Transformação digital comanda a 21ª edição do Futurecom
O Futurecom, o maior e mais importante evento de tecnologia, telecomunicação e transformação digital da América Latina, chega à 21ª edição, que acontece de 28 a 31 de outubro, no São Paulo Expo. No ano passado, o Futurecom contou com a participação de 300 marcas expositoras, totalizando mais de 29 mil visitantes.
O evento terá como Keynote Speakers o Chief Product Officer da Netflix, Greg Peters; o CEO da TIM, Pietro Labriola; o SVP& Presidente da Qualcomm, Jim Cathey; o Presidente de Telecom da Huawei, Sun Baocheng; o CEO da Vivo, Christian Gebara, e o CEO da Nokia, Rajeev Suri. Durante todo o evento, executivos C-Level das principais operadoras e de empresas de tecnologia participarão de várias palestras e painéis, juntamente com representantes do Governo, como Anatel e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A ideia neste ano vai romper barreiras com as tecnologias aplicadas para dar qualidade de vida aos seres humanos. E este cenário se transformará a partir do dia 28 de outubro, quando o pianista e maestro João Carlos Martins fará um espetáculo utilizando uma novidade tecnológica, que será apresentada, pela primeira vez, na solenidade de abertura do evento, dia 28, a partir das 19h30, no São Paulo Expo.
O Futurecom 2019 mostrará a simulação de uma avenida do futuro com poste inteligente conectado a uma rede 5G, credenciamento na sala VIP com reconhecimento facial, experiências de Realidade Virtual (VR), novas soluções de pagamento, monitoramento de cilindros de oxigênio para pacientes que precisam utilizar o equipamento no dia a dia, atendimento médico baseado em imagem com luva tátil controlada remotamente. O paciente estará no ambiente do Futurecom e o médico fará o diagnóstico a partir do seu consultório. Também haverá soluções focadas em entretenimento, como a apresentação de uma banda conectada que possibilitará que seus músicos toquem em lugares fisicamente distintos.
Em um amplo espaço que combina exposição de Soluções Digitais, uma Conferência Internacional e um Centro de Networking, o Futurecom fomentará também discussões nos 12 auditórios dedicados a apresentação de cases, workshops, palestras e debates, com foco em soluções técnicas e modelos de negócios nas áreas de TI, Telecomunicações, Serviços Financeiros (Meios de Pagamentos), Startups, Segurança da Informação, Empreendedorismo, Governo e Judiciário. Além da transformação digital e das iniciativas com o 5G, o evento trará toda a hiperconectividade presente nos dias atuais, com aplicações de tecnologias disruptivas como Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Inteligência Artificial e Computação Quântica, entre outras.
Saiba mais sobre as novidades que serão apresentadas pelos expositores e palestrantes de empresas associadas à Aberje:
DELOITTE – Executivos nacionais e internacionais vão revelar os dados e analisar os resultados com a visão Brasil e global da edição de 2019 da pesquisa Global Mobile Consumer Survey, elaborada anualmente pela Deloitte. Ela traz uma análise importante sobre o hábito dos brasileiros em relação ao uso dos smartphones e as novas facilidades digitais. Um dos resultados aponta o crescimento no uso dos smart whatches e fitness bands, que criaram nível de praticidade, trazendo as informações mais importantes em uma rápida checada no relógio. Os resultados da pesquisa chamam a atenção, ainda, para o aumento de compras feitas pelo celular e o uso da internet para pesquisa de preços e variações de produtos neste dispositivo. Além disso, o uso do smartphone para acessar os apps de entrega rápida e barata mostram a mudança no comportamento dos brasileiros. Mesmo que ainda existam preocupações com os dados pessoais e privacidade, hoje a comodidade que essas facilidades trazem se mostra acima da necessidade de segurança pessoal.
ERICSSON – Em seu estande, a Ericsson contará com demonstrações de 5G em rede comercial com aplicações em indústria, saúde, educação, entretenimento e segurança/cidades inteligentes. Além disso, a empresa anunciará um estudo sobre espectro, que fala sobre o impacto econômico de um possível atraso na implementação do 5G no Brasil.
Saúde: atendimento médico baseado em imagem com luva tátil controlada remotamente. O paciente estará no ambiente do Futurecom e o médico fará o diagnóstico a partir do seu consultório.
Entretenimento: apresentação de uma banda conectada que possibilitará que seus músicos toquem em lugares fisicamente distintos. Os instrumentos são conectados por meio da nova tecnologia e o público terá a mesma experiência de um show tradicional.
IBM – Tendências e o futuro da tecnologia 5G, inteligência artificial, computação quântica e computação em nuvem estão no centro da discussão da transformação digital das empresas e são foco da participação da IBM na Futurecom. Cultura colaborativa, carros autônomos, OpenRAN, NFV, automação, diversidade, capital humano também serão temas tratados pela companhia no evento em palestras e demonstrações no estande, com executivos Brasil, América Latina e globais.
No dia 29 de outubro – Inteligência Artificial & Capital Humano: O Papel dos CEOs na promoção de uma nova Cultura Colaborativa aliando Cliente, Novas Tecnologias e resultados da Organização, com Bob Fox, Associate Partner, Talent & Engagement, Public Sector; A Revolução dos Carros Autônomos: Uma Nova Relação do Usuário com o Veículo, com Rodrigo Stanger, VP GBS Latin America – Industry Academy Member; Perdendo o sinal? Reinvente-se para o Mundo Digital, com Marcelo Braga, VP, IBM Cloud & Cognitive Software.
Dia 30 de outubro – À espera pela rede 5G: Oportunidades de monetização para Edge Computing em ambientes LTE, de Marcos Peigo, Vice President de Value Creation para América Latina; Network Cloudfication, com Rahul Kumar, Digital Customer Engagement Leader para telecomunicações; Mais dados, mais potência, mais capacidade computacional – Potencializando a Inteligência Artificial com a Computação Quântica, com Leonardo Silveira de Albuquerque Martins, Research Staff Member, Manager; Bridging the GAP: Promovendo diversidade e inclusão dentro das corporações, com Marisol Penante, VP Communication Sector Leader.
A presidente da IBM na América Latina estará presente no evento para falar sobre tendências e o futuro da tecnologia 5G no dia 31 de outubro. Também estarão disponíveis para entrevistas Marcelo Braga, VP, IBM Cloud & Cognitive Software; Leonardo Silveira de Albuquerque Martins, Research Staff Member, Manager; Rodrigo Stanger, VP GBS Latin America – Industry Academy Member e Thiago Moraes, Arquiteto de soluções para telco da IBM Brasil.
MASTERCARD – No dia 29 de outubro, às 11h, Renato Ottoni, diretor de Soluções de Segurança da Mastercard Brasil e Cone Sul, fará uma palestra sobre Segurança e Integridade Digital das Transações e Pagamentos. Durante o evento, Renato também poderá falar sobre o lançamento da Mastercard em 2019: o Digital Security Roadmap. Com essa abordagem, a empresa fornecerá um conjunto de iniciativas, diretrizes e ferramentas para bancos e varejistas na América Latina para acelerar a adoção das tecnologias de ponta necessárias para manter seguro o espaço do comércio eletrônico, incluindo tokenização e tecnologias de autenticação. Com isso, a Mastercard pretende melhorar a experiência do consumidor diminuindo a fricção na hora da compra e aumentando as taxas de aprovação, além de diminuir as fraudes.
TOTVS – A empresa participa do debate entre líderes no painel “Consumidor 4.0: uma nova relação com consumidores e uma nova forma de fazer negócios”, que acontece no dia 30, às 10h. Na ocasião, Dennis Herszkowicz, CEO da TOTVS, abordará, entre outros tópicos, como a TOTVS faz para antecipar as necessidades do cliente hiperconectado, gerando uma experiência única por meio de soluções personalizadas.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasPaulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação Financeira