Veracel Celulose apresenta seu Relatório de Sustentabilidade de 2020
Empresa manteve iniciativas voltadas à sustentabilidade e a apoio social mesmo durante enfrentamento da pandemia de Covid-19
O documento está disponível para download, na íntegra, no site da empresa
A Veracel Celulose divulgou hoje (10) seu Relatório de Sustentabilidade referente ao ano de 2020. O conteúdo está disponível para download e visualização, na íntegra, no site da empresa ou diretamente por este link. O documento traz os avanços das principais iniciativas voltadas à sustentabilidade e de apoio social realizadas pela empresa no último ano, mesmo durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
“São as pessoas que fazem a empresa, e essa é a história que vamos contar no relatório deste ano tão peculiar. Fomos testados na firmeza do nosso propósito de sermos responsáveis, inspirar pessoas e valorizar a vida. E foi o que mais fizemos neste ano: cuidamos, genuinamente, da vida”, destaca Caio Zanardo, diretor presidente da Veracel Celulose.
No último ano, o investimento social realizado pela Veracel em 2020 foi de R$12,2 milhões, com atendimento a mais de 16 mil pessoas. Foram contemplados coletivos rurais, comunidade de pesca e indígenas, grupo de mulheres e associações comunitárias. Esse valor inclui projetos de agricultura familiar, além de outras iniciativas de geração de renda e de educação e, especialmente neste ano de contingências, doações de apoio emergencial para a segurança alimentar e apoio aos órgãos de saúde da região de atuação da companhia.
Desde março de 2020, a Veracel já realizou doações de: 86 mil itens de saúde e higiene; 83 mil litros de álcool; e 30 mil litros de hipoclorito, que foram distribuídos para a população das comunidades e dos municípios de sua região. A empresa também financiou a compra de equipamentos (08 camas, 01 eletrocardiógrafo e 01 gerador para manutenção de funcionamento de UTI) para auxiliar instituições de saúde públicas e privadas locais e, em parceria com a Suzano e o Governo da Bahia, apoiou a construção de um hospital de campanha na cidade de Teixeira de Freitas (BA), o que envolveu a doação de 35 respiradores fixos e móveis e um aporte para a oferta 20 leitos de UTI.
Em 2020 também foram implementadas medidas de prevenção contra a pandemia para os colaboradores. Entre essas iniciativas, houve a implementação do teletrabalho para todos os times administrativos e a ampliação de ações voltadas para a saúde emocional e psicológica dos colaboradores e de seus familiares. A companhia adotou, ainda, uma série de protocolos de segurança contra a contaminação e estruturou os ambientes internos com o mesmo objetivo. Seguiu também com a oferta de capacitação e de apoio para a evolução de carreira dos membros da equipe. Tudo isso garantiu à Veracel, pela terceira vez consecutiva, o selo Great Place to Work (GPTW). Assim, a companhia se manteve no ranking das melhores empresas para se trabalhar na Bahia e entre as 15 melhores do agronegócio brasileiro.
Outro importante destaque do Relatório é o impacto positivo da Veracel para o desenvolvimento do território. Atualmente, a empresa gera mais de 3,2 mil empregos diretos. Considerando, em cada família, uma média de quatro pessoas, estimamos que pelo menos 12,8 mil residentes na região dependam da Veracel para alimentação, transporte, educação, lazer e bem-estar. Além disso, em 2020, as compras de serviços e mercadorias da companhia representaram mais de R$ 740 milhões para o estado da Bahia.
No quesito ambiental, entre os destaques apresentados no Relatório estão a manutenção dos índices de reciclagem de resíduos industriais em 99% durante o ano e o alcance do marco de mais de 5,5 milhões de árvores nativas da Mata Atlântica plantadas desde 1994 até o ano passado.
Já do ponto de vista social, outro importante destaque foi o sucesso de programas de geração de renda, como os projetos de apicultura e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão), que produziram 87 toneladas de mel e beneficiaram 158 famílias, por meio de associações de produtores dos municípios baianos de Eunápolis, Guaratinga, Itabela e Porto Seguro e também da aldeia pataxó Meio da Mata.
Além disso, mesmo com soluções difíceis para o ano letivo, a Veracel manteve seu apoio à educação para os alunos das 32 aldeias indígenas identificadas na área de influência da empresa. Ao todo, foram doados materiais escolares para 5 mil alunos e professores dos ensinos fundamental e médio, incluindo os matriculados na Educação de Jovens e Adultos.
“As ações que elencamos em nosso Relatório nos trazem muito orgulho, especialmente por terem sido realizadas em um ano tão desafiador como o de 2020. Queremos continuar aprendendo e ampliando essas iniciativas para que a empresa e a comunidade continuem sempre em desenvolvimento de forma sustentável e responsável”, afirma o Diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Veracel, Renato Carneiro.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa