15 de outubro de 2020

Textual 25 anos: o futuro é agora

Agência sela parceria com renomada futurista para projetos de cultura colaborativa nas empresas 

Nesta quinta-feira, dia 15 de outubro, a Textual Comunicação comemora 25 anos, numa trajetória que reúne projetos desenvolvidos tanto no Brasil como em cinco continentes do mundo _ África, Américas, Ásia, Europa e Oceania _ e o reconhecimento público traduzido pela conquista de 46 prêmios nacionais e internacionais _ a maioria, referente a cases para clientes, mas também títulos de Agência do Ano 2019, do Prêmio Comunique-se e Prata como Agência do Ano 2016 na América Latina pelo Stevie International Business Award. Além disso, a Textual foi indicada, pelo estudo de mercado PR Scope 19/20, a agência de PR que Mais Agrega Valor ao Negócio do Cliente, a Mais Proativa e Top 3 em Satisfação Geral dos clientes no Brasil.

“Nascemos já produzindo conteúdo para gerar relevância aos nossos clientes, porque sempre entendemos que o nosso papel era ir muito além da intermediação. Estamos falando de cocriação com clientes antes do ano 2000! E os nossos primeiros prêmios já reconheceram o pioneirismo dessa forma de fazer comunicação corporativa”, afirma Carina Almeida, fundadora e CEO da Textual, agência que lidera ao lado da Vice-Presidente, Adryana Almeida.

Essa inquietude permanente, segundo Carina, leva a agência agora a anunciar uma parceria com a futurista Lala Deheinzelin, para o desenvolvimento de workshops, experiências interativas e outros serviços que vão auxiliar as empresas na necessária transformação da sua cultural organizacional.

“A pandemia acelerou a percepção de que estamos em meio à uma enorme e necessária transformação no modo como nós, indivíduos, empresas, a sociedade e os governos estamos organizados. O cenário hoje é muito mais complexo, com mudanças ocorrendo num ritmo exponencial. Então acreditamos que a colaboração é o novo paradigma, o único caminho para darmos conta desse cenário. E a comunicação é chave para abrir espaço e fortalecer esse novo paradigma na cultura organizacional das empresas”, diz Carina.

Lala Deheinzelin é futurista, especialista em novas economias, e trabalha, desde 1995, com ferramentas para soluções de futuro no presente, já tendo desenvolvido projetos para empresas e instituições no Brasil e no exterior, utilizando uma metodologia própria, chamada de fluxonomia 4D. Ela foi indicada como uma das 100 mulheres no mundo que estão cocriando um futuro colaborativo e uma das quatro top futuristas da América Latina.

“A fronteira entre a comunicação interna e a externa nas empresas é cada vez mais tênue. Cientes disso, já havíamos incorporado à nossa atuação um conjunto de serviços para auxiliar as empresas a sensibilizar e orientar os colaboradores sobre esse papel de embaixadores da marca. De treinamentos, games até a elaboração de conteúdos como deck de mensagens e manuais de orientação para mídias sociais”, explica a fundadora da Textual, complementando: “agora, com essa nova frente, vamos aportar a comunicação, junto com a especialista em novas economias, para auxiliarmos as empresas na transformação da cultura organizacional”.

Carina lembra que, em 2017, a Textual revisou a sua missão/visão e estabeleceu como propósito:  promover conversas legítimas, em qualquer lugar e de diferentes jeitos.

“Esse novo propósito traduz a nossa crença, de fazer uma comunicação estratégica, ética e criativa, baseada em conteúdo e diálogo. E a conversa legítima é a base para qualquer processo de engajamento. Seja com o próprio time da empresa, com foco na disseminação ou transformação da cultura organizacional, seja com outros públicos com quem a empresa se relaciona”.

Com esse novo propósito e as novas entregas, Carina acredita que o papel da agência de comunicação se fortalece, com uma visão cada vez mais ampla e integrada do papel da comunicação, “tanto para a consolidação da reputação das marcas como para o engajamento dos colaboradores nesse processo”.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *