PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Conecta CI
    • Labs de Comunicação
  • Trends
    • Trends RJ
    • Trends SP
    • Trends MG
  • Escola
  • Reconhecimento
    • 20 Comunicadores para Seguir
    • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
26 de maio de 2025

TIM conta a história do primeiro fotógrafo com deficiência visual a cobrir eventos de paratletismo

Curta “Lentes da Alma”, cocriado pela BETC HAVAS e Santeria, marca compromisso da operadora como potencializadora de talentos, sonhos e pessoas
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A história de João Maia é mais do que um relato emocionante e inspirador. É uma prova real que todos podem tudo o que imaginam. Esse é o elo que une a TIM e o curta-metragem “Lentes da Alma”. O filme mostra a jornada do primeiro fotógrafo com deficiência visual a cobrir oficialmente eventos de paratletismo, nos mais poderosos palcos do mundo, para quebrar estereótipos. Apoiada pela operadora, a iniciativa se conecta diretamente à assinatura da marca – “Imagine as possibilidades” e ao recente posicionamento da empresa: “Você Pode Tudo”.

O curta-metragem em forma de documentário, cocriado pela BETC HAVAS e Santeria, dirigido por Rafa Damy e com trilha especialmente composta pela Cabaret, reforça a importância de contar histórias sobre quem desafia limites todos os dias, assim como fazem os grandes atletas. João construiu toda a carreira ampliando sua perspectiva, mesmo depois de perder a visão. Sua história não trata de deficiência, mas de mudar a percepção do que as pessoas acreditam ser possível. Assim, o curta refaz o caminho do fotógrafo, de uma pequena cidade rural até a cobertura de um dos maiores eventos esportivos do mundo, provando que, quando o olhar de uma pessoa se expande, coisas extraordinárias podem acontecer.

“A história de João Maia materializa o nosso propósito. Ele usa a tecnologia para desafiar limitações, não apenas no seu próprio trabalho, mas também ao capacitar outros, dando oficinas de fotografia para pessoas com deficiência visual, através de ferramentas inclusivas, como a audiodescrição”, explica Camila Ribeiro, diretora de Comunicação e Marca da TIM. A executiva complementa que o projeto tangibiliza o compromisso da empresa de transformar realidades por meio da tecnologia e da inclusão. “Acabamos de lançar a campanha com o conceito ‘Você Pode Tudo’. E esse filme vai ao encontro do que queremos ressaltar – quando se tem as ferramentas certas, podemos ultrapassar os limites do que é possível, assim como João fez. Por meio de uma narrativa sensorial, o curta abre nossa cabeça para novas perspectivas, reforçando que, com as possibilidades certas na mão, não há limites, você pode fazer tudo”, explica Ribeiro.

“Lentes da Alma” estreou em abril nos cinemas e, através de versões de 30″ e 15″ (trailer e teasers) nas redes sociais, a TIM está convidando as pessoas a conhecerem a história completa do João em seu canal do YouTube. Além disso, foram produzidas versões especiais com audiodescrição e tradução em libras.

“Contar a história do João foi, para nós, mais do que criar um curta: um exercício de empatia e escuta. João nos mostrou que os limites podem ser reinventados quando usamos a criatividade a serviço da inclusão. Traduzir isso em linguagem audiovisual foi um desafio potente, que reflete perfeitamente a campanha ‘Você Pode Tudo’ e o nosso compromisso com narrativas que inspiram e transformam”, afirma Erh Ray, CEO e CCO da BETC HAVAS.

Confira o curta neste link.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carina AlmeidaReputação em tempos de incerteza
  • Paulo Nassar“A arte de perder”, de Elisabeth Bishop, e a raridade da experiência
  • Mônica BrissacA economia da atenção e o valor da voz dos líderes

Destaques

  • Aberje Academia de Marcas discute rebranding da AXIA Energia como estratégia integrada de marca, cultura e comunicação
  • Aberje divulga lista “20 comunicadores para seguir” e reforça olhar sobre talentos da comunicação
  • Visita do Instituto Poiesis à Aberje aborda comunicação, IA e nova fase institucional

Notícias do Mercado

  • Eneva é a nova associada à Aberje
  • Estadão lança prêmio para reconhecer destaques do turismo brasileiro
  • InfoMoney anuncia Rodrigo Flores para liderar o portal

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br