestais da Veracel puderam conhecer e tirar dúvidas sobre novas tecnologias que estão sendo utilizadas pela empresa no plantio de eucalipto a fim de conseguir maior aproveitamento do solo e maior produtividade das florestas plantadas. Atento à apresentação sobre as novas tecnologias, o produtor florestal Robson Costa concorda que a tecnologia é uma grande aliada que oferece maior segurança e agilidade na medição das áreas, por exemplo.

Na oportunidade, Caio Zanardo apresentou aos parceiros florestais o novo diretor Florestal da Veracel, Márcio Veiga. Há dez anos atuando como diretor Administrativo-Financeiro na Veracel, Márcio Veiga tem uma experiência de 20 anos em empresas do setor de celulose e papel no Brasil e no exterior. “Minha meta é perpetuar nosso negócio de forma sustentável. Tenho confiança no time, e temos parceiros fortes na região”, destacou Márcio.


Aliança para o plantio de eucalipto


O programa Aliança da Veracel é direcionado a produtores rurais de municípios do Sul da Bahia que tenham interesse em fazer parceria florestal para o cultivo de eucalipto em suas propriedades. O programa conta com quatro opções de parceria: arrendamento de terra, fomento, compra de terra e compra futura da madeira de eucalipto.

Como um bom negócio para o produtor, o cultivo de eucalipto é uma alternativa para diversificar e ampliar a renda, além de desenvolver a região.

Presente no evento, a produtora florestal Tarcilia Sartorio, proprietária de uma fazenda em Porto Seguro, contou que já está no terceiro ciclo de plantio de eucalipto em sua propriedade e que o programa florestal da Veracel deu uma segurança financeira para a família. “Aprendemos muito sobre a questão ambiental. Espero que possamos estreitar mais o diálogo dos produtores com a Veracel. Eu acredito na perpetuidade deste negócio”, disse Tarcilia.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *