Uber oferece noções de finanças a parceiros da América Latina
Uber, IFC e Sebrae lançam Uber Avança, uma plataforma educativa para motoristas e entregadores parceiros.
A Uber e a IFC (Corporação Financeira Internacional, braço do Banco Mundial) começam hoje a oferecer a Uber Avança, uma plataforma educativa dedicada a ajudar motoristas e entregadores parceiros de toda a América Latina a gerenciar suas finanças e melhorar a atuação como microempreendedores. No Brasil, a iniciativa conta também com o apoio do Sebrae.
“Estamos contentes de poder oferecer aos nossos parceiros uma oportunidade essencial para o seu autodesenvolvimento. Nós sabemos que muitos deles usam o app da Uber para gerar renda extra e precisam reorganizar as finanças. Mais do que isso: sabemos que muitos têm aspirações muito além da Uber, e queremos ajudá-los a chegar lá“, diz Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil.
A Uber Avança responde a esse interesse. O conteúdo, desenvolvido a partir das necessidades apresentadas por motoristas e entregadores parceiros, traz conhecimentos básicos sobre gestão financeira, controle de gastos, gerenciamento de dívidas e planejamento para o futuro.
O formato foi projetado para se adaptar à rotina dos parceiros, com conteúdo dividido em módulos de curta duração e material de estudo dinâmico, que podem ser acessados no próprio celular nos momentos em que for mais oportuno.
Vão ter acesso à plataforma, desenvolvida pela EduMe, os parceiros da Uber em seis países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica e México. Só no Brasil, são mais de um milhão de motoristas e entregadores no aplicativo.
Inclusão e inovação
A parceria técnica da IFC com a Uber reafirma a missão da empresa com a inclusão. De acordo com Lilliana Pozzo, gerente de Serviços de Assessoria do IFC, “em âmbito mundial, cerca de 1,7 bilhão de adultos continuam desbancarizados. A educação financeira é a base para a inclusão financeira, especialmente quando se trata das mulheres, que enfrentam brechas substanciais no acesso a financiamento.” A IFC forneceu a orientação técnica para a elaboração do primeiro módulo da plataforma, que traz conteúdo sobre educação financeira.
Para o Sebrae, essa iniciativa demonstra o interesse da Uber em fortalecer o seu papel na sociedade brasileira. “É estratégico para o Sebrae contribuir com essa iniciativa. A Uber tem em seu DNA a inovação, além disso transformou a maneira das pessoas se locomoverem, desta forma contribui com as micro e pequenas empresas que precisam fazer suas entregas e ajuda a movimentar a economia do país. Essa plataforma educacional é uma busca pela melhoria das condições de trabalho e socioemocionais dessas pessoas“, declara o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.
O Sebrae forneceu informações sobre vantagens da formalização como Microempreendedor Individual (MEI), benefícios previdenciários, seguridade social, abertura de um negócio, além de responsabilidades fiscal e contábil. Esses temas serão abordados em módulos futuros.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicação