Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa

Na última semana, o curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL) promoveu um encontro de estudantes e profissionais da área para uma roda de conversa online enriquecedora sobre comunicação empresarial e jornalismo. Giovanni Nobile, diretor de capítulo Brasília da Aberje e atual gerente de soluções de risco de reputação do Banco do Brasil, foi recebido pelas turmas do curso e compartilhou sua experiência de mais de 15 anos em assessoria de imprensa e gestão de crises em comunicação organizacional.
A professora Maria Luísa Hoffmann foi a anfitriã, recebendo os alunos e o palestrante. O professor Ayoub Hanna Ayoub também marcou presença com os estudantes do período noturno do curso, assim como o professor Mário Benedito Sales. Durante a roda de conversa, Giovanni Nobile abordou temas cruciais para os futuros jornalistas, destacando as tendências e desafios do mercado de trabalho. Ele enfatizou a importância de boas práticas em assessoria de imprensa, ressaltando a necessidade de uma comunicação transparente e eficaz entre as organizações e a mídia, além de apontar sobre os impactos das novas tecnologias, incluindo IA, nos aspectos relevantes a serem considerados para a formação dos estudantes. Outro ponto do debate foi a discussão sobre gestão de crises em comunicação organizacional. Giovanni compartilhou experiências com situações de crise, destacando a importância de uma resposta rápida e bem planejada para minimizar impactos negativos à imagem das organizações.
“Os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e interagir, tornando a conversa dinâmica e participativa. A troca de experiências e conhecimentos proporcionou um aprendizado valioso para todos”, afirma a professora da UEL, Maria Luísa Hoffmann. “O evento foi um sucesso, reforçando a importância de iniciativas que aproximam os estudantes do mercado de trabalho e dos desafios reais da profissão a partir do olhar de ex-alunos que atuam com destaque no setor de comunicação”, complementa.
“A Universidade Estadual de Londrina continua a se destacar pela qualidade de seus eventos e pela formação de profissionais preparados para enfrentar as demandas do jornalismo contemporâneo”, pontua Giovanni. “A abertura da Universidade para este debate enriquece a formação de alunos e agrega também para que o mercado de trabalho esteja sempre próximo dos temas que estão sendo debatidos no meio acadêmico”, ressalta.
Destaques
- Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
- Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
- Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
- Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
- Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade
ARTIGOS E COLUNAS
Leonardo Müller ESG: auge e queda de uma siglaHamilton dos Santos Nova desordem mundialPablo Assolini ESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!Carlos Parente Cuidado com a “comunicação reborn”!Miriam Moura SXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia