Usiminas adere a pacto global de Diversidade e Inclusão

A Usiminas, associada da Aberje, deu um importante passo em seu programa de Diversidade e Inclusão ao assinar três pactos sobre o tema. Durante seu Encontro de Líderes, na presença de cerca de 420 lideranças da companhia, o presidente Sergio Leite assinou a adesão formal da empresa ao WEPS (“Women Empowerment Principles” ou Princípios de Empoderamento das Mulheres) da Organização das Nações Unidas (ONU), ao “Fórum Empresas e Direitos LGBTI+” e ao “Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero”.
Na ocasião, Sergio Leite reafirmou que esses são importantes avanços na meta da empresa com relação à diversidade e à inclusão na Usiminas. “Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas esses marcos devem ser celebrados por reforçarem a nossa determinação e compromisso com o respeito a todas as pessoas”, afirma Leite. “Os pactos que acabamos de assinar são de grande relevância no que diz respeito a três pilares do nosso Programa de Diversidade e Inclusão — Equidade de Gênero, LGBTI+, Raça e Etnia. Seguimos atentos a novas oportunidades de nos posicionarmos formalmente também nos nossos pilares de Pessoas com Deficiência e Gerações”, acrescenta Leite.
Assinatura do Pacto com o Fórum Empresas e Direitos LGBTI+. JP Polo, representante do Fórum, e Sergio Leite.
Conheça mais detalhes sobre cada um dos pactos assinados pela Usiminas:
-Weps da Onu – Lista sete princípios produzidos e disseminados pelas Nações Unidas para que a comunidade empresarial possa incorporar em seus negócios valores e práticas para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, além de promover o empoderamento econômico e liderança das mulheres como base para o crescimento sustentável, inclusivo e equitativo. No Brasil, 291 empresas são signatárias desse pacto e mais de 2.600 em nível mundial.
-Fórum Empresas e Direitos LGBTI+ – Movimento empresarial que reúne as grandes companhias em torno de compromissos relacionados ao respeito e à promoção dos Direitos Humanos LGBTI+. Por meio desse pacto, as empresas signatárias devem cumprir dez compromissos no relacionamento com seus públicos (clientes, colaboradores, acionistas e comunidade, entre outros) para que juntos possam influenciar positivamente o ambiente empresarial e a sociedade.
-Coalizão Empresarial para a Equidade Racial e de Gênero – Dá enfoque à eliminação da discriminação racial e igualdade de oportunidades efetiva entre homens e mulheres, considerando o papel das empresas de estimular a inserção econômica e promover o desenvolvimento econômico inclusivo e equânime, com vistas à superação de desigualdades historicamente estabelecidas.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































