TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica

A TIM anunciou o patrocínio de uma série documental que mostrará o cotidiano dos pesquisadores na Estação Antártica Comandante Ferraz, iniciativa que integra a estratégia de comunicação institucional da empresa e reforça sua presença no Programa Antártico Brasileiro. A companhia também divulgou que instalará a rede 5G no local a partir de 2026, ampliando o acesso a dados e o potencial de acompanhamento remoto das pesquisas. A TIM é associada à Aberje.
A informação foi divulgada durante cerimônia realizada no final de novembro na Embaixada da Itália, em Brasília, que marcou a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a TIM, a Marinha, o Ministério das Comunicações e a Anatel para reforçar a conectividade na Estação. A série, prevista para 2026, pretende apresentar ao público a rotina dos cientistas, o impacto das pesquisas para o Brasil e a relevância do continente para temas climáticos e ambientais. A produção acompanhará a missão em que a rede 5G será instalada.
“Conectar a Antártica com o 5G é abrir novas possibilidades para a ciência. A conectividade encurta distâncias e fortalece as relações profissionais e humanas. Agora a nova tecnologia pode potencializar esse avanço. Em um momento em que debates globais, como os da COP30, reforçam a urgência climática e ambiental, usar a tecnologia para apoiar as pesquisas na Antártica torna-se essencial”, afirmou Alberto Griselli, CEO da TIM.
Com a chegada do 5G, a transmissão de dados das pesquisas passará a ocorrer em tempo real, oferecendo novos recursos para comunicação entre equipes, pesquisadores e instituições de apoio. A tecnologia também deve ampliar a visibilidade dos projetos conduzidos no continente, fortalecendo sua circulação em plataformas digitais e ampliando o alcance das mensagens relacionadas à agenda climática, ambiental e científica.
ARTIGOS E COLUNAS
Vívian Rio Stella O desafio de comunicar e desmistificar um setor: memória, experiência e o aprendizado no Museu da CortiçaCarlos Parente Educação, comunicação, Bernardinho e como tudo transformaElizeo Karkoski (Des)Tendências para a Comunicação Interna em 2026
Destaques
- Encontro da rede Aberje reúne CCO global da CNH e líderes de comunicação
- Aberje e VLI promovem palestra sobre mediação de conflitos em BH
- Brasilidade em alta: identidade nacional vira ativo na comunicação das empresas
Notícias do Mercado
- LATAM e Volkswagen ampliam presença em festivais e reforçam cultura como plataforma de comunicação
- Textual amplia atuação em ESG e reforça estratégia com a DiversaCom
- Boticário, Diageo, iFood e Localiza apresentam estratégias de Carnaval





























