Unipar completa 57 anos em Cubatão e reafirma compromisso com a comunidade
15 de abril de 2021
  • English

A unidade industrial da companhia fez aniversário no dia 12 de abril e, atualmente, é responsável pela fabricação de produtos químicos essenciais para a vida

A Unipar, líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul, completa 57 anos desde o início das operações de sua fábrica em Cubatão (SP), fez aniversário no último dia 12 de abril. Durante esse período a companhia firmou forte parceria com a comunidade, entidades e autoridades locais, com investimentos em projetos sociais, geração de empregos, além de doações para dar suporte em momentos importantes.

Como parte da história de desenvolvimento e crescimento local, uma parte da força de trabalho da empresa é formada por colaboradores – efetivos e terceiros – que residem na cidade. Ao todo, a fábrica conta com cerca de mil pessoas, entre trabalhadores da operação, manutenção, logística, funções administrativas em geral, além de prestadores de serviço terceiros.

A companhia também investe na inclusão e desenvolvimento das comunidades no entorno da unidade industrial, com patrocínio a projetos socioeducativos ligados à cultura, esporte e preservação do meio ambiente, que no último ano contaram com investimentos da ordem de R$ 760 mil em Cubatão, com recursos próprios e provenientes de leis de incentivo fiscal.

Um grande canal de diálogo e de parceria entre empresa e comunidade é o Conselho Comunitário Consultivo (CCC), composto por voluntários da comunidade e representantes da empresa, ao longo de 16 anos de existência já realizou 11 projetos de saúde, segurança e meio ambiente que impactaram positivamente mais de 10 mil pessoas. “A Unipar sempre teve o compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas, então investimos em iniciativas de inclusão, desenvolvimento e crescimento para todos, por meio das ações do CCC“, descreve o diretor industrial da Unipar em Cubatão, Rogério Catarinacho.

Diante do atual cenário de pandemia, a companhia também tem contribuído com doações às cidades onde estão suas operações. “Doamos produtos de limpeza, higiene pessoal e cestas básicas às comunidades em Cubatão, um respirador ao Pronto Socorro Municipal, além de hipoclorito de sódio, utilizado pela Prefeitura de Cubatão para a desinfecção de ruas, hospitais e unidades básicas de saúde, reforçando o combate à Covid-19“, completa.

Fábrica Aberta

Há 35 anos a Unipar inovou no relacionamento com a comunidade e, em uma iniciativa pioneira na indústria química, abriu as portas da fábrica de Cubatão para quem quisesse visita-la. Desde o início do programa Fábrica Aberta, que funciona 24h por dia, 365 dias por ano, a unidade da Unipar em Cubatão recebeu mais de 120 mil pessoas. A partir de 2018 o programa foi levado para as demais fábricas do grupo. Por conta da pandemia, o programa foi suspenso de forma presencial, mas pode ser feito via Tour Virtual, pelo site .

O programa Fábrica Aberta foi a maneira que a Unipar encontrou de se aproximar e contribuir ainda mais com a comunidade, compartilhando conhecimento sobre como faz a química acontecer em suas fábricas“, explicou Catarinacho.

Aniversário da cidade

A unidade comemora aniversário no mesmo mês que a própria cidade de Cubatão. Com 187 anos de história desde a fundação e, atualmente, 130 mil habitantes, o município que tem o maior polo industrial da América Latina celebra os 72 anos de sua emancipação político-administrativa, em 9 de abril.

Cubatão é extremamente importante para nossa operação, por isso trabalhamos todos os dias para o crescimento local, investimos e apoiamos cada vez mais essa parceria duradoura“, finaliza Catarinacho.
 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *