Syngenta aposta em linguagem ousada e divertida para alertar sobre os riscos inerentes às principais pragas que ameaçam o campo
“Uma noite escura, com pesadas nuvens no céu, paira sobre a plantação. A se aproximar da lavoura, você desconfia de algo estranho. Conforme chega mais perto, a visão vai se tornando mais sinistra… E uma tenebrosa criatura seela, saindo das sombras para o ataque repentino”. Este poderia ser o início de um roteiro de terror, mas, guardadas as devidas proporções dramáticas, é uma situação enfrentada por muitos agricultores, no campo, ao descobrirem a infestação por uma ou mais pragas – problema que pode custar, muitas vezes, toda uma safra e os investimentos que a pressupõem.
Pois foi para trazer à tona esse sentimento e mostrar que ninguém precisa passar por momentos tão tensos no manejo de seus cultivos, que a Syngenta – empresa associada da Aberje, em parceria com a produtora Mono, idealizou uma série de animações em 3D que já está sendo veiculada em diversos meios, como a página do Facebook da empresa, bem como seu canal no YouTube e Portal Syngenta.
Além de funcionarem como teasers das soluções que a Syngenta possui em seu portfólio para prevenir e combater todos estes detratores da produtividade, os vídeos servem como uma ponte entre os ambientes agrícola e urbano, já que se utilizam de referências da cultura pop para gerar identificação e conexão com questões que, se não resolvidas a tempo, prejudicam toda a cadeia de valor do agronegócio, o que tem inegável impacto na mesa dos brasileiros.
E essa conscientização não poderia acontecer de forma mais divertida. Cada vídeo busca inspiração em um filme ou série de terror bastante conhecidos para criar ambientes sombrios, ainda que caricatos, representando a ação de uma praga sobre um cultivo: o percevejo, na lavoura de soja; o besouro bicudo-do-algodoeiro, na de algodão; e a cigarrinha, na cana-de-açúcar. Os títulos de filme são “Hora do Percevejo”, “Algodão Estranho” e “Espuma Maldita”, respectivamente. “Além de informar e desmistificar, para o público urbano, o alto potencial destruidor que as pragas têm sobre as culturas, a campanha busca reforçar a necessidade de planejar o manejo das pragas junto aos agricultores, em um momento crucial para isso”, afirma Natália Vasconcelos, Coordenadora de Comunicação Externa da Syngenta.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados