Stellantis integra hub Smart Mobility em parceria com Cubo Itaú
30 de maio de 2022
  • English

Stellantis buscará no hub colaborativo soluções inovadoras e startups ligadas à mobilidade

Iniciativa faz parte da estratégia da empresa de tornar-se uma Tech Car Company

O futuro da mobilidade se define a partir de ideias inovadoras. A partir da estratégia de posicionar-se na vanguarda de novas soluções e se consolidar como uma Tech Car Company, a Stellantis anuncia o apoio ao hub Smart Mobility, desenvolvido pelo parceiro Cubo Itaú. O hub de inovação, cujo espaço físico foi inaugurado nesta quinta-feira (26) na Vila Olímpia, em São Paulo, promove o crescimento de startups e fomento de soluções em mobilidade urbana. Com sua participação, a Stellantis vai impulsionar iniciativas já em implantação pela empresa, como o E-mobility, Cart e Flua!, além de estimular o desenvolvimento de outros projetos.

“A Stellantis é uma empresa voltada para a inovação e o futuro da mobilidade. Parcerias como esta somam talentos e competências, sendo capazes de acelerar e ampliar nossos resultados na busca de soluções inovadoras”, destaca Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul.

O objetivo da empresa automotiva no hub Smart Mobility é participar do desenvolvimento do ecossistema voltado para mobilidade, trabalhar para ser um player cada vez mais importante no mercado e construir soluções em inovação em conjunto com startups e outras empresas.

“Estamos sempre buscando a ampliação das nossas conexões com as startups para a América do Sul. Queremos estar presentes na curadoria, ajudar a proporcionar a evolução dessas startups e trazer novas tecnologias e soluções para os nossos produtos e serviços”, reforça Breno Kamei, diretor de Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis para a América do Sul.

“Estar no hub significa estar próximo do ecossistema de smart mobility, com startups ligadas à mobilidade. Construindo esse hub, vamos fomentar o ecossistema e nos conectar com as soluções das startups mais focadas com as nossas estratégias”, destaca Marina Lima, responsável pela Stellantis Startup Studio na América do Sul e pela parceria com o Hub Smart Mobility.

O lançamento do espaço físico contou com a participação dos executivos das empresas mantenedoras e apoiadoras. A Stellantis, primeira empresa a apoiar o hub, representou os patrocinadores no evento. Startups que compõem o ecossistema de mobilidade também participaram da inauguração e três apresentaram suas soluções.

A participação no hub é resultado da parceria entre a Stellantis e o Cubo Itaú, consolidada através do Stellantis Startup Studio, área que atua como célula de inovação aberta dentro da companhia e ecossistema de startup, além de incentivar programas de empreendedorismo entre seus colaboradores.

O Hub Smart Mobility

O Cubo Smart Mobility, lançado pelo Cubo Itaú em parceira com Bike Itaú, ConectCar, iCarros e vec Itaú, tem o objetivo de desenvolver um ambiente de inovação propício à criação de novas soluções relacionadas à mobilidade das cidades brasileiras e da América Latina. A intenção é que novas startups com foco em mobilidade e cidades inteligentes sejam criadas e a área com novos fornecedores e possibilidades de parcerias entre as empresas participantes do hub sejam ampliadas. Além da Stellantis, a Tim também é uma apoiadora do hub Smart Mobility.

Parceria com o Cubo Itaú desde 2018

A parceria com o Cubo Itaú, responsável pelo fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, começou em 2018. Desde então, a companhia se conectou a mais de 100 startups, lançou mais de 50 desafios, com vários projetos implementados de startups dentro da Stellantis, além de ter obtido resultados que contaram com projetos desenvolvidos no Cubo.

Inovação está no DNA da Stellantis

Desenvolvendo soluções inovadoras de forma pioneira no objetivo de se posicionar como uma Tech Car Company, a Stellantis segue inovando em produtos, serviços e no próprio âmbito industrial. É um movimento de forte agregação de tecnologia ao produto, aos processos produtivos e à forma de relacionamento com o cliente, que se torna realmente o centro de tudo, de todas as soluções tecnológicas. O carro passa a ser um marketplace, uma continuidade da vida conectada do usuário, que a partir do interior dos veículos pode acessar compras, entretenimento, o trabalho, sua casa.

Em 2021, a empresa lançou o Jeep Adventure Intelligence e Fiat Connect Me, plataformas de conectividade e conteúdo, além de ter apresentado o aplicativo Cart, plataforma de e-commerce da Stellantis, que pode ser acessada por meio da central multimídia do carro. No aspecto industrial, a companhia divulgou recentemente o projeto 5G no Polo Automotivo Stellantis em Goiana (PE), em parceria com a TIM e a Accenture.

Isto significa a transformação de uma empresa tradicional e centenária em uma empresa digital e disruptiva. Cada vez mais, o foco evolui para soluções de mobilidade sustentável e na experiência do usuário.

“Estamos trabalhando para que os veículos da Stellantis sejam um elemento mais amistoso nas cidades. Pensar o carro como uma plataforma móvel (como já acontece com os smartphones), aproveitando tecnologias novas ou já disponíveis para pensar novas soluções para as pessoas e para as cidades, nos ajuda a orquestrar as transformações que estão acontecendo. Nós queremos agregar maior valor aos nossos produtos, queremos ir além do carro. Queremos contribuir com a qualidade de vida nas cidades”, destaca Breno Kamei, diretor de Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis para a América do Sul.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.