TIM conta a história do primeiro fotógrafo com deficiência visual a cobrir eventos de paratletismo

A história de João Maia é mais do que um relato emocionante e inspirador. É uma prova real que todos podem tudo o que imaginam. Esse é o elo que une a TIM e o curta-metragem “Lentes da Alma”. O filme mostra a jornada do primeiro fotógrafo com deficiência visual a cobrir oficialmente eventos de paratletismo, nos mais poderosos palcos do mundo, para quebrar estereótipos. Apoiada pela operadora, a iniciativa se conecta diretamente à assinatura da marca – “Imagine as possibilidades” e ao recente posicionamento da empresa: “Você Pode Tudo”.
O curta-metragem em forma de documentário, cocriado pela BETC HAVAS e Santeria, dirigido por Rafa Damy e com trilha especialmente composta pela Cabaret, reforça a importância de contar histórias sobre quem desafia limites todos os dias, assim como fazem os grandes atletas. João construiu toda a carreira ampliando sua perspectiva, mesmo depois de perder a visão. Sua história não trata de deficiência, mas de mudar a percepção do que as pessoas acreditam ser possível. Assim, o curta refaz o caminho do fotógrafo, de uma pequena cidade rural até a cobertura de um dos maiores eventos esportivos do mundo, provando que, quando o olhar de uma pessoa se expande, coisas extraordinárias podem acontecer.
“A história de João Maia materializa o nosso propósito. Ele usa a tecnologia para desafiar limitações, não apenas no seu próprio trabalho, mas também ao capacitar outros, dando oficinas de fotografia para pessoas com deficiência visual, através de ferramentas inclusivas, como a audiodescrição”, explica Camila Ribeiro, diretora de Comunicação e Marca da TIM. A executiva complementa que o projeto tangibiliza o compromisso da empresa de transformar realidades por meio da tecnologia e da inclusão. “Acabamos de lançar a campanha com o conceito ‘Você Pode Tudo’. E esse filme vai ao encontro do que queremos ressaltar – quando se tem as ferramentas certas, podemos ultrapassar os limites do que é possível, assim como João fez. Por meio de uma narrativa sensorial, o curta abre nossa cabeça para novas perspectivas, reforçando que, com as possibilidades certas na mão, não há limites, você pode fazer tudo”, explica Ribeiro.
“Lentes da Alma” estreou em abril nos cinemas e, através de versões de 30″ e 15″ (trailer e teasers) nas redes sociais, a TIM está convidando as pessoas a conhecerem a história completa do João em seu canal do YouTube. Além disso, foram produzidas versões especiais com audiodescrição e tradução em libras.
“Contar a história do João foi, para nós, mais do que criar um curta: um exercício de empatia e escuta. João nos mostrou que os limites podem ser reinventados quando usamos a criatividade a serviço da inclusão. Traduzir isso em linguagem audiovisual foi um desafio potente, que reflete perfeitamente a campanha ‘Você Pode Tudo’ e o nosso compromisso com narrativas que inspiram e transformam”, afirma Erh Ray, CEO e CCO da BETC HAVAS.
Confira o curta neste link.
Destaques
- Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
- Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
- Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
- Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
- Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade
ARTIGOS E COLUNAS
Leonardo Müller ESG: auge e queda de uma siglaHamilton dos Santos Nova desordem mundialPablo Assolini ESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!Carlos Parente Cuidado com a “comunicação reborn”!Miriam Moura SXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia