Sustentabilidade, inovação e diversidade: como a nova sede da Unilever Brasil se adapta às novas formas de trabalho
Nossa associada, Unilever Brasil, apresenta a sua nova sede localizada no bairro Brooklin Paulista, zona sul de São Paulo. Com nove andares – distribuídos em 13 mil m² – e capacidade para acomodar até 1.500 pessoas, o projeto reforça o compromisso da companhia em atender às necessidades dos consumidores brasileiros, além de atender aos três pilares que norteiam a empresa – sustentabilidade, inovação e diversidade.
Para materializar e potencializar as práticas de Recursos Humanos da Unilever – como a autonomia profissional, atitude empreendedora, inclusão de diferentes perfis, flexibilidade (conceito agile) e bem-estar dos funcionários – o projeto privilegia o layout aberto, a mobilidade e espaços que se transformam.
“A decisão de mudar para um novo prédio tem como objetivo promover um ambiente agile, sustentável, inovador, tecnológico, plural e acolhedor, que atendesse às demandas de nossos funcionários tanto do ponto de vista da produtividade quanto de qualidade de vida. Não à toa, o projeto foi desenvolvido com a participação dos funcionários. Desta forma, conseguimos atender às necessidades específicas de cada área e maximizar o sentimento de pertencimento”, afirma Luciana Paganato, vice-presidente de Recursos Humanos da Unilever Brasil.
Um escritório em constante movimento: agilidade, integração, flexibilidade e criatividade
Os espaços para trabalho colaborativo podem ser estruturados de diferentes formas: ora com mesas, ora com sofás ou mesas de diversas composições. Com paredes retráteis, alguns ambientes podem ser divididos em duas salas de reunião, em uma área multiuso ou em uma única sala ampla. Esta mesma característica se estende ao mobiliário, dando mais flexibilidade ao ambiente, permitindo adaptar espaços para diferentes objetivos e necessidades, além de promover a maior integração entre os times e fomentar o pensamento criativo e inovador.
Estas áreas contam com lousas brancas e telas interativas para dar mais agilidade; já para pequenas comunicações, o funcionário pode fazer uso do espaço de arquibancadas. A área de coworking tem como principal função ser um espaço de squads: desenhados para receber equipes multidisciplinares provenientes não apenas da unidade São Paulo, mas de qualquer outra região do País ou do mundo. Ao mesmo tempo, o projeto oferece salas mais reservadas, como cabines telefônicas para ligações e tarefas mais focadas, que requerem privacidade.
Os andares são divididos por segmentos de negócio (Alimentos, Cuidados Domésticos, Cuidados Pessoais e Sorvetes), porém, os funcionários podem ocupar qualquer estação de trabalho. Para viabilizar essa logística, todos os andares contam com armários para que os pertences pessoais possam ser alocados, deixando as mesas livres.
Cuidado com os funcionários: bem-estar e acolhimento em cada detalhe
A Unilever é pioneira em políticas de gestão de saúde de seus funcionários por meio de iniciativas que proporcionam bem-estar e qualidade de vida. Não à toa, este pilar mereceu atenção especial na nova sede, que conta com espaço mindfulness, local onde as pessoas podem ter um momento de introspecção e descompressão.
Completa o projeto um amplo espaço para alimentação – com café da manhã e frutas todas as tardes para os funcionários – ambulatório e berçário com playground a céu aberto e espaço para amamentação. A capacidade de atendimento do espaço, administrado pela Toddler, é de 40 crianças de até dois anos.
Sustentabilidade: um pilar obrigatório em cada m² da nova sede
Dentro do compromisso permanente da Unilever com o meio ambiente, a questão da sustentabilidade foi ponto primordial para a escolha da nova sede: o edifício WTorre Morumbi tem certificação LEED Silver. Para obtê-la, são levados em conta quesitos como localização próxima a serviços básicos e transporte público, utilização de vidros de alto desempenho nas fachadas, sistema de iluminação de baixo consumo, entre outros.
Neste contexto, o projeto da nova sede da empresa já foi desenvolvido considerando os critérios da certificação LEED Gold. Dentre as iniciativas implementadas estão a gestão responsável da água por meio de dispositivos reguladores nas válvulas e torneiras – gerando redução de 35% no consumo. Já para otimizar a eficiência energética na nova sede, há diversas iniciativas como sistema de desligamento automático de ar-condicionado; instalação de equipamentos de alto rendimento que consomem menos energia; redução de até 30% no consumo em função da iluminação de tecnologia LED, controlada por sensores de presença e de luminosidade, que reduzem a potência, aproveitando a iluminação natural; instalação de sensores de CO² com objetivo de proporcionar melhor qualidade do ar nas áreas com grande volume de pessoas.
Em relação à gestão de resíduos, as lixeiras individuais foram eliminadas e foi implementado um sistema de coleta seletiva, com lixeiras para recicláveis em todos os andares, garantindo que o descarte está sendo feito de maneira correta de acordo com a política de Aterro Zero. Além disso, todos os funcionários ganharam um squeeze para o consumo de água, uma maneira de evitar o uso de copos descartáveis.
“Todas essas medidas mostram o compromisso da Unilever Brasil com a sustentabilidade. E o nosso próximo passo é obter o nível Gold da certificação LEED”, declarou Antonio Calcagnotto, head de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Unilever Brasil.
Inovação: o conceito está presente em todo o espaço
A nova sede da multinacional também traz o conceito de inovação em toda a sua estrutura. Isso se traduz na forma de um ambiente 100% cable free e com espaços pensados para promover novas formas de trabalho e o pensamento criativo, estimulando o mindset de experimentação. Um exemplo disso está na Garagem de Inovação, feita para acelerar a agenda de transformação e que disponibilizará tecnologias como impressoras 3D e óculos virtuais para que todos os funcionários possam utilizar.
Além disso, todos poderão usufruir de outros hardwares que auxiliam na produtividade, como telas interativas, plataforma de agendamento de salas de reunião por meio de uma mini tela instalada na entrada de cada ambiente, entre outros.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados