Vedacit divulga relatório de sustentabilidade 2022
Líder no mercado de impermeabilização, a Vedacit divulga, pelo terceiro ano consecutivo, o Relatório Anual de Sustentabilidade, alinhado ao compromisso com o reporte transparente de sua atuação, dos ganhos e desafios decorrentes. O documento foi elaborado de acordo com as normas atualizadas da GRI (Global Reporting Initiative) e aborda o desempenho corporativo, em todas as esferas da sustentabilidade, referente ao período de 1º de janeiro a 30 de dezembro de 2022.
Um dos principais destaques do Relatório é a conquista da certificação como Empresa B, que ocorreu no início de 2023, mas integra o documento em razão de sua relevância histórica para a companhia. Elizabeth Rodrigues, executiva de Gente e Gestão e Sustentabilidade, destaca que 2022 foi o ano em que, dando sequência ao trabalho realizado nos exercícios anteriores, a empresa consolidou as condições necessárias para se inserir em um novo patamar, tanto em termos de tamanho como em nível de excelência empresarial.
“Agora, fazemos parte de um seleto grupo de médias/grandes, contando com um diferencial reservado a pouquíssimas organizações no Brasil e no mundo: a certificação como Empresa B”, afirma Elizabeth. Os processos que levaram a essa conquista atingiram a maturidade ao longo de 2022. No aspecto operacional, a Vedacit evoluiu significativamente no projeto de expansão da indústria para a cidade de Itatiba (SP).
No projeto, a empresa faz o maior investimento de sua história, R$ 210 milhões. No último ano, cumpriu as etapas previstas para a inauguração do Centro de Distribuição, no primeiro semestre de 2023, e o início às obras que farão da unidade de Itatiba a mais avançada em termos de instalações, equipamentos e recursos para garantir elevados níveis de eficiência operacional e sustentabilidade. O objetivo é sustentar o crescimento da Vedacit, ganhar eficiência operacional, além de contribuir com a estratégia de sustentabilidade na área industrial. A capacidade produtiva mensal terá um aumento de 140%.
Em paralelo, a estratégia operacional da companhia impulsionou os resultados ao direcionar o foco na inovação incremental, centrada na gestão de portfólio com amadurecimento da marca e portfolio Vedacit Pro, elevando a participação no mundo construtoras. Apoiada em uma série de outras iniciativas, a estratégia elevou a participação no mercado do varejo, no qual a Vedacit é líder, e em market share do mundo construtoras, com os negócios desse segmento passando a responder por 30% do total das receitas, meta que a empresa esperava alcançar somente em 2025.
Como resultado desse trabalho e do empenho de todos os colaboradores, a Vedacit conquistou a maior receita bruta de sua história, R$ 888 milhões, em um ano marcado por acentuada retração setorial. O resultado reflete um aumento de 24% na receita bruta, impulsionado pelo avanço de 4% no volume físico de vendas, em relação ao desempenho de 2021.
Os destaques do último ano incluem:
- A conquista das certificações GPTW (Great Place To Work) e Top Employer;
- Aumento para 46,2% no número de mulheres em cargos de liderança;
- Licença-maternidade/paternidade estendidas;
- Programa de desenvolvimento da liderança feminina;
- Zero resíduo da produção enviado a aterro;
- Emprego de materiais sustentáveis no novo CD em Itatiba (utilização de iluminação e ventilação natural nos espaços fechados);
- Embalagens com QR Code para descarte;
- Ponto de Entrega Voluntária de Embalagem;
- Contratações inclusivas;
- Satisfação de colaboradores acima de 81%;
- Estudo de Dispersão Atmosférica nas três plantas.
- Promoção de iniciativas de diversidade e inclusão: Sete Níveis de Consciência, Programa de Mentoria e a Semana da Diversidade;
- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Instituto Vedacit
Criado em 2017, a organização alia os investimentos sociais à vocação inovadora da empresa ao pautar suas ações no conceito de Cidade do Futuro, que contempla três vertentes: Cidades Criativas, Cidades Inteligentes e Cidades Sustentáveis.
Entre 2018 e 2022, a Vedacit participou da aceleração de 79 negócios na área de cidades sustentáveis, por meio do Lab Habitação, programa de aceleração de curto prazo da Artemisia, Gerdau e parceiros, com foco na transformação de moradias precárias em residências dignas e salubres, por meio do apoio a negócios de impacto social.
Meio ambiente
A gestão para reduzir o impacto ambiental das operações evolui continuamente desde a fundação da companhia. Todos os colaboradores são orientados por uma cultura de responsabilidade em relação à mitigação no uso de recursos naturais.
“Foram muitos avanços em 2022 que culminaram com a certificação como Empresa B, a qual atesta que a empresa atende aos altos padrões de desempenho social, ambiental, transparência e de responsabilidade do Sistema B. É um diferencial que reafirma nosso propósito e abre oportunidades de negócios sintonizadas às mais elevadas exigências do mercado em termos de integridade e sustentabilidade nas operações e nos produtos e serviços”, pontua Elizabeth. “O esforço e a dedicação de nossos colaboradores foram fundamentais, pois sem os quais nenhum projeto ou estratégia poderia obter sucesso. Avançamos, assim, confiantes em nosso propósito de contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros por meio da melhoria nas condições de habitação”, reitera.
O Relatório completo está disponível no link: https://vedacit.com.br/para-voce/institucional/sustentabilidade.html .
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa