Suzano lança desafio para fornecedores em busca de alternativas ao consumo do plástico
Iniciativa faz parte do Programa de Inovabilidade da companhia
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, lança o primeiro desafio do seu Programa de Inovabilidade na Cadeia de Valor, iniciativa da companhia que visa estimular ideias e soluções inovadoras para a construção de um futuro mais sustentável. O desafio é voltado à cadeia de fornecedores da companhia e a potenciais novos parceiros interessados em desenvolver soluções para reduzir o consumo de filme plástico nas atividades de transporte da empresa.
O objetivo da companhia é tornar mais sustentável o material utilizado atualmente para envolver e garantir proteção a bobinas de papel e paletes de seus produtos acabados, facilitando assim o transporte de grandes volumes.
O desafio está alinhado à visão estratégica da Suzano de estimular a redução do uso de plástico de uso único no mundo. Um dos “Compromissos Para Renovar a Vida” estabelecidos pela companhia é oferecer 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, desenvolvidos a partir da biomassa, para substituir plásticos e outros derivados do petróleo.
Serão três etapas principais durante o processo: inscrição, seleção e validação. Na primeira, as empresas devem cadastrar suas ideias em uma plataforma desenvolvida para esse programa. Na sequência, as empresas com as soluções mais aderentes terão a oportunidade de apresentá-las à equipe técnica responsável pelo projeto e ao time de suprimentos da Suzano, e logo após, será realizada uma seleção das melhores ideias. A última etapa consiste no estabelecimento de parceria com a empresa selecionada para validação da solução proposta.
“Esse projeto reforça a nossa conexão com parceiros que, assim como nós, acreditam no que chamamos de inovabilidade, ou seja, a inovação a serviço da sustentabilidade. Esse conceito faz parte da estratégia da Suzano e está presente em todas as tomadas de decisão da companhia. Com o novo desafio, buscamos nos aproximar ainda mais de fornecedores e startups para que possamos contribuir para um futuro cada vez mais sustentável”, afirma Fernando Bertolucci, Diretor Executivo de Tecnologia e Inovação da Suzano.
Reforçando a importância do desafio, o Programa de Inovabilidade na Cadeia de Valor da Suzano foi finalista na categoria Inovação em Processo, no Prêmio Nacional de Inovação 2022 da CNI – maior premiação de inovação do País –, promovido pela Confederação Nacional da Indústria para incentivar e reconhecer os esforços de instituições que atuam no Brasil.
As inscrições para o desafio podem ser realizadas até o dia 28 de outubro por meio da plataforma Aevo.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados