PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
03 de julho de 2015

Vencedores do Prêmio Petrobras de Jornalismo recebem troféus no Rio de Janeiro

Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A Petrobras entregou na noite desta terça-feira (30/6) os 35 troféus aos vencedores da segunda edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo. A cerimônia, realizada na Sala Cecília Meirelles, no Centro do Rio de Janeiro, premiou 17 trabalhos na categoria nacional e 17 na categoria regional, com valores entre R$ 7.600 e R$ 18.250. A principal vencedora da noite foi a jornalista pernambucana Fabiana Moraes, do Jornal do Commercio, de Pernambuco. Ela levou o Grande Prêmio Petrobras, no valor de R$ 31.800, com a série de reportagens "Especial Casa-Grande & Senzala”, produzida em parceria com Diogo Guedes e Bruno Albertim. Ao todo, 1.104 trabalhos, de todas as regiões do país, foram inscritos. A jornalista Beatriz Thielmann, que faleceu em março deste ano, foi homenageada na cerimônia. Beatriz conduziu a cerimônia ao lado de Sidney Rezende em 2013. Este ano, George Vidor apresentou a premiação.  

A matéria vencedora trata do cotidiano de jovens que, desde a infância, sofrem com a exploração sexual, tendo como gancho a mais conhecida obra de Gilberto Freyre: Casa-Grande & Senzala, que completou 80 anos. A série resultou  em mudanças na gestão da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Fabiana dedicou o prêmio às protagonistas da reportagem. "Acredito no papel do jornalismo na defesa dos vulneráveis, e na construção de um país com mais equidade social no futuro", revelou a jornalista. 

O diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Ivan Monteiro, representou o presidente Aldemir Bendine, e entregou o prêmio principal. Em nome da diretoria e dos funcionários da companhia, Monteiro ressaltou a importância do trabalho realizado pela imprensa. Também participaram do evento representantes de entidades ligadas ao jornalismo, como Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arforc), da Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.

Pela primeira vez a premiação foi dada também a uma reportagem internacional. A equipe da TV alemã ZDF, representada por Andreas Wunn, foi a vencedora com a reportagem “Brasil, país da saudade”, de dezembro de 2013. A reportagem associa imagens de norte a sul do Brasil a símbolos culturais como futebol, feijoada e samba, com o objetivo de retratar, através de histórias, o país anfitrião da Copa do Mundo de 2014.

A escolha dos melhores trabalhos foi feita em duas etapas. Na primeira, todos os trabalhos recebidos foram avaliados por uma comissão de pré-seleção composta por oito jornalistas. Na etapa seguinte, os trabalhos foram analisados pela comissão julgadora, composta por outros seis jornalistas, todos com grande experiência profissional. Após uma reunião final, a comissão julgadora indicou entre todos os trabalhos o vencedor do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo.

Lançado em maio de 2013, como uma das ações de comemoração dos 60 anos da companhia, o Prêmio Petrobras de Jornalismo tem o objetivo de reconhecer a importância dos meios de comunicação e, sobretudo, dos jornalistas que participam do processo de democratização e disseminação de informações relevantes ao país.

Veja a matéria vencedora do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo

Confira a lista dos vencedores das categorias Nacional e Internacional

Confira o vencedor da categoria Fotojornalismo Nacional

Lista dos vencedores da categoria Regional

Vencedor da categoria Fotojornalismo Regional

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Memória empresarial e rebranding se conectam nos 50 anos da Itaúsa
  • A Rede Aberje e as tensões comerciais: comunicação como ativo crítico em momentos de incerteza
  • A história por trás de invenções que nasceram em tempos de incerteza
  • Comunicação corporativa como caminho para jornalistas é tema de nova edição Jornada Galápagos realizado na Aberje
  • Estudo da Aberje analisa papel da Comunicação com Empregados diante de desastres climáticos

ARTIGOS E COLUNAS

  • Luis AlcubierreComunicação na hora errada
  • Paulo NassarNova Desordem Mundial: Comunicar em Tempos de Tensão
  • Janaína LemeO poder da gentileza e o desafio de não se perder de si: reflexões com Denise Fraga
  • Malu WeberQuem venceu o torneio de Roland Garros?
  • Leonardo MüllerESG: auge e queda de uma sigla

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade