PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
14 de maio de 2021

TIM divulga seu Relatório ESG

Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:
  • Documento apresenta resultados de 2020 e as metas da operadora nos pilares Ambiental, Social e de Governança;
  • São destaques ações para promoção da diversidade e inclusão, indicadores de eficiência energética e uso de fontes renováveis, a presença nos mais importantes índices ESG do mercado financeiro e a criação do Comitê de ESG ligado ao Conselho de Administração.

Com a aspiração de continuar contribuindo com o desenvolvimento do país em iniciativas ambientais, sociais e de governança no Brasil, a TIM publica hoje o seu Relatório ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) referente a 2020. O documento – anteriormente chamado de Relatório de Sustentabilidade e divulgado há 13 anos pela operadora – foi desenvolvido com foco nas práticas ESG da TIM testando a materialidade dos assuntos por clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e sociedade em geral.

“A sociedade demanda cada vez mais que os princípios de negócios das empresas sejam alinhados às melhores práticas ambientais, sociais e de governança e está atenta à ampla divulgação de planos e atividades. A jornada ESG da TIM já é uma realidade de mais de uma década de iniciativas e resultados, sendo tema prioritário desde o início das operações da empresa no Brasil. O relatório 2020 é mais uma evolução, juntando o balanço da nossa atuação nesse ano complexo com metas claras e ambiciosas para os próximos períodos”, afirma Mario Girasole, VP de Relações Institucionais da TIM Brasil.

Acompanhando a demanda crescente pela atuação e contribuição não financeira, o documento traz o novo capítulo “Estratégia ESG”, dedicado a apresentar de forma mais estruturada as metas da TIM sobre o tema, incluindo os 15 compromissos presentes no Plano ESG 2021-2023 da companhia. Um desses objetivos é promover um ambiente ainda mais inclusivo, com pelo menos 40% de pessoas negras no quadro de trabalho e 35% de mulheres em posições de liderança até 2023. Ainda dentro do pilar Social, a TIM alcançou, em 2020, o índice de 99% dos colaboradores treinados em cultura ESG e 1.486 funcionários habilitados em capacidades digitais, além de 84% de favorabilidade na Pesquisa Clima. A TIM está trabalhando também em sua meta de presença 4G em 100% dos municípios brasileiros até 2023.

Comprometida com as melhores práticas ambientais, a operadora reforça no relatório o objetivo de reduzir as emissões indiretas de CO2 em 70% até 2025. Outras metas são chegar a 90% de sua matriz energética oriunda de fontes renováveis, reciclar mais de 95% dos resíduos sólidos e alcançar mais de 80% de ecoeficiência no tráfego de dados, mantendo como alvo se tornar 100% carbono neutro até 2030. Como consta no Relatório ESG, a operadora terminou o ano de 2020 com aumento de 64% na eficiência energética no tráfego de dados, reduziu em 28% as emissões indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) e 30% as emissões de GEE, além de ter registrado 64% de consumo de energia proveniente de fontes renováveis.

É destaque nos princípios de governança a meta de reduzir em 50% as reclamações de clientes à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A TIM almeja ainda a manutenção dos reconhecimentos já conquistados, como a presença no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) – carteira em que está há 13 anos consecutivos – e no Índice S&P/B3 Brasil ESG, ambos da B3, e das certificações nas normas International Organization for Standarization (ISO).

O documento está disponível no site de RI da empresa (http://ri.tim.com.br) e foi elaborado de acordo com a metodologia Standards, da Global Reporting Initiative (GRI), e traz também os indicadores Sustainability Accounting Standards Board (SASB). O relatório passou por auditoria externa EY.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.