PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
26 de maio de 2025

TIM conta a história do primeiro fotógrafo com deficiência visual a cobrir eventos de paratletismo

Curta “Lentes da Alma”, cocriado pela BETC HAVAS e Santeria, marca compromisso da operadora como potencializadora de talentos, sonhos e pessoas
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A história de João Maia é mais do que um relato emocionante e inspirador. É uma prova real que todos podem tudo o que imaginam. Esse é o elo que une a TIM e o curta-metragem “Lentes da Alma”. O filme mostra a jornada do primeiro fotógrafo com deficiência visual a cobrir oficialmente eventos de paratletismo, nos mais poderosos palcos do mundo, para quebrar estereótipos. Apoiada pela operadora, a iniciativa se conecta diretamente à assinatura da marca – “Imagine as possibilidades” e ao recente posicionamento da empresa: “Você Pode Tudo”.

O curta-metragem em forma de documentário, cocriado pela BETC HAVAS e Santeria, dirigido por Rafa Damy e com trilha especialmente composta pela Cabaret, reforça a importância de contar histórias sobre quem desafia limites todos os dias, assim como fazem os grandes atletas. João construiu toda a carreira ampliando sua perspectiva, mesmo depois de perder a visão. Sua história não trata de deficiência, mas de mudar a percepção do que as pessoas acreditam ser possível. Assim, o curta refaz o caminho do fotógrafo, de uma pequena cidade rural até a cobertura de um dos maiores eventos esportivos do mundo, provando que, quando o olhar de uma pessoa se expande, coisas extraordinárias podem acontecer.

“A história de João Maia materializa o nosso propósito. Ele usa a tecnologia para desafiar limitações, não apenas no seu próprio trabalho, mas também ao capacitar outros, dando oficinas de fotografia para pessoas com deficiência visual, através de ferramentas inclusivas, como a audiodescrição”, explica Camila Ribeiro, diretora de Comunicação e Marca da TIM. A executiva complementa que o projeto tangibiliza o compromisso da empresa de transformar realidades por meio da tecnologia e da inclusão. “Acabamos de lançar a campanha com o conceito ‘Você Pode Tudo’. E esse filme vai ao encontro do que queremos ressaltar – quando se tem as ferramentas certas, podemos ultrapassar os limites do que é possível, assim como João fez. Por meio de uma narrativa sensorial, o curta abre nossa cabeça para novas perspectivas, reforçando que, com as possibilidades certas na mão, não há limites, você pode fazer tudo”, explica Ribeiro.

“Lentes da Alma” estreou em abril nos cinemas e, através de versões de 30″ e 15″ (trailer e teasers) nas redes sociais, a TIM está convidando as pessoas a conhecerem a história completa do João em seu canal do YouTube. Além disso, foram produzidas versões especiais com audiodescrição e tradução em libras.

“Contar a história do João foi, para nós, mais do que criar um curta: um exercício de empatia e escuta. João nos mostrou que os limites podem ser reinventados quando usamos a criatividade a serviço da inclusão. Traduzir isso em linguagem audiovisual foi um desafio potente, que reflete perfeitamente a campanha ‘Você Pode Tudo’ e o nosso compromisso com narrativas que inspiram e transformam”, afirma Erh Ray, CEO e CCO da BETC HAVAS.

Confira o curta neste link.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.