Título Notório Saber é entregue a Ricardo Viveiros
29 de janeiro de 2016
  • English

Repórter, editor, diretor de redação, âncora, comentarista político e econômico, articulista e correspondente em quatro guerras civis, assessor de imprensa e escritor. Essas são algumas das atividades do jornalista Ricardo Viveiros, que recebeu, em 3 de dezembro, o título Notório Saber, oferecido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Essa foi a sexta vez que a UPM concedeu este título a uma personalidade. De acordo com Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da universidade, essa outorga é o reconhecimento na comunidade universitária pela experiência acadêmica obtida fora do espaço formal de ensino acadêmico. “Ela é fruto de uma observação sobre as contribuições profissionais. No caso específico do jornalista Ricardo Viveiros, como historiador, como escritor, como literato. Enquanto universidade, ao longo de toda a história, temos outorgado esse título com muito cuidado, com critérios pré-estabelecidos. As propostas são enviadas ao conselho universitário e analisadas detalhadamente”, contou, explicando que a ideia do título nasceu no programa de stricto Sensu em Educação, Arte e História da Cultura.

O ano de 2015 foi especial para Viveiros, que completou 50 anos de carreira. Neste período, recebeu diversas homenagens em todo o Brasil, e a da UPM foi mais um motivo de alegria. “Essa homenagem do Mackenzie me honra muito, é uma Instituição de Ensino séria, que tem uma contribuição muito interessante na história do Brasil. E quando eu soube que era o sexto a receber esse título em 145 anos de história, fiquei ainda mais emocionado. Eu me sinto muito honrado por tudo o que fiz, trabalhei muito, sempre tive compromisso com a ética e com a verdade, mas não fiz mais que a minha obrigação. E ser reconhecido é uma honra muito grande”, diz Viveiros.

A homenagem foi aprovada pelos presidentes do Conselho Deliberativo e do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Inácio Ramos e Maurício Melo de Meneses, respectivamente. “Esse título para o jornalista Ricardo Viveiros significa o reconhecimento da Universidade a um cidadão que tem dedicado toda a sua vida profissional com zelo e disciplina. É um jornalista reconhecido aqui e lá fora. Recentemente, estivemos na Câmara dos Deputados quando Ricardo Viveiros foi homenageado por deputados e senadores da extrema esquerda à extrema direita, um cidadão reconhecido independentemente de partidos, em uma homenagem justa e digna a um homem justo e digno”, lembrou José Inácio. Maurício Meneses concordou: “O Viveiros é uma pessoa extraordinária em sua vida pessoal, um brasileiro extraordinário também, que já esteve lá fora por força da lei, voltou e aqui fez uma história muito bonita. Um excelente pai de família. Estamos homenageando uma pessoa de excelência, não apenas na sua qualidade intelectual e profissional, mas também como pessoa”.

 

Fonte: Portal Mackenzie

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.