PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
16 de dezembro de 2024

Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação

Publicação, resultado de parceria com a Aberje, aborda papel da comunicação na liderança das empresas e as novas habilidades demandadas de CEOs e comunicadores
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Navegar em meio a profundas transições, esse é o papel atual dos comunicadores nas organizações hoje. A atuação desses profissionais ganha relevância junto às lideranças, conforme novas competências são exigidas para elaborar estratégias que garantam a transparência das ações desenvolvidas por suas instituições. Para mergulhar nesse tema, a edição de 2024 do Valor Setorial Comunicação Corporativa – revista anual do jornal Valor Econômico em parceria com a Aberje há 17 anos – se concentra no papel fundamental da criação de conexões genuínas para alinhar a imagem das organizações às novas demandas da sociedade e dos negócios.

A 17ª edição da mesa-redonda de CCOs, com mediação de Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; e Luciana Marinelli, da redação do Valor Econômico; discutiu como os CCOs devem adaptar suas abordagens estratégicas e operacionais para enfrentar os desafios representados pelas transições energética, econômica, social, cultural, política e tecnológica. Essa reunião contou com a participação de Fabio Rua, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG da GM América do Sul; Karina Monaco, head de Comunicação Corporativa América do Sul da BASF; Leandro Modé, diretor global de Comunicação na Vale; Lilian Assis, gerente executiva de Comunicação Corporativa na Ajinomoto; Marcos Baptistucci, Chief People Officer na Randoncorp; Mônica Alvarez, gerente de Comunicação Corporativa na Alubar Global Management; Ranny Alonso, diretora de Comunicação Corporativa no Grupo Amil; e Tatiana Presoti, diretora sênior de Relações Públicas na SHEIN. 

Além dessa reunião, uma mesa-redonda com CEOs de empresas brasileiras de diversos segmentos serviu de base para uma matéria sobre o papel cada vez mais estratégico do CEO na comunicação. Mediado por Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje; e Luciana Marinelli, do Valor Econômico, o debate reuniu os CEOs Fernanda Ribeiro, da Conta Black; Jefferson de Paula, da ArcelorMittal Brasil; e Maurício Rodrigues, da Bayer Crop Science América Latina.

A Carta ao Leitor dessa edição da revista Valor Setorial destaca que crises climáticas, questões ligadas à diversidade e consumidores mais conscientes estão provocando um aumento de demandas e riscos com que as áreas de comunicação devem lidar. Isso requer novas competências, além de capacidade para analisar dados e elaborar estratégias que imprimam transparência às ações desenvolvidas pelas organizações.

A publicação ainda traz um artigo assinado por Paulo Nassar; Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje; e Roberto Baraldi, gerente de Assuntos Corporativos da Stellantis e Conselheiro Consultivo da Aberje, sobre a ascensão dos CFOs à liderança de suas empresas, como parte de uma nova geração de líderes com fluência no ambiente digital muito maior do que a de gerações anteriores,  ciente das implicações comunicacionais das novas tecnologias.

As principais fontes ouvidas para as matérias desta edição são profissionais que atuam nas empresas associadas à Aberje. A publicação já está disponível para os assinantes do Valor.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Inteligência artificial e excesso de dados desafiam a mensuração na comunicação corporativa
  • Encontro da Aberje com Alan Gripp discute transformação digital nos 100 anos d’O Globo
  • Folha reafirma aposta em jornalismo financiado por leitores e investe na cobertura econômica
  • Crise sob controle: lições de comunicação da CPFL Energia e do Porto do Açu
  • Mensuração em Comunicação Interna exige foco, clareza e articulação com a liderança

ARTIGOS E COLUNAS

  • Pablo AssoliniConteúdo é a base da reputação
  • Dario MenezesDicas de sobrevivência corporativa para momentos de crise
  • Luis AlcubierreComunicação na hora errada
  • Paulo NassarNova Desordem Mundial: Comunicar em Tempos de Tensão
  • Janaína LemeO poder da gentileza e o desafio de não se perder de si: reflexões com Denise Fraga

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade