11 de março de 2020

Unibes Cultural apresenta programação 2020

A partir do mês de março, os paulistanos poderão desfrutar das exposições, oficinas e cursos livres dentro dos espaços da Unibes Cultural. Além, a casa cultural, terá uma programação recheada de palestras, workshops, música, teatro, cinema, literatura, entre outros eventos para crianças, profissionais e adultos.

Confira alguns dos destaques da programação aqui. Encontre a programação completa no site oficial.

IMMERSIVE – Vivenciar o impressionismo por meio de uma experiência imersiva. No mês de julho, chega a Unibes Cultural a exposição Immersive que transporta os visitantes aos portos, ruas e praias de Paris, proporcionando assim uma experiência que descreve os lugares e os ambientes que formaram a sociedade no final do século XIX, na França. . O movimento artístico, inspirado por grandes artistas como: Vincent Van Gogh, Paul Cezanne, Gustav Klim, Edouard Manet, é retratado por meio de aparelhos multissensoriais, videoinstalações e performances que enriquecem a apreensão de grandes obras de artes da época.

Já a exposição Diálogo no Escuro volta para gerar uma nova experiência multissensorial dentro dos espaços da Unibes Cultural. Aqui, os visitantes exploram os sentidos durante uma rota que será conduzida por guias deficientes visuais em salas totalmente escuras e especialmente construídas, em que cheiro, som, vento, temperatura e textura apresentam as características de ambientes cotidianos como parques, ruas, comércios e praias. O objetivo é fazer o público refletir sobre deficiência e diversidade, além de aumentar a tolerância sobre o “outro”.

exposição Devoção, do brasileiro Rodrigo Koraicho, abre a agenda de 2020 na Unibes Cultural. A mostra, que estará em cartaz entre 4 de março e 5 de abril, traz fotografias tiradas em 2013 em Katmandu (Nepal) e Varanisi (índia) as quais retratam a força das tradições religiosas e a sua importância no convívio da comunidade do lugar. Organizada pela curadora Marly Porto, a exposição aborda histórias, valores culturais, experimentações, personalidades, fé, entre outros assuntos que refletem as relações de espiritualidade e expressões dentro da comunidade.

O revelo da palavra e do sentido acontecerá entre os dias 18 de abril e 17 de maio. Aqui, o artista Gandhy Piorski apresenta a trajetória de Dorina Nowill com momentos da sua vida mesclados aos sentidos da obra. O uso da palavra é um dos elementos de interatividade no percurso expositivo, sendo a narrativa delineada pela luz e o revelo. O autor visa retratar as lutas pela inclusão dos deficientes visuais, o acesso à leitura e escrita e as transcrições em braile, além de contar um pouco sobre a trajetória da fundação Dorina Nowill.

O artista plástico Zeppa Tudisco apresenta entre 30 de maio e 28 de junho a exposição Visão Reflexiva. A mostra propõe, por meio de esculturas e textos reflexivos, pensar a reflexão como uma atividade importante, mas, na época atual, até inexistente. Graças à criatividade artística proposta, crianças acima de 4 anos, adultos de todas as idades e Pessoas com Deficiências (PcD) poderão participar e desfrutar das atividades.

No final do mês de setembro acontece a exposição Bicicleta — Identidade Cultural que têm como objetivo sensibilizar os cidadãos para o uso desse meio de transporte. A mostra conta com exibição de fotos sobre diversos cenários no mundo onde a Bicicleta é símbolo de transporte como Inglaterra, Bélgica, Holanda e Irlanda. O público também poderá assistir a um documentário, além de participar de rodas de conversas e outras atividades.

ALCANCE – Com o objetivo de impulsar a economia criativa na cidade e baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Unibes Cultural tem se consolidado como um dos centros de interação, inclusão, educação e diversidade mais importantes da cidade de São Paulo.

Em 2019, foram aproximadamente 1.200 eventos que aconteceram nos espaços da casa cultural, onde circularam mais de 250 mil pessoas. “Fomentamos a diversidade cultural e o empreendedorismo criativo por meio das centenas de eventos que recebemos no último ano. Por meio de todo tipo de expressões culturais, esperamos continuar apoiando a construção social e o desenvolvimento econômico e criativo da cidade de São Paulo”, afirma Bruno Assami, Diretor Executivo da Unibes Cultural.

A Unibes Cultural conta com patrocínio master do Itaú, associado da Aberje, e também de CSN, Deca, JSL, Motorola e UOL, patrocínio de Banco 24 Horas, BMA, Helbor, ICRH Tigre, Iguatemi, ISK, Movida, Pernambucanas, Verde Asset, e apoio dos associados da Aberje Mercado Livre, Unisys e Novelis, e também de Ball, Banco Rendimento, Banco Safra, BMI, Cescon, Colgate, Isapa, Razac, Supplier e Tegma.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *