Vegetação, animais e nascentes: exemplos da biodiversidade do Anel Florestal


A campanha de proteção do Anel Florestal também busca sensibilizar a população para o que ele representa como reserva de biodiversidade local, com a presença de árvores exóticas e nativas, com remanescentes de Mata Atlântica, além de nascentes, como a do Rio Camaçari. “O Anel Florestal é um ambiente rico em biodiversidade, um patrimônio ambiental da comunidade que todos precisam ajudar a proteger”, afirma Érico Oliveira, superintendente de Comunicação do Cofic. Ele destaca que, ao mostrar a riqueza da fauna e flora local, a campanha quer envolver emocionalmente os moradores para ajudar na proteção desta importante reserva ambiental.
A campanha destaca a riqueza da vegetação, lembrando que entre pinus, goiabeiras, pinheiros, eucaliptos, cajueiros e mangueiras existe também a árvore Camaçari, que dá nome ao município. Poucos sabem, mas esta planta tem inúmeras propriedades medicinais e pode ser utilizada para fazer chá digestivo e óleo anti-inflamatório, além de perfumes, sabonetes e xampus.
Outro foco da campanha são os animais encontrados no Anel, como o Tiê Sangue, também conhecido como sangue-de-boi ou japiranga, pássaro-símbolo da Mata Atlântica no Brasil. O Surucá Grande é outra aveque habita a região. Com sua plumagem azul e amarela, costuma se juntar a vários machos da mesma espécie para formar um melodioso coral e, assim, atrair as fêmeas no período reprodutivo. Aves como o Tiê Sangue e o Surucá Grande são vitais para a manutenção das florestas tropicais, pois disseminam sementes que se transformam em vegetação.
Outro animal presente no Anel Florestal é o Ouriço-cacheiro, que muitos conhecem como porco-espinho. Trata-se de um mamífero solitário e raramente agressivo, apesar dos seus cerca de seis mil espinhos. Também é muito comum na região o Tamanduá-mirim, exótico mamífero que costuma passar o dia descansando, usando as árvores para seus longos passeios noturnos. Ambos são importantes para garantir o equilíbrio ambiental e não devem jamais ser capturados.
Além da flora e fauna do Anel Florestal, a campanha chama a atenção também para as nascentes hídricas lá existentes, que constituem um importante atrativo natural. As nascentes brotam de lençóis subterrâneos, dando origem aos cursos d’água, que caminham pelo ambiente, nutrem a vegetação e os animais, e alimentam rios e lagos, inclusive o conhecido Rio Camaçari.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































